quinta-feira, 30 de abril de 2015

CEFAS REALIZA ASSEMBLÉIA GERAL

         
            Na manhã do dia 29 de abril de 2015, na sede do ECC em Oeiras-PI, o CEFAS realizou a sua Assembléia Geral que contou com uma participação dos representantes de comunidades e de associações bem como também a presença do Bispo Diocesano e do Pe. João de Deus, além dos representantes da Diretoria e da Equipe CEFAS.
            A Assembléia teve como pauta:
       A apresentação do Projeto “Vida e Dignidade” que está em execução na Diocese de Oeiras, capacitando e formando agricultores(as) para uma vida mais justa e mais digna. O projeto terá duração de três anos e atenderá 45 comunidades rurais em 10 municípios.
         Outro ponto apresentando foi o Projeto da Seca Verde, que também já está em execução visando trabalhar com base no planejamento estratégico, ações concretas e voltadas para a convivência com o semiárido.
          Também foi apresentado o Projeto da CESE, que objetiva na realização de filmagens de experiências exitosas no semiárido, onde precisamente o CEFAS desenvolve o seu trabalho.
         José Inácio Madeira




















segunda-feira, 20 de abril de 2015

CEFAS CONSTRÓI PLANO DE AÇOES EM COMUNIDADES RURAIS



Aos 15 dias do mês de abril, o CEFAS através do seu Projeto Vida e Dignidade esteve presente em duas comunidades pertencentes ao município de Colônia do Piauí.
No período da manhã esteve na comunidade Angical onde pode construir em conjunto com a comunidade um plano de ações para ser desenvolvido em um período de três anos. Podemos destacar: capacitações na área de avicultura, fabricação de ração alternativa, cursos profissionalizantes para a juventude, ampliação da horta comunitária, agilizar a documentação da terra, dentre outros. Também, aproveitando a viagem, o CEFAS visitou a horta comunitária.

Na parte da tarde foi a vez da comunidade Retiro do Oitis, onde também foi possível construir um plano de ações para o desenvolvimento da comunidade, dentre algumas propostas podemos destacar as capacitações em horticultura e avicultura, reuniões com a juventude, dentre outros.
José Inácio Madeira



 





 



quinta-feira, 16 de abril de 2015

CEFAS participa de reunião ampliada do Forúm Piauiense de Convivência com o Semiárido



         
         O CEFAS participou neste dia 13/04/2015 de mais uma reunião ampliada do Forúm Piauiense de Convivência com o Semiárido que aconteceu na sede da Obra Kolping em Teresina-PI.
           Na reunião foi debatida, como temática do mês, a Educação Contextualizada, quais os seus avanços e limites e que como podemos inserir essa temática dentro das ações desenvolvidas pelo Fórum;
Dentro desta temática foi construído uma chuva de idéias que aqui podemos destacar o fortalecimento da RESAB, aproveitar as experiências vivenciadas por algumas instituições como é o caso do IRPA, CDC, EFPT, MANDACARÚ, dentre outras;
Apesar de se ter já conseguido alguns avanços, como por exemplo a elaboração de materiais didáticos, ainda é persiste alguns limites como podemos citar a construção de novas concepções, formação continuada dos professores, educação construída a partir de referenciais políticos-pedagógicos.
Outro ponto importante foi a avaliação do ato público em comemoração ao Dia Mundial da Água, onde da parte do Fórum foi muito bem organizada, mas por outro lado não houve sequer a participação do poder público.
A reunião teve uma importante participação do Assessor de equipe técnica da ASA o Daniel Lemos, além dos representantes das entidades que compõe o Fórum.

TEXTO: José Inácio Madeira
FOTOS: Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido


 

CEFAS MOBILIZA COMUNIDADES DO PROJETO “VIDA E DIGNIDADE” PARA CONSTRUIR PLANO DE AÇÕES BASEADAS NAS POTENCIALIDADES LOCAIS

O Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS por meio do Projeto “Vida e Dignidade” esta mobilizando comunidades, associações e liderança para discutir, construir e executar planos de ações com base nas potencialidades locais. 
No dia 13 de abril de 2015 os técnicos Joselito e Francivon estiveram nas comunidades Quilombolas Cantinho Corrente e Queiroz município de Oeiras-Pi, realizando diagnósticos participativos para identificar as potencialidades produtivas locais bem como a construção de um plano de ações a serem desenvolvidas ao longo do projeto.
Com o objetivo de melhorar os níveis de organização, aumentar a participação do sócios nas atividades associativas e/ou decisões e encaminhamentos referentes a viabilização de projetos, assim como o aumento da renda familiar por meio da melhoria da produção agroecológica e garantia da comercialização via projetos, o CEFAS juntamente com as referidas comunidades construiu um planejamento participativo estratégico com as seguintes atividades a serem desenvolvidas: Oficina de associativismo afim de fortalecer as organizações, oficina de administração, oficina politicas publicas, oficina de agroecologia, capacitações de horticultura, avicultura e fruticultura, bem como a implantação unidades produtivas, hortas medicinais e elaboração de propostas PAA/CONAB para garantir a comercialização da produção. 
Além dessas atividades que serão realizadas ao longo do projeto, o CEFAS estará também monitorando e avaliando as mesmas por meio de assessoria técnica periódicas, a fim de intensificar a ações e potencializar os resultados.

O projeto “Vida e Dignidade” que atuará em quarenta e cinco comunidades de dez municípios do estado do Piauí tem como principal objetivo de garantir aos agricultores(as) familiares a posse da titularidade das terras, acessando políticas públicas, consumindo alimentos de qualidade, comercializando e aumentando a renda, a partir de uma organização comunitária que promova o empoderamento e fortalecimento da Agricultura Familiar agroecológica e sustentável.