quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CEFAS realiza visita técnica para implantação de sistema Bioágua Familiar (SBF) na comunidade Quilombola Queiros Município de Oeiras-PI

CEFAS esteve na manhã desse dia 09 de dezembro de 2019 na Comunidade Quilombola Queiroz município de Oeiras-PI, realizando uma visita técnica para a implantação de um sistema Bioágua familiar (SBF). 
O Sistema Bioágua Familiar (SBF) é uma tecnologia que torna a água da lavagem de roupa e louça e do banho pronta para uso na irrigação de fruteiras e hortaliças. A água já servida, como costuma ser chamada pelas famílias agricultoras do Semiárido, é conhecida como água cinza pela sua aparência turva devido à presença de resíduos de alimentos e produtos de limpeza. Estima-se que a água cinza corresponda de 50% a 80% do volume que seria desprezado para o esgoto residencial.
Devido à diminuição das reservas de água doce no mundo, a reutilização da água cinza – tanto para uso doméstico como para sistema de irrigação – é uma ação de cuidado com o meio ambiente. Nas regiões áridas ou semiáridas, o reaproveitamento da água cinza é uma prática bastante comum. No semiárido brasileiro não é diferente.
O SBF foi desenvolvido para retirar toda a gordura da água e não produzir novos resíduos. Tudo o que resulta do processo de filtragem da água – a gordura e a serragem do filtro – são incorporadas na compostagem para servir de adubo nos canteiros.
Na sua estrutura, há um filtro biológico, composto por várias camadas de diferentes materiais filtrantes. Na parte superior deste filtro, estão as minhocas e o húmus produzido por elas a partir da ingestão do material orgânico presente na água cinza. Esse húmus é direcionado para enriquecimento do solo nas áreas de plantio. Dessa forma, o SBF tanto torna a água reutilizável para a irrigação do quintal das famílias quanto produz bio fertilizantes para tornar a terra mais forte.
O Sistema Bioágua é abastecido com a água cinza que chega por gravidade e cai no filtro de forma distribuída como em um chuveiro.
Inicialmente será implantado um sistema na residência do jovem Marcos Faustino presidente da associação de Jovens da comunidade e recém-formado na escola agrícola onde água filtrada será reutilizada para cultivo de hortaliças do Projeto Profissional do Jovem elaborado por ele para conclusão do curso técnico.

 Ilustração Bioágua_Catarse Limoeiro

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Comunidade Quilombola Cantinho Corrente é beneficiada com Poço Tubular

A comunidade Quilombola Cantinho Corrente, zona rural de Oeiras foi beneficiada com poço tubular equipado pela Fundação Dom Edilberto Dinkelborg. a comunidade entrou com a parte da instalação do poço.
A inauguração aconteceu na manhã deste domingo (01), com a presença e benção  do Padre João de Deus, presidente da fundação.
Padre João Deus afirmou está feliz em ver a vida das pessoas sendo alteradas pelo acesso a água “aqui as famílias passarão a desenvolver suas atividades gerando mais resultados como já vem gerando, pois com esse poço equipado com energia solar consequentemente os resultados aumentarão e, mais trabalho e renda que será desenvolvido dentro da comunidade”, declarou Padre João de Deus. A comunidade Quilombola que abriga dezenas de famílias também conta com auxílio do CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis) com assistência técnica rural e foi através desse acompanhamento que a equipe percebeu a necessidade para o cultivo de hortas comunitárias.  E  com o apoio da Fundação Dom Edilberto Dinkelborg foi possível a realização e concretização da perfuração e equipação poço com energia solar. A comunidade é bastante desenvolvida, ela conta com trabalhos comunitários haja vista além de quilombola, entre os quais os mesmo já participaram de diversos projetos do governo como: o programa de aquisição de alimentos que teve assessoria do CEFAS, onde pode beneficiar mais de 12 famílias na hora da comercialização dos alimentos oriundos da horta comunitária, além do PAA a comunidade já vendeu e vem vendendo produtos para o compra direta nível estadual.  É importante destacar que essa comunidade é uma comunidade bem participativa não só dos agricultores mais dos jovens também, inclusive o vice-presidente da associação é um jovem. 
  

Com informação de José Inácio Madeira,Camilla Marques e Claudevandio Macedo
Postagem: Sandecleia

O CEFAS TRABALHA O TEMA FORMAÇÃO POLITICA NAS COMUNIDADES!

 A comunidade Carnaubal recebeu nesta ultima quarta-feira 27 de novembro, através da equipe CEFAS orientações entorno da Formação política. Esta é uma temática bastante relevante e que precisa ser trabalhada com os (as) agricultores (as) familiares, uma vez que ser um cidadão político e exercer a cidadania vai muito além da urna de votação, é conhecer sobre os seus direitos e deveres, é compreender sobre a importância das nossas lutas para a conquista da dignidade da vida. Hoje o cidadão  principalmente no Brasil vive numa estrutura sociopolítica pouco defasada, onde o poder luta por mais poder e os direitos populacionais vão ficando de lado como o acesso à políticas públicas de qualidade (Saúde, Educação, alimentação,segurança, esporte, lazer, etc...), bem como a própria agricultura familiar, principal público do CEFAS que vem sentindo o peso dos cortes nas políticas de incentivo para o homem e mulher do campo.

Paralela a essa realidade, a igreja católica vem cada vez mais se posicionando e lutando pela vida digna aos mais necessitados, a igreja que é o grito dos oprimidos, uma referência de exemplo desta luta, é a própria Campanha da fraternidade que sempre trabalha temas pertinentes com intuito de incentivar a organização e a conscientização da população bem como do poder público para que se faça algo que seja concreto.

Edição: Madalena Vieira
Postagem:Sandecleia


Aconteceu na manhã do dia 27 de novembro de 19 no auditório do ECC, a Assembléia Ordinária do CEFAS com o objetivo de prestação de contas do serviço desenvolvido no decorrer do ano e, ainda, para renovação da diretoria da associação CEFAS. Na ocasião, o Padre João de Deus aproveitou para falar aos presentes da importância da nossa resistência, ressaltando ainda como a igreja se faz presente na luta por garantia de melhores condições de vida aos pequenos, pela efetivação do acesso à políticas públicas de qualidade para dignidade da vida, dando ênfase ao trabalho do CEFAS como algo que é planejado, e não que é feito de uma forma qualquer, assim como várias outras entidades que desenvolve este tipo de trabalho com a agricultura familiar. Tivemos ainda no decorrer da programação uma apresentação da comunidade quilombola de Paquetá com cânticos e danças culturais envolvendo todos os participantes. Dona Maria Arcângela, representante da comunidade, destacou a importância da resistência e da nossa luta contra o racismo e o preconceito. Contamos também com a participação do Sr. Antonio José presidente da comunidade Canadá corrente ao programa Sagrada Família em Seu lar através da rádio Educativa Cristo Rei, onde o mesmo sintetizou um pouco do significado do trabalho do CEFAS na sua comunidade: “[...] Desde quando a equipe CEFAS esteve acompanhando a nossa comunidade, a gente teve dando um passo adiante, passo esse que a gente só tem a agradecer, por conta de que a gente tem adquirido muitos benefícios através daqui da entidade CEFAS, do Centro Educacional São Francisco de Assis coordenação do Padre João de Deus e toda equipe que faz parte dessa coordenação, a nossa associação tem tido um bom desempenho, uma boa progressividade em caráter produtivo da agricultura familiar.” Pontuou o mesmo.
A assembleia decidiu pela renovação de diretoria da associação CEFAS, tendo em vista que a atual poderia continuar vigente por mais dois anos, no entanto, por decisão unânime, destacando que como presidente nato sempre permanece o Bispo Diocesano, a assembleia aprovou um novo corpo para a diretoria, ficando esta da seguinte forma:
Presidente: Dom Edilson Soares Nobre (Bispo Diocesano)
Vice- Presidente: José Inácio de Jesus Madeira Filho (Equipe CEFAS)
Tesoureira: Onezinda Portela Serra de Moura (FUNDED)
Secretário: Rafael Pereira Martins (Equipe CEFAS)
Conselheiros Fiscais:
1º Francisco de Assis Oliveira (comunidades)
2º Deocleciano da Silva Pereira (comunidades)
3º Maria Arcângela Rodrigues de Sousa (comunidades)
Suplentes:
1º Raimundo Nunes de Queiroz (comunidades)
2º Lucas José da Costa (comunidades)
2º Lucas José da Costa (comunidades)
Coordenador executivo:
Padre João de Deus Carvalho Leal (Pároco da Sagrada Família)
Dom Edilson, presidente da Associação CEFAS encerrou a programação dando ênfase à importância dos trabalhos da entidade na Diocese, e ressaltou que pretende acompanhar ainda mais de perto e contribuir no que for preciso para com as nossas ações.


Edição: Madalena Vieira
Postagem: Sandecleia