terça-feira, 19 de maio de 2015

FPCSA realiza encontro de avaliação de projetos do P1+2 e P1MC em Picos

Entre os dias 20 e 22 de maio de 2015 será realizado o Encontro Piauiense de Convivência com o Semiárido e Consolidação das Tecnologias Apropriadas na cidade de Picos-PI. O encontro visa aprimorar os Programas P1+2 e P1MC através da avaliação de seus componentes, da mobilização das famílias, da capacitação das equipes técnicas e intervenção política do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido (FPCSA) no Estado do Piauí.

No Evento também serão destacados os desafios e possibilidades para potencialização das tecnologias apropriadas e produção de alimentos no semiárido piauiense. São esperadas cerca de 150 pessoas representando as 16 organizações que compõe o FPCSA, Cáritas Regional do Piauí, Cerac, Mandacaru, Celta, Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato, Obra Kolping, Fetag, Cefas, Escola Paulo de Tarso, Cootapi e Associados, Cefesa, CPT, Ceaa, Comunidade Kolping de Pedro II, Cáritas Diocesana de Oeiras, Capoeira de Quilombo entre outros convidados.

O evento contará com a participação dos mais diversos segmentos que compõe os Programas Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro - ASA Brasil, dentre os quais citamos: equipe técnica, representação legal, agricultores (as), pedreiros (as) e comissões municipais.

O P1MC e o P1+2 são ações do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido da ASA, que há 15 anos vem mudando a cara da região semiárida no Brasil.

O P1MC desencadeia um movimento de articulação e de convivência sustentável com o ecossistema do Semiárido, através do fortalecimento da sociedade civil, da mobilização, envolvimento e capacitação das famílias, com uma proposta de educação processual.

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) tem como objetivo fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Os dois programas se complementam uma antecede o outro e caminham lado a lado na busca de um semiárido mais justo, igualitário e melhor para se viver.



 Joselito 

fonte: http://www.forumsemiaridopi.org.br/

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CEFAS REALIZA FILMAGENS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS NO SEMIÁRIDO



O CEFAS através do projeto “Semiárido: Aprendendo a Conviver”, apoiado pela CESE, esteve juntamente com a Comrádio e a FUNDED neste dia 07 de maio realizando algumas filmagens de experiências exitosas no semárido.
Uma das experiências está localizada na Comunidade Boca da Vereda-Oeiras, na propriedade do Sr. Luiz Costa, onde juntamente com a sua família vem produzindo hortaliças, melancia, batata doce, milho, abóbora, feijão e além disso cria seus pequenos animais como a galinha,  bode e ovelhas.



Outra experiência fica na Comunidade Belo Monte-Oeiras, na propriedade de seu Dourival e Dona Inês, onde os mesmos tem um filho que é técnico agrícola formado pelas Escolas-Família-Agrícola e que presta o apoio técnico necessário. Lá na sua propriedade a experiência exitosa é a do criatório de peixes e um laguinho circular que é aproveitado a luz solar na geração de energia através de placas solares para funcionar uma boba a fim de oxigenar a água e que por si, essa água é aproveitada na irrigação por gravidade.

José Inácio Madeira










13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí é lançada em Oeiras



A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste IV lançou na manhã desta terça-feira (05/05/2015), no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, na cidade de Oeiras, a 13ª edição da Romaria da Terra e da Água do Piauí, que este ano traz o tema “Direito dos Povos e Garantia de Vida e Paz”.
O evento que iniciou com um momento de mística contou com a presença de bispos, padres, representantes das pastorais sociais, associações, organismos, movimentos e poder público local. “Presenciamos aqui um evento de elevado valor para o estado do Piaui, onde ressaltamos mais esta experiência, que é a Romaria da Terra e da Água, em sua décima terceira edição. O regional está organizando a romaria com o intuito de envolver a todos, e a Diocese de Picos, vai se envolver também, até porque somos de uma região que sofre pelas consequências das atitudes negativas em relação ao apoio ao homem do campo”, disse o Bispo de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva.
Durante a solenidade, foi explicado o que é a romaria, os objetivos, o hino, bem como sua simbologia de celebração ecumênica para transformação social. “A Romaria da Terra e da Água tem dois objetivos principais, o primeiro é anunciar e celebra a fé e caminhada do povo de Deus rumo a uma terra prometida; e o segundo é denunciar a falta de terra para produção de alimentos para milhares de famílias. Situação de injustiça, que ainda é muito vivo no nosso semiárido”, ressalta o assessor da Cáritas Brasileira Regional do Piauí, Carlos Humberto.
A Romaria deste ano será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na Diocese de Oeiras. O município, situado ao sul do Piauí, foi escolhido por ser palco de grandes projetos que afetam o meio ambiente e as famílias piauienses. De acordo com Dom Juarez Sousa, Bispo de Oeiras, é uma satisfação acolher o evento em sua Diocese, já que a romaria é, acima de tudo, um gesto profético. “Fico feliz, porque a primeira romaria que houve aqui participei como seminarista, e hoje, após 25 anos, tenho a alegria de participar como Bispo. Além disso, a romaria também tem o caráter profético, porque a profecia é o anuncia da Boa Nova de Jesus. Ela denuncia tudo aquilo que contraria o desejo da Boa Nova, sobretudo, uma atitude de volta e conversão que defende os mesmos valores que Jesus defendeu. E é isso que estamos fazendo”, disse.
A Romaria da Terra e da Água é uma realização da CNBB com apoio das Pastorais Sociais.

Fonte: dp15.com




terça-feira, 5 de maio de 2015

Participe do Lançamento da 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí


A Diocese de Oeiras convida todo o povo de Deus para o lançamento da 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí,  que acontecerá na terça-feira, 05 de maio de 2015, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, as 10:00 hs, em Oeiras – Piauí.
A Romaria  tem como tema: “Direitos dos povos e garantia de vida e paz” e como lema: “Eu darei esta Terra à sua descendência” (GN 13,15). e, como  objetivo construir e provocar um debate sobre a realidade de injustiça e negação de direitos vivenciada pelo povo do Piauí.
Contamos com sua valiosa a presença.
Fonte: diocesedeoeiras.org