sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comunidade São Raimundo - Floriano - recebe visita técnica do CEFAS


COMUNIDADE: SÃO RAIMUNDO
MUNICÍPIO: FLORIANO
GRUPO ACOMPANHADO: ASSOCIAÇÃO
DATA: 20 DE OUTUBRO DE 2011
LOCAL: CASA DE SEU MANOEL
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO, JANILSON E VALDEMI



Iniciamos na tarde do dia 20 uma reunião com as 02 famílias presentes falando do nosso objetivo que seria um curso de avicultura, mas devido o período chuvoso que permaneceu durante a manhã talvez tenha impossibilitado uma maior participação.

O senhor Manoel falou do desinteresse de algumas famílias e segundo ele não podia também colocar culpa só na chuva, mas que pode trabalhar com um pequeno número de famílias que queiram.

A equipe do CEFAS resolveu então para aproveitar a ida à comunidade realizar uma parte prática que seria acoplada ao curso no que diz respeito à fabricação de comedouros e bebedouros para galinhas utilizando garrafas pet e latinhas de goiabada; também falamos da importância de juntar os ingredientes pedidos na carta para que se possa formular uma ração balanceada sem desperdiçar o que eles tem em sua comunidade.

Como encaminhamento ficou de uma nova data eles reunirem mais famílias para que o curso tenha êxito e também de juntar os ingredientes para a formulação da ração para galinhas.

Algumas dificuldades favorecem para que o curso não acontecesse, como:chuva durante a manhã do dia 20, um número de 02 famílias participativas, não juntaram todos os ingredientes pedidos na carta.

Como conclusão a comunidade São Raimundo apesar de ser acompanhada alguns anos pelo projeto, encontra-se dispersa e desinteressada, talvez seja melhor dar uma oportunidade para a nova equipe do CEFAS fazer um belo trabalho e melhorar a vida daquela comunidade.

José Inácio Madeira





Comunidade Boca da Entrada - Floriano recebe acompanhamento técnico do CEFAS




COMUNIDADE: BOCA DA ENTRADA
MUNICÍPIO: FLORIANO
DATA: 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2011
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO, JANILSON E VALDEMI

Iniciamos a visita técnica na manhã do dia 18 com uma reunião, onde a equipe técnica do CEFAS falou sobre o objetivo da visita e que a qual consistia primeiramente em saber como a comunidade estava multiplicando e praticando os ensinamentos repassados pelo CEFAS perante ao curso ministrado de ovinocaprinocultura, quais as suas dificuldades, seus avanços; e também outro objetivo foi a formulação de ração alternativa e assistência técnica principalmente ao manejo sanitário dos criatórios de ovinos e caprinos.


Ainda na parte da manhã realizamos um acompanhamento à família de seu Francisco das Chagas, onde realizamos castrações de alguns caprinos e também fizemos 03 cirurgias de linfadenite caseosa (mal do caroço) em apenas uma cabra, além também de avaliarmos a eficiência da castração que foi realizada há uns três meses atrás quando a equipe ministrou o curso; e o resultado foi satisfatório tanto nas castrações quanto nas cirurgias.

Na parte da tarde recolhemos a alimentação alternativa que a comunidade tinha preparado e reservado para esse dia, como por exemplo folhas de mamão, gergelim, feijão, milho, sal, cuinho de arroz e fomos passá-las na forrageira de seu Nonato e que também realizamos algumas castrações e fizemos cirurgia de linfadenite caseosa (mal do caroço) em dois caprinos.

Na manhã do dia 19 nos reunimos na sede da associação para ensinarmos como se formula a ração. Consistiu primeiramente na pesagem dos alimentos, em seguida a equipe explicou a função de cada um dos nutrientes e a dosagem a ser acrescentada na ração para logo em seguida serem misturados a fim de formar a ração balanceada.

Foi bastante proveitoso pois a ração é alternativa e a comunidade tem como formulá-la pois na mesma tem os ingredientes necessários para a mesma.

Ainda também na parte da manhã realizamos acompanhamento a uma horta familiar onde ensinamos como fazer um canteiro de superfície bem como também plantamos cheiro verde e ensinamos as práticas diárias e como fazer covas para plantio de tomate e pimentão. E para finalizar a nossa visita fomos à família de seu Zé Luiz onde realizamos castrações em 13 caprinos e também acompanhamos e avaliamos uma horta familiar de Dona Luiza irmã de seu Zé Luiz.

A única dificuldade que tivemos na realização da visita foi um período chuvoso que atrasou um pouco o horário.

Como conclusão a comunidade Boca da Entrada apesar de ser pequena tem muita vontade de evoluir juntamente com o CEFAS; é uma comunidade boa de ser trabalhada.

José Inácio Madeira












Acompanhamento Técnico à Comundiade Tamboril - São José do Peixe


COMUNIDADE: TAMBORIL
MUNICÍPIO: SÃO JOSÉ DO PEIXE
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE E ASSSOCIAÇÃO
DATA: 20/10/2011
LOCAL:FAMILIAS
RESPONSÁVEIS: JOSELITO DA SILVA SANTOS E RAFAEL PEREIRA MARTINS

O presente relatório e parte do registro de uma visita técnica realizada no dia 20/10/2011 na comunidade tamboril município de São Jose dos Peixes, e tem como objetivo mostrar o desempenho técnico e os resultados obtidos durante a realização da mesma.

A visita técnica teve como objetivo trabalhar de forma dinâmica e pratica técnicas e manejos voltados para á agricultura e pecuária, bem como a sensibilizarão dos agricultores familiares da importância sobre tudo das praticas de manejos alimentares e sanitários voltadas para os ovinos e caprinos, já que um potencial forte da região e é tida como uma das atividades principais.Assim como também mostrar subsídios para que os mesmo possam trabalhar de forma mais aplicada na área de horticultura e olericultura como um todo, já que a comunidade tem grande potencial, e com isso possam obter uma renda melhor para os seus sustentos.

A visita técnica deu-se inicio na manha do dia 20/10/2011 com orientações aos criadores da importância das praticas de manejos alimentares e sanitários, e em seguida iniciamos a pratica de castração e vermifugação dos animais, falando da importância dessas pratica principalmente agora no inicio do período chuvoso. Durante toda visita foram mostradas também várias técnicas de vermifugação como: separação de animais por peso e classes, assim como a quantidade de ml de vermífugos expressa de acordo com o peso de cada animal. Durante a visita foi possível também realizar três cirurgias de LINFANDENITE CASEOSA, onde foi possível mostrar técnicas corretas de higiene para a realização da mesma.

Durante a realização da visita foi possível visitar cerca de 17 famílias e ao todo foram vermifugados cerca de 350 animais entre cabras e ovelhas, sendo que a visita técnica teve um foco maior voltado para a ovinocapriconultura, isso pelo fato se ser uma potencialidade mais trabalhadas. Mas a visita não se restringiu somente a avinocaprinocultura, foi possível realizar também pratica na área de horticultura, bem como realização de canteiros, preparo de covas, assim como podas, condução e tutoramento de tomates, entre outras.

Durante toda a realização da visita foi possível notar que as pessoas da comunidade embora tenham poucos conhecimentos para desempenhar determinadas atividades relacionadas agricultura e á agropecuária, se mostraram muito interessados para aprender técnicas e desempenhar dentro das suas potencialidades que são ovinos, caprinos, horticultura, alem de se comprometerem em colocá-las em praticas para que os mesmos possam obter bons resultados mediante o desempenho de suas atividades. 

___________________________________
Joselito da Silva Santos
 

___________________________________
Rafael Pereira Martins






sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Comunidade Belo Monte recebe acompanhamento técnico do CEFAS


COMUNIDADE: BELO MONTE                 
MUNICÍPIO: OEIRAS – PI
PARÓQUIA: SAGRADA FAMÍLIA
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE
DATA: 04 E 05/10/2011
LOCAL: BELO MONTE
RESPONSÁVEIS: JOSELITO E RAFAEL


O presente relatório visa mostrar o desempenho e os resultados obtidos na visita técnica que aconteceu nos dias 04 e 05 de outubro de 2011 na comunidade belo monte município de Oeiras.

A visita técnica objetivou avaliar os resultados a partir das praticas e dos encaminhamentos feitos no curso de ovinocaprinocultura,bem como oferecer às famílias técnicas para a melhoria na criação de animais no período critico de estiagem que estamos vivenciando, a partir de confecção de rações com produtos existentes na própria comunidade, assim como também  mostrar técnicas e meios para melhoria na produção de vegetais para que os mesmos possam obter uma renda mais elevada.

A atividade técnica deu-se inicio na manhã do dia 04/10/2011 com a vermifugação de cerca de 130 animais de seu Raimundo Rodrigues de Sousa, onde dentre os quais estavam ovelhas e cabras. Durante essa visita foi mostrado várias técnicas de vermifugação como: separação de animais por peso e classes, quantidades de ml de vermífugos expressa de acordo com o peso de cada animal, formulação de rações alternativas, assim como técnicas adequadas de higiene que foi mostrada na realização de uma cirurgia de linfandenite caseosa, em uma cabra do rebanho do mesmo. Nesse mesmo dia já na parte da tarde foi realizada outra cirurgia em uma cabra do rebanho da senhora Elmirene ramos, que se mostrou interessada e sob todas as nossas orientações técnicas a mesma realizou a cirurgia. Nesse mesmo dia foi feito orientações técnicas para a família do senhor Pedro Gomes de Sousa nas áreas de horticultura e fruticultura, onde o mesmo embora se mostrasse interessado, tem uma grande deficiência com relação à falta de conhecimentos para o desempenho das referidas atividades.

Durante todos esses dois dias foi possível visitar 17 famílias e ao todo foram vermifugados cerca de 300 animais entre cabras e ovelhas, e como a comunidade tem um grande potencial para ovinocaprinocultura, a visita teve um enfoque maior para melhoria da criação de ovinos e caprinos, onde foi possível passar varias orientações, dentre as quais se destacou manejo alimentar e sanitário, castração, cirurgia de (LINFANDENTE CASEOSA) conhecido na região como mal do caroço. Mas a visita não se restringiu somente a avinocaprinocultura, foi possível realizar também praticas nas áreas de horticultura fruticultura, entre outras.

Durante toda a realização da visita foi possível notar que as pessoas da comunidade embora tenham dificuldade para trabalhar em grupo, e ainda tem poucos conhecimentos para desempenhar determinadas atividades relacionadas agricultura e á agropecuária, se mostraram muito interessados para aprender técnicas e desempenhar dentro das suas potencialidades que são ovinos, caprinos, horticultura e fruticultura, se comprometerem em colocá-las em praticas para que os mesmos possam obter bons resultados mediante o desempenho de suas atividades.


___________________________________
Joselito da Silva Santos

___________________________________
Rafael Pereira Martins





Acompanhamento Técnico à Comunidade Morrinhos - Floriano - PI


Relatório de Visita Técnica


COMUNIDADE: Morrinhos
MUNICÍPIO: Floriano - PI
GRUPO ACOMPANHADO: Associação
DATA: 05 e 06 de Outubro de 2011
LOCAL: Casa Comunitária
RESPONSÁVEIS: José Inácio e Simone Sousa

     

 O presente relatório tem o objetivo de descrever as atividades realizadas na comunidade Morrinhos durante uma Visita Técnica feita nesta comunidade nos dias 05 e 06 de outubro de 2011.

A equipe do CEFAS chegou à comunidade na noite do dia 04 de outubro onde participou da festa em homenagem a Santo Francisco das Assis. No dia Seguinte nos reunimos com os membros da comunidade na Casa Comunitária onde falamos qual o objetivo da nossa visita e em seguida fomos a uma propriedade para confeccionarmos ração para animais como aves, ovinos e caprinos.

Na parte da tarde fizemos uma visita a um dos apiários existentes na comunidade, porém não foi possível mexer nas caixas para verificar se tinha traça ou não por conta de um dos equipamentos necessários estar com problemas e só termos observado quando já estava tudo pronto para a visita.

Outra atividade realizada ainda na tarde do dia 05 foi uma visita á casa do mel daquela comunidade, onde pudemos observar que a mesma está fora dos padrões exigidos, pois não contém forro, não contem azulejo nas paredes, além das telas de proteção das janelas estarem todas desgastadas apresentado grandes buracos.

Na manhã do dia seguinte iniciamos as visitas nas residências onde realizamos 23 castrações entre bodes e carneiros, limpeza em um animal atingido com um tiro de espingarda e 3 cirurgias em cabras.

Após essa atenção para os caprinos e ovinos fomos a casa de um morador visitar uma área de galinha caipira.

A Comunidade Morrinhos é muito boa de trabalhar, pois a equipe conta tanto com apoio como também com a atenção dos moradores que se mostram interessados em nosso trabalho. O que conta como um ponto bastante positivo para que algumas atividades dêem certo na comunidade.
 

_____________________________________________

José Inácio de Jesus Madeira Filho
Eng. Agrônomo do CEFAS


_____________________________________________

Simone Ferreira de Sousa
Téc. Agropecuária do CEFAS







quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CEFAS ministra curso de ovinocaprinocultura na Comunidade Detrás da Serra - Oeiras - PI

COMUNIDADE: DETRÁS DA SERRA
MUNICÍPIO: OEIRAS
DATA: 04 E 05/10/2011
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES, JANILSON PEREIRA
 

                Iniciamos o Curso de Ovinocaprinocultura na manhã do dia 04 de outubro de 2011 com uma oração pedindo as forças de Deus para o nosso curso e logo após fizemos a apresentação dos participantes.

A comunidade não está organizada através de uma associação, ma tem grande organização quanto, grupo familiar, pois a maioria das pessoas da comunidade são parentes, tendo, assim relação muito próxima uns dos outros.

Antes de entrar nos assuntos específicos fizemos o acordo dos horários em seguida iniciamos o curso fazendo uma breve apresentação do histórico do CEFAS. O curso contou com a participação de poucos moradores da comunidade, por sua vez a grande maioria participa de alguma associação como sindicato de trabalhadores rurais de Oeiras.

Na parte teórica falamos da importância dos caprinos para nossa regia semiárida, das raças mais adaptadas, sistema de criação, instalações, piquetes, escolha de bons reprodutores e matrizes, manejo reprodutivo, castração, métodos de castração, vermifugação, doenças, entre outros.

Ainda no final da tarde do primeiro dia de curso fomos até a propriedade do Sr José Florêncio Fontes, conhecido pela região como seu Zezinho de ôio, onde mesmo tem uma forrageira na qual fabricamos juntos com os demais produtores presentes a ração alternativa, a base de produtos existentes na própria comunidade.

Além da parte teórica, trabalhamos no segundo dia, quarta-feira 05 de outubro a parte prática do curso com vermifugação, castração e cirurgias de Linfadenite caseosa (mal do caroço) o que chamou bastante atenção dos participantes. “Já tinha feito esta prática de sarja do caroço só que eu não sabia como era realmente” falou Dona Pretinha.

Uma parte que chamou muito atenção dos participantes foi a apresentação de slides que falava sobre as doenças que ataca o rebanho na região.

Os fatores que dificultaram o curso foram: a ausência de algumas pessoas no curso, pois havia falecido uma senhora na comunidade vizinha (Cocos) nas quais muitas pessoas foram visitar os familiares. Mas em compensação teve vários fatores que contribuíram para que o nosso curso tivesse êxito, que, por exemplo: a boa vontade de todos os participantes, metodologia utilizada (data show), participação dos estagiários Francisco Soares e Maria Divina da EFADE III de Cajazeiras do Piauí.

Além de tudo isso é preciso se fazer um trabalho de assistência técnica bem dinâmico na comunidade visitando produtor por produtor a fim de criar um modelo de criação de caprinos e ovinos que possa trazer geração de emprego e renda para as famílias.
 

Gilmar Rodrigues Fontes

Janilson Pereira da Silva

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Comunidade Vereda dos Cágados - Floriano - recebe acompanhamento técnico do CEFAS


Relatório de Visita Técnica



COMUNIDADE: Vereda dos Cágados
MUNICÍPIO: Floriano - PI
GRUPO ACOMPANHADO: Componentes da Horta e demais da comunidade
DATA: 04 de Outubro de 2011
LOCAL: Área da  Horta Comunitária
RESPONSÁVEIS: José Inácio e Simone Sousa



O presente relatório tem como objetivo descrever a situação do grupo que o CEFAS acompanha e as atividades realizadas com esse grupo na visita técnica realizada no dia 04 de outubro de 2011 na comunidade Vereda dos Cágados no município de Floriano – PI.

Ao chegar à comunidade pela manhã do dia 04 de outubro nos encontramos com os membros daquela comunidade e participantes da horta comunitária. Nesse encontro conversamos um pouco, onde colocamos qual o objetivo da nossa visita à comunidade e ao mesmo tempo pedimos que falassem quais os principais problemas que vinham encontrado na área da horta e no criatório de animais individual.

Logo ao diagnosticarmos os problemas na horta como pragas e alguns manejos incorretos, apontamos quais as saídas juntos colocamos algumas delas em prática. È o caso do formato das covas dos pimentões e tomateiros.

Na parte da tarde junto com o grupo fizemos um macerado de “Nim” para o combate das pragas que estavam a atacar os tomateiros e logo em seguida também confeccionamos uma ração à base de produtos naturais e nativos da região para alimentar animais como aves e ovinocaprinos.

Após realizarmos estas atividades foi feita uma avaliação do nosso trabalho e das atividades que desenvolvemos naquele dia com o grupo e pudemos constatar que os mesmos ficaram satisfeitos e que no momento era o eles precisavam para suprir algumas de suas necessidades e avançarem em seus trabalhos.

Após encerramos com o grupo na horta fomos à casa de produtor que estava com dificuldades em seu rebanho de caprinos e ovinos, e lá fizemos algumas orientações sobre o manejo dos animais além de realizarmos 8 (oito) castração de carneiros.

Com essa visita pudemos concluir que foi muito proveitosa e extremamente necessária àquele povo que vê na agricultura familiar e no trabalho em grupo a saída para conquistar objetivos de forma digna.


________________________________________
José Inácio de Jesus Madeira Filho

Eng. Agrônomo do CEFAS


_____________________________________________

Simone Ferreira de Sousa

Téc. Agropecuária do CEFAS