No dia 15 de junho de 2011, às 9:00h da manhã, foi realizada na sede do Centro Educacional São Francisco de Assis, localizada à PI 06, s/n, Propriedade Sossego, Oeiras - Piauí, a Assembleia Geral Ordinária da Associação CEFAS. Estiveram presentes o Presidente da Associação e Bispo da Diocese de Oeiras, D. Juarez Sousa da Silva, o Bispo da Diocese de Floriano, D. Valdemir Ferreira, o Secretário da Associação, Pe. Aristides Ferreira de Miranda, o Tesoureiro, João Raimundo dos Santos, além de outros 08 (oito) associados. Também marcaram presença alguns representantes das comunidades acompanhadas pelo Projeto de Formação e Assessoria do CEFAS às Comunidades Rurais do Piauí e todos os membros da equipe técnica, totalizando um número de 36 (trinta e seis) participantes, dentre eles ainda a contadora Janete Pereira, o Pe. Mariano, da Paróquia Sagrada Família/Oeiras e o recém-ordenado Diácono Hamilton, da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória/Oeiras.
Estavam representadas na ocasião as seguintes comunidades: Capivara/Oeiras, Boca da Vereda/Oeiras, Detrás da Serra/Oeiras, Queiroz/Oeiras, Pé da Pedra/Oeiras, Gonçalaves/Oeiras, Briona/Oeiras, Canto Fazenda Frade/Oeiras, Malhada do Juazeiro/Santo Inácio do Piauí, Paraguai/Colônia do Piauí, Vereda dos Cágados/Floriano, Morrinhos/Floriano, Malhadinha/Floriano e Carquejo/Itaueira.
A Assembléia teve início com uma oração preparada pela Equipe técnica do CEFAS, após a qual foram dadas as boas-vindas aos presentes e apresentada a pauta, constituída pelos seguintes pontos:
1. Andamento das Atividades do CEFAS;
2. Prestação de Contas do Projeto Trienal de Formação e Assessoria às Comunidades Rurais do Piauí.
Foi feita uma rápida apresentação dos participantes e em seguida foi lida a Ata da Reunião da Diretoria da Associação, realizada em 10 de março de 2011. Após a aprovação do texto da Ata, deu-se início à apresentação referente ao Andamento das Atividades do CEFAS, com a exibição de alguns slides mostrando imagens das ações realizadas no período de dezembro de 2010 a junho de 2011.
Foram mostradas imagens de cursos, reuniões, encontros, visitas técnicas, diagnósticos, realizados junto a diversas comunidades, além de outras atividades empreendidas pelo Centro Educacional São Francisco de Assis em caráter interno, como momentos de espiritualidade (Mística) e a Barraca do CEFAS.
O Técnico em Agropecuária do CEFAS, Gilmar Fontes, destacou a participação da entidade em discussões como a ameaça à Reserva Chapada Grande e em organizações como o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, especificamente no Grupo Temático voltado para a questão da Desertificação.
Ao final da apresentação, D. Juarez pediu a palavra e, depois de justificar a ausência do Pe. João de Deus, o Coordenador Executivo do CEFAS, afirmou que o CEFAS precisa realizar atividades a nível micro e macro, como vem acontecendo, a fim de abrir espaço para ações mais ampliadas, já que a entidade presta serviço a partir de três pontos básicos: a formação, a informação e a organização. É preciso formar as pessoas, informando-as, dando a elas os subsídios necessários para que se organizem e busquem melhores condições de vida.
Em sua fala, D. Juarez também abordou um pouco da realidade atual, em relação aos aspectos sócio-econômico e ambiental, dando destaque para os problemas da desigualdade econômica e da degradação ambiental.
Finalizando, enfatizou que o pequeno agricultor precisa ser bem assistido, através de um trabalho que tenha uma amplitude que permita abarcar as questões mais generalizadas, mas que ao mesmo tempo não se descuide do atendimento aos pequenos.
Deu-se início então à Prestação de Contas do Projeto de Formação e Assessoria do CEFAS às Comunidades Rurais do Piauí. A contadora Janete apresentou duas planilhas, a primeira delas – Resumo de Repasses – mostrando os valores recebidos em euro até o momento e o saldo do projeto, correspondente ao somatório dos repasses que devem ser realizados até o final das atividades.
A segunda planilha – Orçamento do Projeto – mostrava os valores gastos por rubrica no projeto até o final do mês de maio de 2011, respectivamente, em real e em euro, bem como as porcentagens referentes a esses valores e ao saldo de cada uma. Ao final, apresentava ainda o somatório das entradas, dos rendimentos de aplicação e o saldo bancário no final do mês de maio.
Em sua apresentação, a contadora chamou a atenção para a questão da oscilação do euro, lembrando que dependendo da queda ou da alta da moeda, isso pode ocasionar perdas ou ganhos de recurso no momento da realização dos repasses.
Sobre a proximidade do encerramento do Projeto (previsto para 31 de janeiro de 2012), Janete apresentou a possibilidade de haver uma prorrogação da data, uma vez que no início da execução do mesmo, este sofreu um atraso de 06 (seis) meses em decorrência da demora no repasse da primeira parcela do recurso.
Além das apresentações dos pontos previstos na pauta da Assembleia, foram discutidos ainda alguns aspectos relativos ao desenvolvimento do Projeto de Formação e Assessoria do CEFAS.
D. Valdemir Ferreira cobrou que a assistência às comunidades da Diocese de Floriano seja feita de maneira proporcional à que é realizada na Diocese de Oeiras e reforçou a proposta apresentada em Reunião da Diretoria da Associação (em 10 de março de 2011), de desmembrar as atividades do Centro Educacional São Francisco de Assis em relação às duas Dioceses – Oeiras e Floriano.
Sócios e representantes de comunidades fizeram considerações sobre a relevância do trabalho da entidade, sobre a acomodação de alguns grupos comunitários e sobre a metodologia do trabalho do CEFAS, que é diferenciado da de outras organizações.
Antes da finalização da Assembleia, foi lida a Programação das Atividades do Projeto para os meses de junho e julho de 2011 e, como presidente da Associação, o Bispo da Diocese de Oeiras, D. Juarez Sousa, fez alguns encaminhamentos, dentre eles:
- A necessidade de agendar uma Reunião com a Diretoria da Associação, a fim de discutir de uma maneira mais direcionada a proposta de desmembramento do trabalho do CEFAS;
- A possibilidade de realizar, num segundo momento, uma avaliação no sentido de ver a questão da proporcionalidade dos trabalhos realizados na Diocese de Oeiras e Floriano;
- A urgência de se adotar estratégias cada vez mais eficientes no que diz respeito à articulação das comunidades.
Após essas colocações, a Assembleia foi encerrada pelo próprio D. Juarez, com uma breve oração e bênção final.
Cristina Machado