terça-feira, 27 de setembro de 2016

CEFAS PARTICIPA DO 34º CONGRESSO DE LAVRADORES E JOVENS DA ROÇA

Saindo do papel à realidade, depois de três dias de discussões e debates sobre um tema tão bem escolhido para o congresso de jovens e lavradores da roça, que foi: PACTO PELA VIDA, estamos agora, todos nós que tivemos o prazer de participar desse tão importante evento, cheios de idealizações e com certeza com mais conhecimento, a concretizar.


Durante o evento, houve vários assuntos e ações desenvolvidas, que nos convidam e motivam a olhar também para o lado e conseguir identificar o que temos de deficiência e de riqueza, como por exemplo, as nossas boas terras que nos ofertam oportunidades, e que no entanto não sabemos aproveitar, ou na maioria das vezes contrário a isso são aproveitadas de maneira errada com  o agronegócio crescendo e a agricultura familiar cada vez mais defasada.

Destacamos aqui como inovação neste ano, a feira agropecuária, onde se pôde demonstrar e comercializar os produtos oriundos das Escolas-Família-Agrícola D. Edilberto Dinkelborg, produzidos portanto, com o aprendizado dos alunos e alunas que estudam nessas escolas. 




 
Também para comemorar o nosso evento foi realizado um show com o cantor e compositor Deusamar Santos do Estado do Maranhão que tem como linha de trabalho a preservação e defesa do meio ambiente.
Dentro do Congresso também foram realizadas oficinas como: O uso da Energia Solar na produção agropecuária, Inseticidas Naturais, Quintal Ecológico, Cultivo do Alho livre de vírus e Aproveitamento de alimentos.








Durante o congresso foram distribuídos, dentro do Projeto de Resgate da Galinha Canela Preta executado pelo CEFAS, 70 pintos dessa raça para as Escolas-Família-Agrícola a fim das mesmas ajudarem na preservação e difusão para as comunidades dos alunos que lá estudam.




Outra atividade realizada foi a entrega de 08 Bibliotecas em parceria com a EMBRAPA que irá proporcionar um melhor aprendizado tanto para jovens alunos(as) e agricultores(as) familiares, haja vista que além das EFADEs o CEFAS também foi contemplado.



No final do congresso foi realizado um grande sorteio com ferramentas de trabalho para o público participativo, como: enxada, facão, foice, vestimentas, sementes.....

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Oeiras entra em situação de emergência devido a seca e estiagem


O Governo Federal reconheceu, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, a situação de emergência por conta da seca em Oeiras, a 356 km de Teresina. A portaria ministerial foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial da União (DOU). Na cidade, quase todos os açudes já estão secos.

De acordo com o secretário de Agricultura de Oeiras, Juvenal Antônio de Souza, cerca de 80% da safra foi perdida em 2016 devido à falta de chuvas. As maiores perdas foram justamente nos produtos mais cultivados em Oeiras, como o milho, arroz, feijão e mandioca.

"Nós estamos com praticamente todos os açudes secos. Tivemos mais de 400 milímetros de chuvas somente em janeiro e todos os açudes encheram, mas não tivemos mais nenhuma chuva nos meses seguintes e agora estão quase todos sem água. Esse reconhecimento vai nos dar a oportunidade de buscar mais recursos para enfrentarmos essa situação", falou o secretário.

Com o reconhecimento, o Piauí passa a ter 118 municípios com estados de emergência ratificados pelo Governo Federal. Na semana passada, a União já havia publicado portaria reconhecendo a situação em 117 cidades piauienses castigadas pela seca. Até agora são mais de 50% dos municípios nesta situação em todo o Piauí.

A decretação de emergência é necessária para a execução das ações emergenciais de assistência e de restabelecimento do abastecimento d'água no enfrentamento à seca, como a Operação Carro-Pipa e instalação de poços. A maior parte dos municípios com emergência reconhecida está no semiárido, onde os efeitos da seca são ainda mais severos.

Recursos
No início de setembro, o Ministério da Integração Nacional destinou R$ 26 milhões para o estado enfrentar os impactos da seca. As ações serão executadas pelo ministério em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. Em todo o Brasil, as unidades atingidas pela estiagem estão recebendo R$ 260 milhões.

A execução nos estados do Piauí e Sergipe ficarão sob a responsabilidade da Codevasf, que vai usar a verba para a construção de adutoras para o abastecimento de água e ainda implementação da operação carro-pipa. Apesar de o dinheiro estar disponível, o montante será liberado apenas mediante a elaboração dos planos de trabalho para a aplicação da verba.

Fonte: muraldavila.com.br

terça-feira, 20 de setembro de 2016

INICIA NESTA QUINTA FEIRA 22 DE SETEMBRO DE 2016, MAIS UM CONGRESSO DE LAVRADORES E JOVENS DA ROÇA



Esse evento acontece sempre todos os anos neste mesmo mês, com intuito de proporcionar aos jovens, agricultores (as), assentados,quilombolas, enfim a todo publico participativo,cada vez mais aprendizado e incentivo a ter um novo olhar sobre as nossas terras, o nosso bem comum, facilitando-nos assim, a identificação das inúmeras oportunidades que ela nos oferta.Contribui ainda, com as escolas famílias agrícolas e demais institutos de ensinos voltados para o campo, a estarem ingressando no mercado de trabalho, profissionais mais qualificados,que dispunham de informações e consciência,não apenas de produzir, também de proteger ‘’A VIDA’’,humana, da natureza, dos animais, enfim, guardar o que Deus nos deixou.

 Neste ano, tendo com tema ‘’PACTO PELA VIDA’’, o congresso de Jovens e Lavradores(as)  da Roça, nos leva a refletir um pouco mais sobre nossas ações e atitudes, o que estamos fazendo de bom ou de ruim e em que podemos melhorar. Serão apresentadas algumas oficinas, onde estaremos aprendendo um pouco mais sobre como cuidar e proteger nosso meio ambiente, como reafirmar este pacto que vem se perdendo em meio o Agronegócio, e o CEFAS não poderia deixar de contribuir com tão importante evento, na oportunidade estaremos apresentando oficinas de defensivos orgânicos e também um sistema semi- hidropônico desenvolvido na entidade.