quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

FAMÍLIAS BUSCAM SUSTENTABILIDADE

Algumas famílias da comunidade Várzea da Cruz, município de Oeiras - PI, estão cultivando em seus pomares uma variedade de culturas frutíferas e olerícolas, como o mamoeiro, morango, uva, a melancia, batata, milho, macaxeira, bem como áreas de forragem com palma forrageira e capim para alimentação dos animais etc.

Além da produção em fundo de quintal, os agricultores apresentaram o desejo também dos associados  na criação de galinha caipira para aumentarem o plantel. No entanto,  o CEFAS vem também dando este apoio nesta atividade através da parceria com Dr. Marcos Jacob, pesquisador da Embrapa, o mesmo tem contribuido bastante no resgate da raça de galinha Canela Preta que é da região semiárida, mais que quase entrou em extinção. Com isso, 15 famílias se interessaram e irão se beneficiar com o projeto.

   

Postagem: José Oliveira


segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

NECESSITAMOS DE PARCERIAS PARA ALCANÇARMOS RESULTADOS


A comunidade  Paraguai - município de Colônia do Piauí, recebeu neste final de semana a visita ilustre do Dr. e pesquisador da Embrapa, Marcos Jacob  e do CEFAS. O objetivo foi de levar as experiências desenvolvidas pelas entidades presentes e contribuir com as famílias para a melhoria na produtividade e consequentemente da renda das mesmas.

 
No momento foram levantadas algumas necessidades, como a falta de alimento para os animais e a carência de algumas culturas como o feijão e a mandioca para o cultivo, bem como a criação de galinha caipira. Por tanto foram encaminhadas pela Embrapa a doação das sementes de feijão e Pintos.


Na oportunidade, foi realizada também uma visita na propriedade  do Rafael, ex-aluno da Escola Família Agrícola da comunidade Feitoria, aonde o mesmo está produzindo através dos conhecimentos adquiridos, e assim aos poucos está mudando a sua realidade com o cultivo de hortaliças, olerícolas e futuramente com a criação de peixes.



Texto: José OLiveira








quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O BRASIL SE DESPEDE DE DOM PAULO EVARISTO ARNS

Dom Evaristo Arns é submetido à cirurgia de emergência  Em 1972 criou a Comissão Justiça e Paz de São Paulo e, como presidente regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), liderou a publicação do “Testemunho de paz”, documento com fortes críticas ao regime militar que ganhou ampla repercussão à época.

Em 1980, acompanhou a primeira visita do papa João Paulo II ao Brasil. Em São Paulo, João Paulo II falou no estádio do Morumbi para 200 mil operários.  dom-paulo_2

Atuou contra a invasão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1977, que foi comandada pelo coronel Erasmo Dias, à época secretário de Segurança, e articulou a operação para entregar ao presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, uma lista com os nomes de desaparecidos políticos.

Também teve papel importante em favor das vítimas da ditadura na Argentina, em 1976. O ativista de direitos humanos argentino Adolfo Perez Esquivel, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1980, disse que foi "salvo duas vezes" por dom Paulo Evaristo Arns durante a ditadura no Brasil.


Presidiu celebrações históricas na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, em memória de vítimas da ditadura militar. Dentre eles, do estudante universitário Alexandre Vannucchi Leme, assassinado em 1973, e o ato ecumênico em honra do jornalista Vladimir Herzog, assassinado no DOI-CODI, em São Paulo, em 75. D/Arqu

Em 1983, foi um dos criadores da Pastoral da Criança, com o apoio de sua irmã, Zilda Arns, que morreu no terremoto de 2010 no Haiti, onde realizava trabalhos humanitários.

 Em 28 anos de arcebispado, criou 43 paróquias, construiu 1.200 centros comunitários, incentivou e apoiou o surgimento de mais de 2000 comunidades eclesiais de base (CEBs) na capital paulista.

Por seus feitos, recebeu inúmeros prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. Dentre eles, o Prêmio Nansen do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), o Prêmio Niwano da Paz (Japão) e o Prêmio Internacional Letelier-Moffitt de Direitos Humanos (EUA), além de 38 títulos de cidadania.
Sua biografia foi relatada em dez livros, sendo o mais recente lançado em outubro deste ano, no Tuca, teatro da PUC, na Zona Oeste de São Paulo, durante uma homenagem pelos 95 anos de Dom Paulo.


Seu funeral na Catedral da Sé, na capital paulista, é aberto ao público e conta com a celebração da Missa a cada duas horas. Muitos fiéis participam da celebração e deixam seu adeus a Dom Arns. O sepultamento será nesta sexta-feira, 16, na cripta da catedral.


                                  Dom Odilo Scherer incensa corpo de Dom Arns

  Fiéis participam da Missa no funeral de Dom Arns


Postagem: José Oliveira



quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

COMO UM POÇO TUBULAR VEM TRANSFORMANDO VIDAS!

Jovem egresso da Escola-Família-Agricola D. Edilberto Dinkelborg de Oeiras, aprendeu que aqui no nosso semiárido brasileiro é possível desenvolver práticas agrícolas sustentáveis.
Através de um poço tubular perfurado pela FUNDED sob coordenação do Pe. João de Deus, o jovem Rafael da Comunidade Feitoria – Oeiras – PI vem produzindo diversas variedades de cultivares agrícolas como o feijão, melancia, abóbora, cana, hortaliças, mandioca, capim de corte, banana e criatório de pequeno animais como o porco, galinha, ovinos, caprinos além da bovinocultura.


Mas tudo isso pra ele é só um começo, o mesmo já está investindo na escavação de um tanque para a criação de peixes, além da implantação de capim para pastejo em uma área consorciado com o plantio de caju já existente.
Texto e Fotos: José Inácio Madeira










              

É NA SIMPLICIDADE DA VIDA QUE AS COISAS ACONTECEM, CEFAS A SERVIÇO DA VIDA.



Em continuidade ao projeto de recuperação da raça nativa de galinha caipira canela preta, a equipe CEFAS realiza mais uma entrega, neste dia 12 de dezembro de 2016, na comunidade Caraíbas, 15 famílias se interessaram e foram contempladas com pintos, assumindo  o compromisso de perpetuar a raça, trazer de volta origem, cultura, assim prolongando vidas com  dignidade.

Para nós equipe, mais uma vez a enorme satisfação, por estarmos em mais uma comunidade ativa devolvendo tradições perdidas, saber que estamos contribuindo de alguma forma com a prosperidade bem como incentivando pessoas a contribuírem para com um bem comum.






sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

JOVEM DE ESCOLA-FAMÍLIA-AGRÍCOLA É BENEFICIADO COM POÇO TUBULAR

Na comunidade Malhada do Juazeiro, município de Santo Inácio do Piauí, mora o jovem Henrique, estudante da Escola-Família-Agrícola D. Edilberto Dinkelborg. É lá em sua propriedade que o mesmo desenvolve o seu projeto profissional do jovem PPJ.
O Henrique é um jovem lutador, pois no início do seu projeto não tinha um poço tubular e dependia apenas da água que abastecia as residência, água esta insuficiente para a sua produção; Além de críticas e de ameaças de corte no fornecimento da água, ele não desanimava, pois sempre quis desenvolver o seu projeto.
A partir do apoio da FUNDED, representada pelo Pe. João de Deus, conseguiu-se a perfuração do poço tubular em sua propriedade. Além da FUNDED, também vem o ajudando o CEFAS com o acompanhamento técnico e a EFADE de Santo Inácio do Piauí.
Texto: José Inácio Madeira

Fotos: CEFAS e Henrique









quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CEFAS CONTRIBUI NA TRANSFORMAÇÃO DE REALIDADES

Nos dias 29 e 30/11/2016, O Centro Educacional São Francisco de Assis - CEFAS, esteve na comunidade Tapera dos Tunicos juntamente com o técnico em eletrônica Joário Vieira para equipar o poço da comunidade, através do sistema de placas solares. A atividade veio atender os anseios daquelas famílias que ali residem, a mesma partiu de uma necessidade geral que se tornou um sonho ao longo dos anos, obrigando as pessoas pedirem o apoio à Fundação Dom Edillberto Dinkelborg por meio do Padre João de Deus que sensibilizado com a situação de falta d'água, perfurou o poço para a comunidade, além de doar também a bomba submersa e os painéis solares facilitando por tanto a água para todas as famílias.
 



















Postagem: José Oliveira