terça-feira, 31 de maio de 2016

CEFAS EXECUTA CURSO DE AVICULTURA EM RETIRO VELHO.

  





   Em 27 de maio de 2016 nós da equipe CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis) estivemos na comunidade Retiro velho em Colônia do Piauí realizando curso de avicultura, a fim de repassar alguns conhecimentos técnicos já que os criadores possuem um vasto conhecimento pratico.
  No curso foi destacada para as criadoras de galinhas a importância da construção  do aviário para o abrigo das aves utilizando os recursos existentes na própria propriedade, demonstrando que  de forma rústica e simples pode se ter uma área produtiva organizada e ao mesmo tempo funcional, tendo redução de custos .

  Foi abordado também algumas formas para o melhoramento da sanidade das aves como a limpeza do (os) aviário (os), bebedouros, comedouros e mantê-las  vacinadas para prevenir eventuais doenças. Repassamos o conhecimento de como fazer alguns remédios caseiros para cura de doenças através de receitas simples e praticas,na ocasião, houve a distribuição de exemplares de livros de avicultura de autoria do CEFAS.







quarta-feira, 25 de maio de 2016

AGRICULTORES CULTIVAM PALMA FORRAGEIRA NA COMUNIDADE CANADÁ CORRENTE





       Na pequena comunidade quilombola Canadá Corrente situada no município de Oeiras PI, as famílias estão organizando suas áreas produtivas no sentido de aumentar a pastagem com o cultivo da Palma Forrageira tendo em vista a carência de alimentos para seus animais no longo período de estiagem, bem como a multiplicação da variedade, denominada Doce Miúda.
        Na oportunidade os produtores foram devidamente alertados pelos técnicos do CEFAS, sobre o manejo correto  dessa forrageira que contém em média 90% de água e representa, para o semi-árido uma valiosa contribuição no suprimento desse líquido para os animais, onde a mesma deve ser fornecida misturada a outros alimentos como feno, silagem, capim seco, dentre outros, bem como fontes de proteína, com o objetivo de aumentar o consumo de matéria seca e proteína pelo animal e corrigir as diarreias
que podem advir quando fornecida isoladamente ou à vontade.







Postagem:

José Oliveira e Madalena

Técnicos em Agropecuária






segunda-feira, 23 de maio de 2016

O CENTRO EDUCACIONAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS CONSTRÓI TABUADO EM SUA ÁREA DEMONSTRATIVA




A unidade demonstrativa dispõe de uma estrutura simples, rústica onde em sua construção utilizam-se materiais da própria região, com isso, possibilita o criador reduzir os custos, além de ser prático e confortável aos animais. A estrutura do tabuado é feita na área do aprisco, aproveitando a sombra de árvores existentes no local, como é o caso da nossa área demonstrativa. Os materiais utilizados são: Caibros, ripas ou tabuas, e morões, com finalidade de oferecer aos animais
mais conforto e sanidade, pois impossibilita o animal de ter contato direto com as fezes e urina, desta forma evitando contaminações por meio destas, e contrair algumas doenças, como por exemplo, a verminose, dentre outras.   



Redação: Madalena e Valdiléia

quarta-feira, 18 de maio de 2016

CEFAS REALIZA PRÁTICA DE MANEJO SANITÁRIO EM QUEIROZ.

Na manhã do dia 17 de maio de 2016 o CEFAS esteve na Comunidade Queiroz – Oeiras, realizando práticas de manejo sanitário de caprinos e ovinos.

Na oportunidade foram realizadas castrações de caprinos, recomendações para limpeza dos criatórios, planejamento das vermifugações.

As atividades foram realizadas pelo Agrônomo Inácio Madeira, pela Técnica em Agropecuária Valdiléia Moura e dos estagiários Altino, Daniel e Antonio Francisco.


quinta-feira, 12 de maio de 2016

CEFAS PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE COMUNICAÇÃO 2016 REALIZADO PELO FORUM PIAUIENSE DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

TEMA: “A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO E SUAS ESTRATEGIA PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIARIDO”.

Comunicadores de diversas instituições Piauienses se reunirão nos dias 09 e 10, para traçar, rearticular, nivelar estratégia de ações para comunicação do FORUM durante um ano e potencializar atividades voltadas á divulgação e popularização do Semiárido Brasileiro.
O encontro realizado pelo Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido - FORUM  aconteceu no Centro Diocesano de Picos (CTD) e resultou na instauração de uma rede de comunicadores (as) ligados (as) as tecnologias e inovações para estabelecer planejamentos de ações integradas que promovam a democratização do conhecimento.


A idéia do FORUM é gerar informações entre as instituições. Na ocasião os comunicadores tiveram a oportunidade de conhecer Elka Macedo da ASACOM onde a mesma falou da importância da comunicação na ASA e ressaltou a importância de fortalecer as organizações sócias e avançar no debate sobre possíveis impactos que o projeto MATOPIBA trará para a biodiversidade dos cerrados e da caatinga.

 O encontro contou ainda com a participação do Jessé Barbosa onde o mesmo falou das experiências da Comradio do Brasil, como Observatório do Semiárido e Redes de Rádios. A intenção é que o alcance da comunicação não atue somente de maneira informativa, mas também formativa, incentivando a apropriação do conhecimento com exercício da cidadania.




Sandecleia Borges

quinta-feira, 5 de maio de 2016

PROJETO DE AGROINDÚSTRIA DA COMUNIDADE QUEIROZ ESTÁ SENDO CONCLUÍDA.

Mais um projeto de idealização e realização do CEFAS é implantado na Comunidade Quilombola de Queiroz – Oeiras – PI.
O Projeto tem como objetivo fortalecer a produção da agricultura familiar, através do beneficiamento e armazenamento de hortaliças oriundas do trabalho do grupo de mulheres organizado que vem intensificando a sua produção.
A primeira etapa do projeto que é a Construção já foi concluída, devendo portanto servir, também, de espaço para atividades da associação como reuniões, encontros, dentre outros. A outra etapa, que em breve será liberada, é a aquisição de equipamentos.
José Inácio Madeira
Agrônomo do CEFAS



terça-feira, 3 de maio de 2016

DECLARAÇÃO DA CNBB SOBRE O MOMENTO NACIONAL


Quem pratica a verdade aproxima-se da luz” (Jo 3,21). 
Nós, bispos católicos do Brasil, reunidos em Aparecida, na 54ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), frente à profunda crise ética, política, econômica e institucional pela qual passa o país, trazemos, em nossas reflexões, orações e preocupações de pastores, todo o povo brasileiro, pois, “as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens e mulheres de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” (Gaudium et Spes, 1).

Depois de vinte anos de regime de exceção, o Brasil retomou a experiência de um Estado 

democrático de direito. Os movimentos populares, organizações estudantis, operárias, camponesas, artísticas, religiosas, dentre outras, tiveram participação determinante nessa conquista. Desde então, o país vive um dos mais longos períodos democráticos da sua história republicana, no qual muitos acontecimentos ajudaram no fortalecimento da democracia brasileira. Entre eles, o movimento “Diretas Já!”, a elaboração da Carta Cidadã, a experiência das primeiras eleições diretas e outras mobilizações pacíficas. 
Neste momento, mais uma vez, o Brasil se defronta com uma conjuntura desafiadora. Vêm à tona escândalos de corrupção sem precedentes na história do país. É verdade que escândalos dessa natureza não tiveram início agora; entretanto, o que se revela no quadro atual tem conotações próprias e impacto devastador. São cifras que fogem à compreensão da maioria da população. Empresários, políticos, agentes públicos estão envolvidos num esquema que, além de imoral e criminoso, cobra seu preço.

Quem paga pela corrupção? Certamente são os pobres, “os mártires da corrupção” (Papa Francisco). Como pastores, solidarizamo-nos com os sofrimentos do povo. As suspeitas de corrupção devem continuar sendo rigorosamente apuradas. Os acusados sejam julgados pelas instâncias competentes, respeitado o seu direito de defesa; os culpados, punidos e os danos, devidamente reparados, a fim de que sejam garantidas a transparência, a recuperação da credibilidade das instituições e restabelecida a justiça.

A forma como se realizam as campanhas eleitorais favorece um fisiologismo que contribui fortemente para crises como a que o país está enfrentando neste momento.

Uma das manifestações mais evidentes da crise atual é o processo de impeachment da Presidente da República. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acompanha atentamente esse processo e espera o correto procedimento das instâncias competentes, respeitado o ordenamento jurídico do Estado democrático de direito. A crise atual evidencia a necessidade de uma autêntica e profunda reforma política, que assegure efetiva participação popular, favoreça a autonomia dos Poderes da República, restaure a credibilidade das instituições, assegure a governabilidade e garanta os direitos sociais.

De acordo com a Constituição Federal, os três Poderes da República cumpram integralmente suas responsabilidades. O bem da nação requer de todos a superação de interesses pessoais, partidários e corporativistas. A polarização de posições ideológicas, em clima fortemente emocional, gera a perda de objetividade e pode levar a divisões e violências que ameaçam a paz social.

Conclamamos o povo brasileiro a preservar os altos valores da convivência democrática, do respeito ao próximo, da tolerância e do sadio pluralismo, promovendo o debate político com serenidade. Manifestações populares pacíficas contribuem para o fortalecimento da democracia. Os meios de comunicação social têm o importante papel de informar e formar a opinião pública com fidelidade aos fatos e respeito à verdade.

Acreditamos no diálogo, na sabedoria do povo brasileiro e no discernimento das lideranças na busca de caminhos que garantam a superação da atual crise e a preservação da paz em nosso país. “Todos os cristãos, incluindo os Pastores, são chamados a se preocupar com a construção de um mundo melhor” (Papa Francisco).

Pedimos a oração de todos pela nossa Pátria. 

Do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, invocamos a bênção e a proteção de Deus sobre toda a nação brasileira