quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CEFAS ministra curso de ovinocaprinocultura na Comunidade Detrás da Serra - Oeiras - PI

COMUNIDADE: DETRÁS DA SERRA
MUNICÍPIO: OEIRAS
DATA: 04 E 05/10/2011
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES, JANILSON PEREIRA
 

                Iniciamos o Curso de Ovinocaprinocultura na manhã do dia 04 de outubro de 2011 com uma oração pedindo as forças de Deus para o nosso curso e logo após fizemos a apresentação dos participantes.

A comunidade não está organizada através de uma associação, ma tem grande organização quanto, grupo familiar, pois a maioria das pessoas da comunidade são parentes, tendo, assim relação muito próxima uns dos outros.

Antes de entrar nos assuntos específicos fizemos o acordo dos horários em seguida iniciamos o curso fazendo uma breve apresentação do histórico do CEFAS. O curso contou com a participação de poucos moradores da comunidade, por sua vez a grande maioria participa de alguma associação como sindicato de trabalhadores rurais de Oeiras.

Na parte teórica falamos da importância dos caprinos para nossa regia semiárida, das raças mais adaptadas, sistema de criação, instalações, piquetes, escolha de bons reprodutores e matrizes, manejo reprodutivo, castração, métodos de castração, vermifugação, doenças, entre outros.

Ainda no final da tarde do primeiro dia de curso fomos até a propriedade do Sr José Florêncio Fontes, conhecido pela região como seu Zezinho de ôio, onde mesmo tem uma forrageira na qual fabricamos juntos com os demais produtores presentes a ração alternativa, a base de produtos existentes na própria comunidade.

Além da parte teórica, trabalhamos no segundo dia, quarta-feira 05 de outubro a parte prática do curso com vermifugação, castração e cirurgias de Linfadenite caseosa (mal do caroço) o que chamou bastante atenção dos participantes. “Já tinha feito esta prática de sarja do caroço só que eu não sabia como era realmente” falou Dona Pretinha.

Uma parte que chamou muito atenção dos participantes foi a apresentação de slides que falava sobre as doenças que ataca o rebanho na região.

Os fatores que dificultaram o curso foram: a ausência de algumas pessoas no curso, pois havia falecido uma senhora na comunidade vizinha (Cocos) nas quais muitas pessoas foram visitar os familiares. Mas em compensação teve vários fatores que contribuíram para que o nosso curso tivesse êxito, que, por exemplo: a boa vontade de todos os participantes, metodologia utilizada (data show), participação dos estagiários Francisco Soares e Maria Divina da EFADE III de Cajazeiras do Piauí.

Além de tudo isso é preciso se fazer um trabalho de assistência técnica bem dinâmico na comunidade visitando produtor por produtor a fim de criar um modelo de criação de caprinos e ovinos que possa trazer geração de emprego e renda para as famílias.
 

Gilmar Rodrigues Fontes

Janilson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário