quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CEFAS ESTAR ATUANDO COM O PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS (P1+2).



O Centro Educasional São Francisco de Assis CEFAS estar mas uma vez atuando no desenvolvimento da região, agora com o programa p1+2(uma terra e duas água) programa esse financiado pelo BNDS. 
O programa p1+2 integra o programa de formação e mobilização social para a convivência com o semiárido, da ASA.
O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.
Objetivo melhorar a vida de pessoas que dispõem de pouca água, fomentando assim a construção de um processo participativo de desenvolvimento rural no semiárido brasileiro, e promovendo a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda entre as famílias agricultoras através do acesso e do manejo sustentável da terra e da água para produção de alimento.
Esse projeto pelo CEFAS em primeira mão será desenvolvido nos municípios de são João da Varjota, são José do peixe e Cajazeira, com 144 implementações de cisterna calçadão, 144 cisterna de enxurrada, 31 barreiros trincheira e 01 barragem subterrânea. 
As famílias atendidas pelo P1+2 são selecionadas a partir dos seguintes critérios: 
Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC, Mulheres chefes de família, Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade, Crianças e, adolescentes frequentando a escola, Adultos com idade igual ou superior a 65 anos, Portadores de necessidades especiais.
O programa p1+2 é organizado nos seguintes componentes; formação de comissões municipais, Seleção e cadastramento, implementações (cisterna-calçadão, barragem subterrânea, tanque de pedra ou caldeirão, barreiro-trincheira, cisternas-enxurrada,) intercâmbio, capacitações em GAPA, capacitações em sisma, sistematização de experiências. 
O projeto já esta em andamento no município de São João da Varjota com a seleção e cadastramento de famílias.  


Imagem: ASA
Postagem: Graça
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário