quinta-feira, 25 de abril de 2013

CEFAS Capacita famílias em Santa Rosa do Piauí-PI


O Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS esteve nos dias 23 e 24 na Comunidade Ponta do Morro Município de Santa Rosa do Piauí – PI realizando uma capacitação para as famílias produtoras de hortaliças.
O curso de horticultura teve a parte teórica que foi realizado na propriedade do Senhor Chico Moura, bem como também a aulas práticas que consistiram na implantação de uma unidade reprodutiva de batata doce biofortificada e também práticas de marcação, divisão e construção de canteiros. 







 A capacitação contou com a participação de 10 famílias ativas que já trabalham em mutirão na horta comunitária e também com o Agrônomo José Inácio Madeira e do Educador Popular Valdemi Ferreira.





José Inácio Madeira

quinta-feira, 11 de abril de 2013

CEFAS E CÁRITAS REALIZAM ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO "PROMOVENDO VIDAS".



O Centro Educacional São Francisco de Assis CEFAS em parceria com a CÁRITAS regional, realizou no dia 09 de abril, encontro para avaliação do projeto emergencial “Promovendo Vidas”.
O projeto beneficiou 250 famílias em comunidades dos municípios de Oeiras e Colônia do Piauí,  e tinha como objetivo Atender as comunidades e famílias mais carentes  vítimas da seca no semiárido piauiense, dando continuidade ao processo de mobilização e sensibilização das famílias em estado de vulnerabilidade e em situação de emergência, possibilitando ações emergenciais e permanentes visando a segurança hídrica e alimentar. As famílias contempladas receberam quatro cestas básicas durante quatro meses, para isso cada família em forma de mutirão trabalhava na reforma e recuperação de aguadas, plantio de sementes doadas pelo projeto, reforma de açudes, Reestruturação de horta comunitária e  Mutirões em roças.

O encontro de avaliação teve como objetivo avaliar as ações do projeto, bem como propor encaminhamentos e levantar propostas para os gestores dos municípios contemplados com o projeto.
No encontro estiveram  presentes, membros das comunidades beneficiadas, secretario de Agricultura de Colônia, Assistente Social do município de Oeiras, técnicos do CEEFAS, CÁRITAS, FUNDED, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Colônia, Oitava Regional de Educação, e o representante do Mercadinho Marli.

Durante o encontro tivemos como pauta á apresentação das etapas executadas, prestação de contas, discussão e avaliação do projeto e Perspectivas de continuidade, audiência e apresentação de prioridades das comunidades para os prefeitos, pronunciamento e compromisso dos representantes dos  Prefeitos sobre as prioridades apresentadas, termo de Compromisso e Encaminhamentos.

Além disso, tivemos a participação do Padre João de Deus, onde o mesmo em sua fala destacou o porque da realização desse projeto e perguntou Porque se fez isso?, "nossa região estava abandonada, nenhum político fez nada, a Igreja fez isso porque estava uma verdadeira situação de abandono" destacou o Padre João.
Tivemos também a prestação de conta dos recursos aplicado no projeto e em seguida foi apresentado a as prioridades e o termo de compromisso para os representantes dos prefeitos assinarem.    
 
ATIVIDADES

QUANT.
VALOR UNIT.
VALOR TOTAL
PERÍODO
Seminário sobre Gestão de Risco
01



Escavação de barreiros trincheira
10
1.440,00
14.400,00
Dez/2012
*Mutirões agroecológicos para recuperação de cisternas, barreiros e pequenas barragens com aquisição de alimentos
1.117
75,00
83.775,00
Out/2012 a Fev/2013
Acompanhamento e visitas às comunidades (transporte, alimentação, etc.)
07 meses
714,00
2.998,00
Set/2012 a Março/2013
Aquisição de sementes para plantio
2000 kg
5,00
10.000,00
Jan/2013
Avaliação e Encerramento


1.000,00
Abril/2013
TOTAL GERAL


112.173,00



 CARTA AOS PREFEITOS

Oeiras(PI), 09 de Abril de 2013.

Sr. Prefeito


Ao tempo em que cumprimentamos V. Sª., a Comissão Gestora do Projeto PROMOVENDO VIDA - Uma Intervenção na seca do Semiárido Piauiense, desenvolvido em algumas comunidades do nosso município, com o apoio da Cáritas Alemã e Cáritas Brasileira e executado pela equipe do CEFAS juntamente com a Cáritas Regional e Cáritas Diocesana e demais parceiros, vem através deste, tornar público nosso manifesto construído a partir da metodologia adotada no processo de execução do já mencionado projeto, que garantiu a construção coletiva e a prática da solidariedade vivenciadas na partilha dos nossos esforços e concretizados nas atividades coletivas desenvolvidas em nossas comunidades.
Foram vários mutirões para recuperar aguadas, renovar as paredes e cercar açudes, construir canteiros produtivos coletivos bem como para discutir a realidade vivenciada por todos e todas moradoras, levando-nos a refletir sobre os reais impactos que a estiagem está causando, bem como a limitação do Poder Público em atender todas as necessidades das comunidades rurais.
Neste sentido, tivemos a oportunidade de aprofundar nossos conhecimentos no que diz respeito aos direitos e à realidade que fazem parte do dia a dia de quem vive nesta terra tão amada e que merece um pouco mais de cuidado e atenção. Assim, nos reunimos para selecionar dentre tantas necessidades, apenas 02 (duas) delas para apresentar a Vossa Excelência e, se for possível o atendimento por parte de Vossa Senhoria, que possamos firmar um compromisso definindo o prazo que Vossa Excelência achar necessário para a finalização e cumprimento destes pedidos. (Em anexo).
Certos de contar com vossa valiosa e fundamental solidariedade, de já agradecemos.

Comissão Gestora.



PRIORIDADES DAS COMUNIDADES DE COLÔNIA DO PIAUÍ:

RETIRO DO OITIS
- Estrada do Retiro do Oitis e Varjota.
- Universalização de energia para todas as famílias ( Tirar as gambiarras)

PARAGUAI
- Posto de Saúde
- Universalização do Abastecimento de água encanada (Colocar uma caixa   d'água que atenda a todas as famílias)

CORTE
- Retida do Lixão da Comunidade
- Implantação de um centro artesanal para as famílias da Comunidade (Aproveitar um colégio já existente que se encontra abandonado na comunidade)

MARRECAS
- Estrada
- Conclusão do Posto de Saúde, além do funcionamento com profissionais e equipamentos;

RETIRO VELHO
- Estrada do Retiro Velho e Lagoa do Boi;
- Transporte Escolar adequado para os alunos da Comunidade a Colônia.

PRIORIDADES DAS COMUNIDADES DE OEIRAS


CANTO FAZENDA FRADE
- Abastecimento de água para famílias ( colocar a caixa d’água em local estratégico)
- estrada

QUEIROZ
- Posto de Saúde
- Reformar estrada de acesso à comunidade

MALHADINHA
- Estrada de acesso à comunidade
- Posto de Saúde

 IPOEIRAS
- Energia (uma família sem energia)
- Estrada de acesso à comunidade
- Posto de saúde

CARAIBAS
- Energia para algumas famílias
- Estrada de acesso à comunidade

VARZEA DA CRUZ
- Posto de Saúde
- Estrada de acesso à comunidade

BARRA DO MUCAMBO
- Posto de Saúde
- Construção de uma Escola para alunos (os alunos estão estudando em outro município)


















 Postado por: Joselito






 
 

 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

ENTIDADE MISEREOR DA ALEMANHA É A FINANCIADORA DO PROJETO CEFAS.

Quem somos


Com ira e ternura ao lado dos pobres

MISEREOR é a Obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento. Desde há mais de 50 anos, MISEREOR está comprometida com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina. A ajuda de MISEREOR dirige-se a todas as pessoas que sofrem necessidade – independentemente da sua religião, raça, cor ou sexo.
Mudanças não podem ser impostas de fora. Por isso, MISEREOR aposta na iniciativa própria dos pobres e desprivilegiados. MISEREOR sabe, por experiência própria, que eles têm força para melhorar as suas condições de vida de forma duradoura. MISEREOR os apoia nas suas iniciativas segundo o princípio de “ajuda para a auto-ajuda”. Localmente, os projetos são sustentados por organizações locais. Desta forma está garantido que os projetos atendem às necessidades e se adequam ao modo de vida da população beneficiária.

MISEREOR está ao lado dos fracos

MISEREOR auxilia os membros mais fracos da sociedade: os pobres, os doentes, os famintos e os desprivilegiados. Não importa se são homens ou mulheres que necessitam ajuda, qual a sua religião ou naturalidade. O amor ao próximo é uma atitude fundamental da vida cristã que MISEREOR visa traduzir em ação concreta; pois, os pobres são nossos irmãos e irmãs com o direito a uma vida digna. MISEREOR os apoia neste empenho. MISEREOR não persegue outro fim senão o de promover o desenvolvimento: o mandato recebido pelos bispos alemães exclui a promoção de atividades pastorais e missionárias.
»Misereor super turbam – Tenho compaixão desta gente, porque não têm o que comer« (Mc 8,2), estas palavras de Jesus, na Bíblia, deram o nome à Obra »MISEREOR«. Proximidade, compaixão e empatia para com pessoas que sofrem necessidade, carateriza o trabalho de MISEREOR até os dias de hoje.

O sonho de um mundo mais justo

Os projetos de MISEREOR são tão variados quanto são as causas e as expressões de pobreza e injustiça. Porém, todos têm uma coisa em comum: Contemplam sempre todo o ser humano. Para além da satisfação de necessidades elementares, como a segurança alimentar, contribuem também para preservar os direitos humanos e abrir caminhos para uma vida digna aos atingidos.
O ideal é um mundo em que todos podem participar na construção da comunidade, em que a diversidade cultural é reconhecida e promovida e em que a igualdade é realizada. Todos estes são os objetivos superiores que, entre outros, são perseguidos no planejamento dos projetos.

Postado por: Joselito
JORNAL "O POVO", DO CEARÁ, ESCREVE CARTA À PRESIDENTE DILMA
ABORDANDO A TEMÁTICA DA SECA

        Por ocasião da visita da Presidente Dilma Roussef ao estado do Ceará, no último dia 02 de abril de 2013, o Jornal "O Povo", escreveu uma carta abordando de maneira objetiva a problemática da Seca e cobrando uma mudança estrutural e urgente.
        Confira o texto na íntegra:

       Imagem: portal.comunique-se.com.br
       Postado por Cristina Machado.
 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CEFAS PARTICIPA DO DIA DE CAMPO NA COMUNIDADE BOCA DA VEREDA.




Aconteceu no dia o Dia 03/04/2013, um dia de Campo sobre Produtos Biofortificados  realizado na área do produtor Luis Costa, município de Oeiras – PI.


O dia de campo tinha como objetivo, apresentar os resultados das unidades de transferência de tecnologia-UTTs do Projeto Produtores do futuro, bem como proporcionar alternativas para a inserção dos alunos no mundo do trabalho e geração de oportunidades de melhoria de qualidade de vida. O Projeto trabalha com a biofortificação de alimentos (Bio FORT) que é o melhoramento genético convencional de alimentos.

Estiveram participando diversos alunos e ex alunos das Escolas Famílias Agrícolas, professores, agricultores e associações locais, agricultores das Associações Quilombolas das comunidades Tapuio e Queimada Nova, EMATER de Regeneração, SEDUC, FETAG, EMBRAPA MEIO NORTE, CEFAS, FUNDED, CELTA e Secretaria de Agricultura de Dom Expedito Lopes.

Durante o Dia de Campo foi apresentado diversas áreas de produção do projeto Bio Forte como a bata e o feijão arac e xquexique, assim como as demais áreas de produção de base do sustento familiar.

O desenvolvimento da comunidade assim como parte dos projetos desenvolvidos na propriedade do senhor Luiz Costa, surgiram a partir  do apoio, assessoria técnica implantação e transferência de conhecimentos levados ao longo de oito anos a trás, pela Fundação Dom Edilberto (FUNDED)  e o  Centro Educacional São Francisco de Assis (CEFAS) através do Padre João de Deus.

Tais práticas mostram o quanto é importante levar o conhecimento para os agricultores, e que através da dedicação e aplicação dos mesmos, é possível provar que dar pra viver bem com dignidade no nosso semiárido.







 Postado por: Joselito

CEFAS PROMOVERÁ ENCONTRO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO "PROMOVENDO VIDAS".



O Centro Educacional São Francisco de Assis CEFAS em parceria com a CÁRITAS regional, promoverão dia 09 de abril, encontro para avaliação do projeto emergencial “Promovendo Vidas”, e que já beneficiou mais de 250 famílias em comunidades dos municípios de Oeiras e Colônia do Piauí.

A finalidade é avaliar a ação do projeto, propor encaminhamentos e levantar propostas, visando a melhoria de vida nas comunidades beneficiadas.

No encontro devam estar presentes, membros das comunidades beneficiadas, prefeitos dos municípios, secretários de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais e entidades comprometidas com a melhoria de vida dos agricultores.

O encontro será dia 09 de abril no Centro de Formação ECC, a partir das 8hs.

Por: Joselito Santos


terça-feira, 2 de abril de 2013

COMUNIDADES DO PROJETO CEFAS SÃO CONTEMPLADAS COM KITS DE IRRIGAÇÃO.

Aconteceu na manhã do ultimo sábado dia 30 de março, a solenidade de entrega de kits de irrigação para as comunidades do CEFAS, Fazenda da Esperança, Escolas Famílias Agrícolas e associações.

Os kits são sistemas de irrigação que visa aumentar a produtividade e a qualidade da lavoura em áreas de cultivo de até 500m² utilizando pouca água. O sistema é baseado em pressurização por gravidade, pode ser utilizado nas propriedades familiares, e é a mesma tecnologia de irrigação por gotejamento existente nas grandes lavouras alem poder ser ligado a qualquer fonte com: poço, açude, tanque de água para funcionamento e não necessita de bomba ou sistema elétrico para funcionar.
Os recursos foram liberados para a CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e os kits estão sendo entregues conforme cadastro único (Cad Único) da Secretaria Estadual da Assistência Social (SASC).
Estiveram presentes durante a entrega representantes da comunidade Morinhos Santa Rosa, Paróquia de Santa Rosa, Secretaria de Agricultura de Cajazeiras, Secretaria de Agricultura de Colônia do Piauí, EMATER de Oeiras, Deputado Federal Assis Carvalho, Guedes Secretario da SASC, Padre João de Deus representando a FUNDED, Diretores das EFADEs, Junior coordenador da Fazenda da Esperança e técnicos do CEFAS.
As comunidades contempladas com os kits de irrigação terão todo acompanhamento técnico, desde a montagem do kit, capacitação e assessoria técnica.
A entrega dos kits de irrigação faz parte do conjunto de ações que o CEFAS vem realizando para fortalecer a agricultura familiar e gerar renda para as famílias.












Postado por: Joselito

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Chamada Pública CONAB-BNDES.

A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – vão selecionar e apoiar projetos que contribuam para o fortalecimento social e econômico de organizações produtivas rurais de base familiar que fornecem alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ou que operem a Política de Garantia de Preço Mínimo dos Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), importantes instrumentos voltados para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Os investimentos destinam-se a solucionar gargalos operacionais das organizações produtivas, que lhes permitam expandir suas atividades, aprimorar as condições de trabalho no meio rural e proporcionar ampliação da renda dos produtores, além de melhorar a qualidade dos alimentos destinados ao PAA e ao PNAE e de fortalecer o PGPM-Bio, beneficiando, indiretamente, a população em situação de insegurança alimentar.

Além disso, pretende-se que os empreendimentos apoiados possam viabilizar o acesso de novas famílias aos canais de comercialização, públicos e privados, tornando-se instrumentos importantes de inclusão produtiva no contexto do Plano Brasil Sem Miséria.
Postado por: Joselito 
Fonte: conab