sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

É NATAL...


A principal mensagem de Natal é a de um Deus Humano que passou por aqui e nos ensinou com os seus exemplos de vida o significado das palavras amor, perdão, fraternidade, humildade, partilha e compaixão.
E este é um legado que renova os nossos corações todos os anos nesta data especial.
Que neste Natal, o Jesus Menino renasça em cada um de nós, nos contagiando com seu espírito de justiça e de coragem para lutar por um mundo mais justo e mais irmão! E que por onde quer que passemos, possamos plantar sementes de paz, harmonia e compreensão!
Que saibamos reconhecer o valor desta data tão especial e que possamos compartilhar o sentimento de Amor que emana do Natal com nossas famílias e comunidades.
É o que deseja a Equipe CEFAS a todos os(as) agricultores(as) familiares, a todos(as) os(as) associados(as), a todos(as) os(as) parceiros e companheiros(as) de caminhada.

Feliz Natal e um 2012 cheio de conquistas!!!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

CEFAS realiza acompanhamento técnico às famílias da Comunidade Boca da Vereda


O CEFAS realizou nos dias 13 e 14 de dezembro de 2011 uma visita de acompanhamento técnico na Comunidade Boca da Vereda, abrangendo todos os criadores de caprinos e ovinos da comunidade.
Durante o dia 13 foi realizado visitas às famílias no intuito de saber como as mesmas estão criando os seus animais e se estão pondo em prática as atividades ensinadas e deixadas pela equipe do CEFAS; e ao mesmo tempo convidando-as para um Curso Bíblico a ser realizado no dia posterior. Logo após foi realizado uma visita na propriedade de seu Zé de Toim e ensinado como preparar a sua área para uma horta caseira e aproveitando o momento o mesmo recebeu mudas de Nim para serem plantadas na área da sua horta. Na noite a equipe do CEFAS foi juntamente com alguns moradores e a Missionária Suli rezar um terço pelo dia de Santa Luzia na comunidade Belo Monte.


No dia 14 foi realizado 48 castrações em carneiros e bodes e 03 cirurgias da Linfadenite Caseosa (mal do caroço).
A comunidade já está avançando com os trabalhos do CEFAS, nos aspectos de manejo sanitário e alimentar dos caprinos e ovinos, tanto é que foram realizadas apenas 03 cirurgias, mas ainda continuam deixando os dejetos dos animais no chiqueiro por tempo acima do indicado pela equipe, provocando assim um efeito reduzido na vermifugação e quanto a esta prática os mesmos estão realizando tanto que o índice de vermes tem diminuído no rebanho.
Inácio Madeira







terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comunidade Queiroz - Oeiras - PI, recebe acompanhamento técnico do CEFAS


COMUNIDADE: QUEIROZ                           
MUNICÍPIO: OEIRAS – PI
PARÓQUIA: NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE E ASSOCIAÇÃO
DATA: 01 E 02/12/2011
LOCAL: QUEIROZ
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES, JANILSON PEREIRA E JOSELITO SANTOS


Iniciamos a visita na tarde do dia 01, de Dezembro de 2011. Às 13:30 horas, com visita a  área da horta onde está sendo implantada a mesma.

 O objetivo principal da visita foi montar todo o sistema de irrigação, colocar uma outra caixa d’água que irá fazer a distribuição da irrigação em toda a área; além de vermífugar todo o rebanho caprino e ovino da comunidade afim de controlar a verminose presente, conforme diagnóstico feito em uma visita anterior à comunidade.

 Na parte da tarde foi marcado e abertas as valas onde será feito a canalização da rede de abastecimento d’água para o local da horta; além da implantação da segunda caixa d’água, de onde será feito a distribuição para a parte das demais olericulas a serem implantadas conforme planejamento anterior.

No segundo dia, sexta-feira, 02 de dezembro, foi feito parte da vermifugação, não concluindo por conta de uma forte chuva que caiu em toda a região, o que dificultou até mesmo o nosso retorno para Oeiras, mas mesmo assim foi feito vermifugação e castração em chiqueiro de três famílias da comunidade, onde ficou acertado com as famílias a continuação da prática afim controlar toda a infestação de verminose ali constada.

A visita beneficiou cerca de (dez) 10 famílias, de forma direta, além das demais que seria visitada no segundo dia.

Após a visita, ficou definido que no próximo sábado a associação irá reunir todo o grupo para divisão de canteiros entre as famílias; e o CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis) fará todo um acompanhamento técnico com a finalidade de orientar as mesmas na produção e comercialização, já que temos como meta uma produção escalonada, a fim de manter as exigências do mercado local da região de Contentamento e Oeiras.

Já é percebível uma grande confiabilidade nos trabalhos do CEFAS, como principal parceiro daquela comunidade, como também uma grande alegria das famílias que um dia sonhavam em produzir suas hortaliças, na própria comunidade.

___________________________________
Gilmar Rodrigues Fontes
Téc. CEFAS
___________________________________
Janilson Pereira da Silva
Téc. CEFAS
__________________________________
Joselito da Silva Santos
Téc. CEFAS









Comunidade Caraíbas recebe acompanhamento técnico do CEFAS


COMUNIDADE: CARAÍBAS             
MUNICÍPIO: OEIRAS PIAUÍ
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE E GRUPO DE JOVEM
DATA: 29 E 30 /11/2011
LOCAL: CARAÍBAS
PARÓQUIA: NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES E JOSELITO SANTOS
 

Iniciamos a visita na manhã do dia 29, de novembro de 2011. Às 09:00 horas, com visita a área que será implantada a horta, onde discutimos com os jovens as culturas a serem cultivadas, bem como a área total do terreno, sendo cerca 900m² para a implantação de 20 canteiros,para o cultivo de hortaliças, coentro,cebolinha,beterraba, cenoura, alface e couve. Na área ao lado será plantada 75 covas de banana e 20 covas de acerola, usando um espaçamento de 2,5x3,0m, consorciada com batata biofortificada, pimentão, tomate,pepino e melancia.

Na parte da tarde, com ajuda de nossos estagiários; Railson Alves (EFADE-IV Oeiras),Janis Cleiton e Renê Ferreira (EFADE-III Cajazeiras) foi feito a colocação de piquetes fazendo toda as marcações das covas e canteiros.

A noite houve momento de oração e apresentações culturais para comemorar os trabalhos do CEFAS na comunidade, dentre as apresentações teve aboios, feito Erisval e Cicero Santos, história de marginal, cantado pela Jacira Meneses; benditos de Bom Jesus, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição, cantado pelas as senhoras Elisa e Benedita, mensagens, grupo de jovem; José Augusto, Diêgo Murilo, Janaína, Maria do Carmo, Carmem Maria e Márcia Carvalho; versos em ritmo de humor pelo jovem de 15 anos o Lucas Moura o qual fez todos participantes sorrir pela forma a qual apresentou, além resgates de danças tradicionais, pelos moradores da comunidade.

Após as apresentações teve jantar para toda a comunidade, com comidas tradicionais de anos anteriores, bem como: baião de dois, pirão, sarapatel e chá de burro ´´esse é um momento em que recordamos nossa vida de criança aqui na roça`` falou dona Elisa de Carvalho, dirigente da comunidade.

   Segundo dia 30, de novembro de 2011 às 07:00h marcamos o local da caixa d’água em seguida deslocamos para a comunidade Capivara para instalar um kit de irrigação para a família de seu Silvestre, onde o mesmo vai desenvolver uma pequena horta e uma fruticultura, com banana e melancia.

As áreas de irrigações que estão sendo implantada é uma parceria da SEMA (Secretaria Municipal de Agricultura de Oeiras), e o CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis).

Ao visitarmos as famílias percebe um grande interesse que as mesmas têm em desenvolverem atividades que melhore a vida dos mesmos, nas comunidades, dando assim uma melhor condição de vida.

___________________________________
Gilmar Rodrigues Fontes
Téc. CEFAS

___________________________________
joselito da Silva Santos
Téc. CEFAS


Oeiras-PI, 30 de Novembro de 2011.





quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

COMUNIDADE CARAÍBAS - OEIRAS PI - REALIZA NOITE CULTURAL


Na noite desta terça-feira, dia 29 de novembro de 2011 a comunidade Caraíbas realizou, no centro comunitário da comunidade uma grande noite cultural, organizado pelo grupo de jovem local, para recepcionar os trabalhos do CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis) ´´Nós, ficamos muito feliz, por nossa comunidade ter sido contemplada a assistência técnica do CEFAS, só temos agradecer a DEUS e todos que fazem o CEFAS`` falou Dona Elisa de Carvalho de dirigente da comunidade.
A noite cultural teve varias apresentações culturais com a finalidade do resgate das culturas locais, bem como: Abôios, Humor, Piadas, História de Trancoso, Benditos, Poemas, Mensagens e Forro Pé Serra. O CEFAS despertou a comunidade a realizar, momentos como este.  "É muito bom realizar-mos momentos como este" Disse a jovem Janaina do grupo de jovem.

Após as apresentações houve um jantar para todos os participantes, com comidas típicas do passado daquela comunidade, Baião de Dois, pirão, Sarapatel...

Gilmar Fontes









quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CEFAS participa do Lançamento da Campanha em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do Piauí


Aconteceu no dia 21 de novembro de 2011, na BR 343 na localidade Estaca Zero, o Lançamento da Campanha em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do Piauí.
Fizeram parte do lançamento vários manifestantes e representantes de entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, estimando-se um total aproximado de 500 pessoas.
A Campanha visa diante das denúncias, que os poderes públicos e os devidos órgãos competentes, garantam direitos das famílias atingidas por meio de ações de:
1. Levantamento imediato, minucioso e real, de todas as comunidades e famílias atingidas pelos projetos de barragens, mineração, transnordestina, transcerrados e as monoculturas de soja, cana-de-açúcar e plantio de eucalipto;

2. Justa indenização dos reais valores correspondentes aos bens das famílias atingidas;

3. Áreas de terras apropriadas e em condições adequadas para assentamentos de moradias e para a produção da agricultura familiar;

4. Implantação de uma Política Ambiental, que preserve o meio ambiente, a cultura dos povos tradicionais e a biodiversidade. 

O Estado do Piauí vivencia um grande processo de transformação, pois, sob o discurso do desenvolvimento, Governo Estadual e Federal planejam várias obras – algumas delas já em curso – que trarão uma gama de prejuízos, que estão sendo propositalmente silenciados. A começar pela transparência desse processo: a esmagadora maioria do povo não tem conhecimento do que está acontecendo no Piauí e sobre os projetos de infraestrutura, como as 05 barragens previstas para o Rio Parnaíba, rodovias, ferrovias; isenções fiscais; vendas de terras públicas por preços baixos; tudo isto com o objetivo de favorecer e beneficiar empreendimentos privados, principalmente o agronegócio, e não a população através de incalculáveis danos ambientais e violações aos direitos humanos, como remoções forçadas de populações tradicionais, indenizações irrisórias ou inexistentes, dentre outras.
Assim, conclamamos a população piauiense, brasileira e internacional como também o apoio da mídia piauiense para engrossar na luta em defesa das terras, das águas e da vida dos povos piauienses, entendendo que só é possível o desenvolvimento do Piauí a partir do respeito às suas populações.
José Inácio Madeira
Ascom da Campanha