terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CEFAS REALIZA OFICINA DE AGROECOLOGIA EM MORRINHOS - FLORIANO - PI


COMUNIDADE: MORRINHOS
MUNICÍPIO: FLORIANO - PI
GRUPO ACOMPANHADO: ASSOCIAÇÃO E COMUNIDADES VIZINHAS
DATA: 27 DE JANEIRO DE 2012
LOCAL: COLÉGIO
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO, GILMAR FONTES, RAFAEL E JANILSON



Iniciamos a Oficina de Agroecologia com um momento de oração refletindo na parábola do bom semeador que foi dirigida pelo Gilmar Fontes e logo em seguida fizemos a abertura e o acordo de convivência.

A Oficina foram abordados diversos temas como: Conceito de agroecologia, conservação de solos, roças agroecológicas, quintais produtivos, defensivos naturais, perspectivas de chuvas e confecção de um pluviômetro caseiro. Como é notório, a Oficina teve a parte teórica e a prática; Na teoria tivemos a participação do técnico em agropecuária o Gilmar Fontes que fez um conceito de agroecologia e quais são as práticas para que se faça a mesma. Também tivemos a participação do técnico em agropecuária e educador popular do CEFAS o Rafael que explicou como devemos conservar o nosso solo bem como plantar e que culturas plantar para não destruir o solo e também como recuperá-lo. Logo em seguida o engenheiro agrônomo José Inácio explicou como deve-se preparar uma roça agroecológica e ao mesmo tempo fazendo um paralelo com a roça tradicional, que práticas de cultivo adotar e ainda aproveitando ressaltou a importância de se fazer quintais produtivos no intuito de aproveitar melhor os quintais do fundo das casas para a produção de hortaliças, plantas medicinais, pomar e criação de pequenos animais. Na oportunidade o Janilson que é técnico em agropecuária o CEFAS explicou sobre defensivos naturais e ao mesmo tempo fazendo um comparativo com o agrotóxicos no que diz respeito aos malefícios causados pelo uso do agrotóxico.

Na parte da tarde foi realizado a prática de defensivos naturais onde fabricamos defensivos à base de nim, de álcool, de fumo e de sabão. Também foi realizado a amostragem de um pluviômetro caseiro de garrafa pet que foi entregue à comunidade para que possa fazer o levantamento das chuvas na comunidade.



Para finalizar a oficina fizemos uma avaliação e agradecimento pelo evento ocorrido e logo em seguida distribuímos algumas mudas como o nim, ata, acerola, mamão e tangerina.


            A metodologia utilizada foi o uso de data show e práticas de defensivos naturais e pluviômetro caseiro.

            Ainda também aproveitando a viagem ensinamos como fazer uma sementeira para o plantio de alface, pimentão e tomate bem como se fazer uma cova para o plantio das mudas que foi realizado na horta de seu Virgílio.

Graças a Deus tudo contribui para a Oficina de Agroecologia.

José Inácio Madeira







segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

CEFAS realizará Oficina de Agroecologia


O CEFAS realizará no dia 27 de janeiro de 2012 uma Oficina na Comunidade Morrinhos - Floriano - PI e terá como Tema a "Agroecologia".

Confira a Programação abaixo: 


08:00 – 08:10           Oração Inicial

08:10 – 08:20           Abertura e Acordo de Convivência

08:20 – 09:00           Agroecologia

09:00 – 09:40           Conservação de Solo

09:40 – 10:00           Lanche

10:00 – 10:30           Roças Agroecológicas e Quintais Produtivos

10:30 – 12:00           Defensivos Naturais

12:00 – 13:30           Almoço

13:30 – 15:00           Fabricação de Defensivos Naturais

15:00 – 15:30           Perspectiva de Chuva e fabricação de Pluviômetro Alternativo

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

CEFAS realiza acompanhamento técnico em Pé da Pedra



RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA

COMUNIDADE: PÉ DA PEDRA                  
MUNICÍPIO: OEIRAS PIAUÍ
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE
DATA: 27/12/2011
PARÓQUIA: NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES, JOSÉ OLIVEIRA E VALDEMI FERREIRA

Iniciamos a visita na manhã do dia 27, de dezembro de 2011. Às 08:30 horas, com uma reunião com parte das pessoas da comunidade, as quais fazem parte do grupo de trabalho da horta, onde expomos o objetivo da visita da equipe aquela comunidade. Em seguida fomos para o local da horta onde algumas mulheres já cultivam algumas hortaliças de maneira rústica sem usar nenhuma técnica.
  Colocamos para o grupo ali presente a importância de obedecer a assistência técnica oferecida aos mesmos pelo CEFAS, na mesma ocasião fizemos a medição do terreno doado pelo Sr Sebastião para paróquia de nossa senhora da vitória na época Pe:João de Deus para perfuração de um poço para a comunidade, onde o mesmo mede 25x50m, dando um total de 1250m², onde será implantada a referida horta.
Fizemos um acordo com a comunidade dos mesmos continuarem fazendo canteiros, mesmo sem irrigação, pois no momento não há possibilidade de colocar sistema de irrigação, devido à caixa d’água não está numa altura adequada, mas no momento em que isso for feito pela prefeitura nós faremos o possível para aumentar e melhorar a produção de vocês..
Percebemos durante a nossa visita que a comunidade precisa, é muito carente de políticas públicas, e que os mesmo ainda não possui um conhecimento suficiente para irem ao encontro das mesmas, além de tudo isso é preciso os mesmos ter fé, união e acreditarem cada vez mas em seus próprios sonhos.
___________________________________
Gilmar Rodrigues Fontes
Téc. CEFAS
___________________________________
José oliveira Gonçalves
Téc. CEFAS
___________________________________.
Valdemi Ferreira da Silva
Educador popular



 

Comunidade Boa Nova recebe acompanhamento técnico do CEFAS


COMUNIDADE: BOA NOVA
MUNICÍPIO: OEIRAS
PARÓQUIA: SAGRADA FAMÍLIA
GRUPO ACOMPANHADO: OVINOCAPRINOCULTORES
DATA: 27 E 28 DE DEZEMBRO DE 2011
LOCAL: RESIDÊNCIA DAS FAMÍLIAS
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO E RAFAEL

 Iniciamos a visita técnica na manhã do dia 27 com uma mobilização nas residências das famílias para a realização das práticas e ao mesmo tempo coletando dados para o preenchimento das fichas das famílias. Na coleta de dados foram diagnósticos quantos animais a família cria, quantas vezes realiza a vermifugação, se a família realiza a limpeza do chiqueiro semanalmente e se fazem a cirurgia da linfadenite caseosa (mal do caroço).
Durante a visita realizamos 17 castrações e três cirurgias do mal do caroço.
A única dificuldade que tivemos na realização da visita foi que tivemos que esperar para o final da tarde e na parte da manhã do dia seguinte para a realização das práticas, pois os animais não estavam presos.
Como conclusão a comunidade Boa Nova, apesar de apenas 05 famílias atendidas tem percebido um melhoria no manejo sanitário, no que diz respeito à limpeza dos chiqueiros que eles agora estão limpando-o com mais freqüência, com relação às vermifugações os mesmos estão realizando em média 04 por ano; as castrações são feitas na maioria de volta pois não tem burdizio e apenas com este quando o CEFAS vai à comunidade; o índice de mal do caroço é baixo apesar de em todas as famílias ter pouquíssimos animais com a bactéria.
José Inácio Madeira