Quem somos
Com ira e ternura ao lado dos pobres
MISEREOR é a Obra episcopal da Igreja Católica da Alemanha para a cooperação ao desenvolvimento. Desde há mais de 50 anos, MISEREOR está comprometida com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina. A ajuda de MISEREOR dirige-se a todas as pessoas que sofrem necessidade – independentemente da sua religião, raça, cor ou sexo.Mudanças não podem ser impostas de fora. Por isso, MISEREOR aposta na iniciativa própria dos pobres e desprivilegiados. MISEREOR sabe, por experiência própria, que eles têm força para melhorar as suas condições de vida de forma duradoura. MISEREOR os apoia nas suas iniciativas segundo o princípio de “ajuda para a auto-ajuda”. Localmente, os projetos são sustentados por organizações locais. Desta forma está garantido que os projetos atendem às necessidades e se adequam ao modo de vida da população beneficiária.
MISEREOR está ao lado dos fracos
MISEREOR auxilia os membros mais fracos da sociedade: os pobres, os doentes, os famintos e os desprivilegiados. Não importa se são homens ou mulheres que necessitam ajuda, qual a sua religião ou naturalidade. O amor ao próximo é uma atitude fundamental da vida cristã que MISEREOR visa traduzir em ação concreta; pois, os pobres são nossos irmãos e irmãs com o direito a uma vida digna. MISEREOR os apoia neste empenho. MISEREOR não persegue outro fim senão o de promover o desenvolvimento: o mandato recebido pelos bispos alemães exclui a promoção de atividades pastorais e missionárias.»Misereor super turbam – Tenho compaixão desta gente, porque não têm o que comer« (Mc 8,2), estas palavras de Jesus, na Bíblia, deram o nome à Obra »MISEREOR«. Proximidade, compaixão e empatia para com pessoas que sofrem necessidade, carateriza o trabalho de MISEREOR até os dias de hoje.
O sonho de um mundo mais justo
Os projetos de MISEREOR são tão variados quanto são as causas e as expressões de pobreza e injustiça. Porém, todos têm uma coisa em comum: Contemplam sempre todo o ser humano. Para além da satisfação de necessidades elementares, como a segurança alimentar, contribuem também para preservar os direitos humanos e abrir caminhos para uma vida digna aos atingidos.O ideal é um mundo em que todos podem participar na construção da comunidade, em que a diversidade cultural é reconhecida e promovida e em que a igualdade é realizada. Todos estes são os objetivos superiores que, entre outros, são perseguidos no planejamento dos projetos.
Postado por: Joselito
Nenhum comentário:
Postar um comentário