sexta-feira, 31 de agosto de 2018

SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO TERRITÓRIO DO VALE DO CANINDÉ É REALIZADO NO CENTRO DE FORMAÇÃO ECC!

Aconteceu neste último dia 29 de Agosto de 2018, no auditório do Centro de Formação ECC Oeiras – PI, o Seminário de Desenvolvimento do Território do Vale do Canindé sob realização da Paróquia da Sagrada Família, SEPLAN/ Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Canindé (CDTS), Instituto Comradio do Brasil, Cáritas Oeiras, CEFAS, IFPI e SEMJUV.
 O encontro que contou com um público bem diversificado dentre eles Jovens, agricultores (as) de diversas comunidades, representantes de entidades/ organizações sociais, Gestores públicos, Institutos, comunicação e a igreja teve como principal objetivo a análise da atual realidade da região do Vale do Canindé, em especial a discussão sobre os seus potenciais e como estes podem estar sendo explorados para melhorar as condições locais.
Um levantamento realizado com Jovens estudantes das EFAS e IFPI de alguns municípios que compõem o território foi apresentado pelo diretor pedagógico do IFPI o professor José Francisco, sobre suas expectativas com relação ao mercado de trabalho, onde foi possível identificar em sua grande maioria a percepção de poucas oportunidades, porém o desejo de mudança em especial um espírito empreendedor.
Foram trabalhados ainda os seguintes temas propostos pela equipe organizadora do evento:   
Painel1: EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO
Coordenação: Francisca Felícia (FUNDED)
Relatoria: Francieide Santos (FUNDED)
Painel2: PRIORIDADES DE PRODUÇÃO PARA O TERRITÓRIO
Coordenação: Levi Lustosa (SEPLAM)
Relatoria: Joselito Santos (CEFAS)
Painel3: GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Coordenação: Marise (Banco do Nordeste)
Relatoria: Lael Rubem (Seminarista)
Painel4: PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE
Coordenação: Heloisa Helena (SEMJUV)
Relatoria: Cristina Maria (Cáritas)


Os coordenadores de cada grupo realizaram uma breve introdução de acordo com o tema sugerido, instigando os participantes a desenvolverem idéias/sugestões de compromissos que precisam ser assumidas nas várias instâncias: gestores públicos, juventude, empresários, igreja, movimento popular organizado, dentre outros.


  Redação e Postagem: Madalena Vieira

   Imagens: Marcos Jacob

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

COMUNIDADES ACOMPANHADAS PELO CEFAS RECEBEM A VISITA DA EQUIPE DA CECAF - IFPI/ CAMPUS OEIRAS!


Durante a manhã do dia 28 de Agosto de 2018, o CEFAS esteve nas comunidades Canadá Corrente, Queiroz e Cantinho Corrente, juntamente com o pessoal da Comissão Especial de Compras da Agricultura Familiar (CECAF) – IFPI/Campus Oeiras, o Senhor Yuri Santiago (Presidente da comissão), Marlange Ferreira (coordenadora de compras e licitações) e a Deborah Lima (coordenadora de extensão).
O objetivo da visita foi de esclarecer algumas dúvidas das famílias com relação ao PNAE (Programa Nacional De Alimentação Escolar), bem como apresentar a tabela de produtos a serem lançados no edital e seus respectivos valores. Desta forma, por meio do intermédio do CEFAS pôde ser melhor divulgado nestas comunidades tradicionais da região de Oeiras que irão concorrer ao edital podendo vir a ser fornecedoras de alimentos provindos da agricultura familiar, em especial produtos agroecológicos e que em sua grande maioria são produzidos de forma coletiva ao IFPI/ Campus Oeiras, surgindo assim mais uma oportunidade de comercialização dos produtos em vista do desenvolvimento destas.

    Redação e Postagem: Madalena Vieira

CEFAS ENSINA TÉCNICAS E ALTERNATIVAS DE PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO DE FORRAGENS PARA ALIMENTAÇÃO DE ANIMAIS NO PERÍODO SECO


A equipe do CEFAS esteve na Comunidade Ipueira neste dia 30 de agosto de 2018, esta  que é uma das novas comunidades que passam a ser acompanhadas pelo CEFAS. Na ocasião, foi realizado o primeiro passo para obter resultados promissores com orientações técnicas na pratica para o armazenamento de forragem, uma grande vantagem desse processo é o aproveitamento do excesso de forragem produzida no período chuvoso além de outras como é uma fonte de alimentação volumosa, nutritiva e de baixo custo, já que na comunidade existem muitos criadores de bovinocultura de leite, os mesmo já conseguiam desenvolver o armazenamento de silagem, mas ainda tinha duvidas no tempo do corte do capim, nas proporções da mistura dos ingredientes na silagem, Quanto a capacidade produtiva do silo por m³,como calcular a quantidade da silagem  para supri as necessidades por cabeça de animais, os mesmo ficaram felizes por ter superado suas expectativas já ficando acertado para o próximo encontro levarmos umas raquetes de palmas para começarem o plantio e também o curso de avicultura.   


Postagem: Sandecleia Borges

CEFAS PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DA CULTURA DA MORINGA E DA ARTEMISIA

O Técnico em agropecuária do CEFAS, Francivon Ferraz, que na oportunidade esteve representando também a Fazenda da Esperança Bom Jesus dos Passos de Oeiras-PI, participou durante os dias 22 a 26 de agosto na cidade de Coroatá-MA de uma formação sobre a cultivo da moringa e da Artemísia.


O curso foi ministrado pelo médico homeopata alemão, Michael Widmaier, ele que já realizou experimentos na Tanzânia e Moçambique devido ao alto índice de malária naquela região, haja visto que a Artemísia tem um poder de combate a esta doença.

A moringa cultivada inicialmente na Índia e que tem diversas finalidades como: alimentação animal, combate à diabetes através do extrato das folhas, alimentação humana através das vagens verdes, podendo ser substituída pelo quiabo. Alem destas as suas folhas podem ser utilizadas em saladas,e cozidas junto com o arroz,ou com o macarão,  podem também ser consumidas cruas ou frescas como salada, cozidas como vegetais ou usadas em molhos ou sopas. Quanto às flores da moringa, foi repassado que elas funcionam muito bem contra a tosse problemas  urinários e que a qualidade e o fluxo de leite materno podem ser melhorados significativamente.

A Artemísia é uma planta de origem chinesa, e assim como a moringa tem diversas finalidades que podem ser utilizadas para ajudar a saúde humana,são elas: ajuda no combate a cãibras, o chá pode-se utilizar no combate a diversas doenças como hemoroidas, febre, doenças intestinais, reumatismo, dengue e chikunguya.
Michael cita ainda que na áfrica do sul centenas de viciados em drogas foram tratados durante o desmame com a Artemísia, o mesmo dá a seguinte explicação: ingredientes de Artemísia ocupam alguns receptores de drogas e assim é facilitado o desmame da droga. Viciados em nicotina, que não conseguiram deixar de fumar, durante alguns dias fumam também cigarros enrolados a mão apartir de folhas de Artemísia, até a dependência desaparecer.
Alem do momento teórico, tivemos também alguns momentos práticos em que podemos aprender técnicas em relação ao cultivo da moringa, entre eles, a forma correta de colher as folhas, de poda, transplantio e da forma como é feito o pó,este por sinal que ajuda no combate a inúmeras doenças. Também tivemos momentos práticos sobre a Artemísia, foram também repassados técnicas de cultivos,como: plantio e transplantio, colheitas e armazenamento das folhas,de como fazer o pó,o cha, e finalizando como fazer a pomada.
A presente formação teve como princípio mostrar como o cultivo dessas duas plantas podem ajudar a saúde humana,mostrando detalhadamente  como cada um dos presentes podem estar colhendo essas informações e sendo agentes multiplicadores desses  derivados,pois os mesmos ficam com compromisso de criar ou expandir sua unidade demonstrativa, afim de que outras pessoas possam também ta conhecendo,e se beneficiando das inúmeras potencialidades dessas duas plantas(Moringa e Artemísia).

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Confira a programação dos festejos de 15 anos da Paróquia Sagrada Família em Oeiras


Oeiras se prepara para celebrar os festejos da Paróquia da Sagrada Família. Com o tema: Sagrada Família 15 anos de Fé e Vida e Lema: Vós sois Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14).
As festividades terão início no dia 29 de agosto, e prosseguirá até o dia 08 de setembro, encerrando com a festa solene em honra a padroeira Sagrada Família. As celebrações ocorrerão as 19:00h e logo em seguida quermesse com apresentações culturais e venda de comidas típicas.
Um dos grandes marcos do festejo será a instituição do ministério de acólito para o seminarista Lael Rubem, que acontece durante o novenário no dia 05 de setembro, pelo bispo diocesano Dom Edilson Nobre.
O pároco da Sagrada Família padre João de Deus e o conselho pastoral da paróquia reafirmam o convite a todos os devotos e devotas, afirmando que o festejo será um momento de renovação espiritual e integração de pessoas, de suma importância na vida cristã de cada indivíduo.
PROGRAMAÇÃO
28/08- ABERTURA DO FESTEJO(QUARTA-FEIRA)
11:00 – Mesa Redonda – Transmissão pela Rádio FM Cristo Rei.
29/08- ABERTURA DO FESTEJO(QUARTA-FEIRA)
19:00 – Missa de Abertura dos festejos
20:00 – Quermesse
30/08 – 1ª NOITE(QUINTA-FEIRA)
Noitários: Grupo Mãe Rainha, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, 8ª GRE, SINTE, AGESPISA, ELETROBRÁS, Espaço da Cidadania, JM Solar, Chiquinho Auto Peças e Oficina, Madeireira Guimarães, CONSTRUFORTE, Escola Pedro Sá, Equipe de Liturgia da Rádio Cristo Rei, Escolas: Agrotécnica, Juarez Tapety e Costa Alvarenga; Moradores da Vila Santa Teresa, Comunidades: São Miguel da Talhada, Pinga, Potes e Paquetá; Conjuntos Aleksandra I, II e III, Moradores das ruas: Abimael Carvalho e Dom Expedito Lopes
Famílias Noitárias: Francisca Pita e Inácio Barros, Sr. Hélio Adão, Dona Janete, Sr. Antonio José, Joaro e Marileide, Tiana Lima, Stefano Ferreira, Dona Socorro e seu Davi.
Grupo Articulador: Ministros da Santa Comunhão
31/08 – 2ª NOITE(SEXTA-FEIRA)
Noitários: UESPI, IFPI, Escolas: Rocha Neto, Girassol e Mahatma Gandhi, Instituto Histórico de Oeiras, Confraria Literaria Eça Dagobertiniana, SHOPINGRÁFICA, Bodelândia, Clínica Analisa, Permissionários do Mercadinho de Oeiras Nova, Ruas: Dom Severino, Sinhá Soido e Conego Cardoso.
Famílias Noitárias: Sr. Felão e Umbelina, Kelson e Camila, Dona Helena, Sr. Francisco e Socorro Rêgo, Luíza e Alberto, Sra. Maristela, Dona Gilda, Ceiça e Justino, Cristina e Luíz antonio, Maria Rita, Dr. Evandro, Luís e Maria de Deus, Seu Anfrísio e Nenem, Mercesinha, Seu Ângelo, Dona Antonia Branca, Dona Jesus.
Grupo Articulador: Coração de Jesus
01/09 – 3ª NOITE(SÁBADO)
Noitários: Coroinhas, Crianças da Catequese, Pastoral do Batismo, Escolinhas de Futebol do: Osmarildo, Henrique Sobreira, Romildo Borges, Grupo de Escoteiros, Grupo de capoeira Raízes do Brasil, Secretaria de Esportes e Lazer, SENTEL, Construfácil, Casa Fácil, Armazém Paraíba, Hotel e Churrascaria Coqueiro Verde, Assentamentos: Carcará e Chapada do Fio, Escola: Armando Burlamaqui. Moradores das Avenidas: Antonio Soares(Rui Barbosa), Candido Martins e Benedito Martins;
Famílias Noitárias: Sr. Zé Brito, Zuzu, Dona Alzenir, Dona Chiquinha, César e Helane, Professor Nilson e Adelaíde, Luís e Mocinha Miranda, Edvaldo Gomes, Paulina e Joel, Fátima e Avelar, Cícero e Juliana, Dona Modestina, Dona Santa e seu Zeca, Sra. Cassandra Santos, Liana e Barroso, Sr. Deri Gonzaga, Nilson Miranda, Dr. Ricardo Siqueira, Andréa e Marco Santana, Lúcia e Totota, Marcele Sá e João Augusto, Chico Zome, Eldina e Netinho, Sr. Lourival e Lúcia, Portela e Ivone, Lucinha e Savinho.
Grupos Articuladores: Catequistas e Pastoral da Criança
02/09 – 4ª NOITE(DOMINGO)
Noitários: Pastoral da Juventude, Crismandos, Renovação Carismática, Grupo Amigos em Oração, Jovens em geral, Secretaria da Juventude, Escola IBENS, Comunidades: Briona, Soares e Várzea da Cruz; Fórum Desembargador Cândido Martins, Ministério Público, Drogaria Horizonte, Cartório Eleitoral, Vara do Trabalho, Polícia Militar, Polícia Civil, Clinica de Olhos Dr. Joaquim Dias, Escrítorio de Advocacia do Doutor Caio César Carvalho, SMC Digital, Moradores das Avenidas: Abdias Neves e Isaías Coêlho.
Famílias Noitárias: Dr. Noac Almeida, Vanda Rocha e Assuero, Sérgio e Espírito Santo, Evangelina Sá, Valmira, Heloisa Helena e Jailton, Sr. Raimundo Vieira, Sr. Claudevândio Macedo e Rosileide, Joaquim Dias e Noélia, Lívio George, Jonas e Ana Célia, Juraci e Raimunda, Dona Lourdinha, Sra. Sandra, Olguinha, Delsinha e Delva, Luís Pedro e Mariinha, Laynara e David Galvão, Dona Lídia, Aumilene e Luís, Dimas e Nenem, Julia e Bastião, Socorro Torres, Sr. José Daguia e Eliane, Fátima Lima e Antonio, Dona Neves.
Grupo Articulador: Grupo de Jovens
03/09 – 5ª NOITE(SEGUNDA-FEIRA)
Noitários: Cidade de São João da Varjota, Coral Irmã Caldas, Comunicadores das Rádios: FM Cristo Rei, Meio Norte FM, Primeira Capital e Vale do Canindé; PASCOM, Religiosas, Assentamento e Escola Agrícola de Caldeirões, Mercadinho Hosano, Wilson Lanches, Magazine Nossa Senhora Aparecida, Supermercado São José, Escolas: Dom Edilberto e CAIC; Moradores das Ruas: Santos Dumont e Comadre Ana.
Famílias Noitárias: Sr. Nonato Barbosa, Sr. Hélio Neri, José Alberto e Carine, Dona Maria do Carmo Alve, Lêda Alves, Dona Solimar, Teresinha de Gessi, Hosano e Isaura, Doca e Aldenora, Teresa, Teresinha Lopes, Kincas e Edileusa, Jader e Perpetua, Eloneide, Célia e Filim, Ceiça de Doutor, Dona Enoi, Sabrina e Lucas, Sílvia e Wilke, Dona Eva, Cabo Chico e Cristina, Ceiça e Wilson.
Grupo Articulador: Grupo de Oração do Divino Espírito Santo
04/09 – 6ª NOITE(TERÇA-FEIRA)
Noitários: Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, Grupo de Oração de Santa Rita, Secretaria de Indústria e Comércio, Secretária de Obras, Secretaria de Saúde, 8ª Diretoria de Saúde, UPA, Hospitais: Bom Jesus dos Passos, Nossa Senhora da Vitória e Deolindo Couto; Posto de Saúde de Oeiras Nova, CEO, APAE, Agentes de: Saúde e Endemias; Estúdio de Pilates Fisioterapia Integrada, Mercadinho Moura e Val, Mundo dos Discos, Clínica Dr. Antonio Reis, Clínica Dr. Xavier, Clínica de Dr. Hailton Filho, Comunidades: Contentamento, Malhada Grande dos Lopes, Boa Nova; Moradores da Avenida Totonho Freitas.
Famílias Noitária de: Pimentel e Laura, Espírito Santo Bruno, Sra. Maria Daguia, Assis e Ivete, Valdívia e Zé Moura, Antonio Reis, Aldenora Reis, Auridene e Mário Freitas, Carla e Espedito Martins, Luís Fernado e Marilande, Neander, Fatinha e Barroso, Gorete e Mariano, Sr. João Gonzaga, Ceiça Costa, Dona Zilene, Eduardo, Dr. Xavier, Dr.Aluísio Rabêlo, Dona Neide, Fernando de Zadim, Alexandre Meneses.
Grupo Articulador: Pastoral do Dízimo
05/09 – 7ª NOITE(QUARTA-FEIRA)
Instituição do ministério de acólito para o seminarista Lael Rubem, proferido pelo bispo diocesano Dom Edilson Nobre.
Noitários: Vicentinos, Rodagem de Picos, Vila São José, Juraní, Parque Leste, Uberaba I e II, Conjunto Oeiras, São Benedito, Anel Viário, Verde Teto, Secretaria de Agricultura, Sindicato dos trabalhadores Rurais, Comunidade: CEPISA; Escolas: Cebolinha, Santinha Nunes, José Coêlho, Farmacêutico João Carvalho, Moradores das Ruas: Juscelino Kubichek, João Nunes, José Tapety, Candido Aleixo
Famílias Noitárias: Seu Beto e Gildete, Adailton, Seu Edvaldo, Joel Silva e Maura, Cocota, Socorro Lagoa, Socorro Santos , Sr. Juvenal, Arimatéia Junior, Espírito Santo, Edvaldo Lima, Beron Morais, Gilmar Fontes, Dona Lourdes, Da Mata e Ana Elisa, Ceiça Ribeiro e Brito, Josué e Gracinha.
Grupos Articuladores: CEFAS e Coração de Maria
06/09 – 8ª NOITE(QUINTA-FEIRA)
Noitários: Pastoral do Idoso, FUNDED, Secretaria de Assistência Social, CRAS, CREAS, Assistentes Sociais, Casa dos Conselhos, DETRAN, Grupo Santo Antônio, Paróquia de Nossa Senhora da Vitória, O Boticário, Mercadinho Canário, Farmácias Santana, Clínica Dr. Hidelberto Alves, Revendedoras Natura: Firmina e Jacira.
Famílias Noitária de:, Fábio e Andréia, Elias e Geórgia, Lilisa Rêgo, Conceição Rêgo, Teresa, Tamiris, Mercês e Zezinho, Vanessa Reinaldo e Eduardo, Paulo Jorge e Nayla, Camila Marques, Mariquinha Santana e Hidelberto Alves, Firmina e Chagas, Marenilda e José Francisco, Célia Carlos, Chiquim e Jacira, Letiano, Pedro Freitas.
Grupo Articulador: Terço dos Homens
06/09 – 9ª NOITE(QUARTA-FEIRA)
Noitários: Prefeitura de Oeiras, Câmara de Vereadores, CDL, Maçons, Posto Santa Isabel, Rotary Club, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste, IAPEP, Liquigás, Lanches e Cia, Casa do Parafuso, Supermercados: Marli, Frigoleme e Alternativo; Espaço da Cidadania, Receita Federal, ENGIPEC, Correios, Pastoral Familiar, Cúria Diocesana, Moradores das ruas Costa e Silva e Antonio Tapety.
Famílias Noitárias: Perpetua e Antonio Francisco Mariano, Sr. Antonio do IBGE, Sr. João Batista e Luciana, Ceiça e Zezé, Martinho de Meneses, Laninha e Ari, Dona Francisca, Ribeiro e Fatinha, Maria e Francisco, Sra. Amélia de Doutor, Fabiana e João Burane, Kelson de Doutor e Família, João Gregório e Antonia, Dona Cecília, Seu Domingos e dona Socorro, José Raimundo Sá Lopes, Sr. Cleilton, B.Sá, Zé Madeira e Leonisia, Zadim, Hélio Martins e Marli, Dr. Carlos Washinton, Francisco Guedes, Mariinha Siqueira, Marciel e Edenia, Raimundinho e Marinalva, Eliana Gonçalves e Família.
Grupos Articuladores: Casais Encontristas e Pastoral Carcerária
08/09 – (SÁBADO) FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA
18:00 – Procissão Com a imagem da Sagrada Família pelas ruas dos Bairros Oeiras Nova e Jureminha.
19:00 – Missa Solene da Festa da Sagrada Família
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
– Todas as noites após as novenas, haverá momento social com apresentações culturais e barraquinhas com bebidas e comidas típicas
– No dia 06/09 será realizado o grande leilão da Festa da Sagrada Família
– No dia 08/09 após a Missa da Festa da Sagrada Família será realizado o Show de Encerramento dos Festejos.

Por Claudevândio Macedo

Piauí já registrou 3.544 focos de calor e Semar alerta para risco em dez cidades


O Piauí já registrou mais de 3.544 focos de calor até este domingo(26) em 2018. Somente neste mês de agosto foram 1.831 focos registrados até agora. Os dados são registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que faz um monitoramento via satélite de todo o país no Programa Queimadas.
Alguns municípios, principalmente da região dos Cerrados, têm recebido uma atenção maior dos órgãos de prevenção e combate a incêndios por estarem mais suscetíveis e não possuírem um quartel do Corpo de Bombeiros. 

Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Santa Filomena, todos no extremosul do estado, foram os que mais registraram focos de calor em 2018, principalmente neste mês.
Mas, neste domingo(26), os municípios  de Floriano, Alvorada do Gurgueia, Bertolínea e Guadaplupe também estão entre os dez com mais focos de calor.
“Conforme informações sobre as condições meteorológicas descritas neste boletim, observa-se o elevado risco de ocorrência de incêndios florestais para os municípios relacionados na tabela com informações disponíveis sobre os maiores índices de focos de calor para o Estado do Piauí”, alerta Carlos Eduardo Silva, coordenador de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). 




Recomendações: 
Para reduzir o número de incêndios florestais culposos, o major Sérgio Melo, do Corpo de Bombeiros faz algumas recomendações:
1. Limpar as áreas adjacentes no entorno da propriedade em até três metros para quebrar a continuidade da vegetação – fazer o aceiro;
2. Evitar queima de lixo (todos os tipos de resíduos sólidos: mato, folhas secas, materiais orgânicos e inorgânicos);
3. Durante a estiagem, retirar a vegetação mais fina antes de crescer muito, secar e ficar propícia ao fogo, principalmente em terrenos baldios;  
4. Observar previsões do tempo e manter-se atualizado com as temperaturas, umidade e vento – sites na internet fazem previsões de queimadas como o do INPE; 
5. É preciso também manter-se vigilante quando há queimadas na região para que seu terreno não seja atingido.
"Quem acende o fogo é responsável pelas consequencias que ele vier a causar. No momento que você utilizar o fogo e ele sair do local onde você estava pretendendo queimar, é sua responsabilidade dar o primeiro combate, enquanto ele estiver pequeno", ressalta o major Sérgio Melo.

Caroline Oliveira
carolineoliveira@cidadeverde.com

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

APICULTORES DA COMUNIDADE CALDEIRÃO RECEBEM ORIENTAÇÃO TÉCNICA DA EQUIPE CEFAS SOBRE ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA PARA AS ABELHAS!

 A equipe do CEFAS esteve durante a manhã desta quinta-feira 23 de agosto de 2018 na comunidade Caldeirão, município de São Miguel do Fidalgo realizando um curso sobre Alimentação alternativa para abelhas, este sugerido pelos próprios participantes que em sua grande maioria são produtores de mel, em vista do período critico em relação à florada.

Foram abordadas no contexto dois tipos de alimentação: Manutenção/Subsistência que é fornecida às abelhas para saciar a sua fome no período de escassez de alimento no campo, visando garantir a permanência dos enxames nas colméias, bem como Alimentação estimulante que por sua vez tem o objetivo de estimular a postura da rainha, 30 a 40 dias antes da florada.

Na oportunidade foi repassado um vídeo demonstrando a produção de alimentação artificial para as abelhas e foram também distribuídos exemplares de livros sobre apicultura.




Redação e Postagem: Madalena Vieira

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Famílias do semiárido recebem placas e bombas solares para melhoramento na produção de alimentos

Na última segunda feira (20/08/2018) a Kolping Piauí realizou a cerimônia de entrega de placas e bombas solares para as famílias beneficiadas pelo programa P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) na Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Oeiras. Estiveram presentes 64 representantes das famílias vindos de diversas comunidades do município e prestigiaram as falas de lideranças e e representares da classe como: Gilmar Fontes (Presidente do STTRs de Oeiras), Raimundo João (Coordenador da Kolping Piauí), Vereador Arimateia Júnior, Cleiton Andrade (Empresário), Osvaldo (Coordenador do Programa Viva Semiárido), Valdiner Silva (animador de campo do projeto), Adalto Andrade (Vice-presidente do STTRs), José Inácio (CEFAS) e Jane Martins (Representante do Banco do Nordeste).



Todas as famílias que receberam uma Cisterna Calçadão ou Cisterna Enxurrada foram contempladas com o kit solar e mostraram-se bem animadas e empolgadas com essa novidade, essa é uma inovação que ajudará no aumento da produção, seguindo os parâmetros da agroecologia e no incentivo a energias renováveis.



Foi montada um dos kits no pátio externo do STTRs para demonstrar como vai funcionar essa estrutura no quintal das famílias, e foi um espaço para esclarecer dúvidas tanto dos agricultores presentes quanto da população que prestigiava o evento.



O Programa P1+2 está cumprindo seu papel quando se trata das mudanças de realidades, proporcionando uma maior qualidade de vida e segurança alimentar e a permanência dessas famílias no campo; Esses são os objetivos do programa, da Articulação do Semiárido (ASA), Kolping Piauí, BNDES e Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido.

Fonte: kolpingpiaui.org.br

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

MONITORAMENTO DE ATIVIDADES E CAPACITAÇÃO EM ASSOCIATIVISMO NAS COMUNIDADES DO MUNICÍPIO DE SÃO JÃO DA VARJOTA


Neste último dia 16, de agosto a equipe CEFAS esteve capacitando em associativismo a comunidade Angical, e na oportunidade  monitoramento das atividades produtivas da comunidade Cepisa,   no município de São João da Varjota, repassando orientações técnica para plantio do tomate e pimentão. A comunidade desenvolve um trabalho muito importante na horta comunitária já que a mesma vem apresentando bons resultados para a associação. Conseguimos mobilizar um numero significativo de pessoas para a capacitação em associativismo  repassamos muito conhecimento para os mesmo ficando ainda acertado para que os mesmo nos comunicasse quando estiver que acontecer a  .reunião para troca de diretoria, para melhores esclarecimento vendo que os mesmo não tinha conhecimento sobre os seus direitos e deveres dentro de uma  associação .


Postagem: Sandecleia Borges

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CEFAS REALIZA CAPACITAÇÃO E FAZ ANALISE POSITIVA DOS EFEITOS QUANTO À PRESENÇA DA ENTIDADE NA COMUNIDADE SÃO JOÃO DE SENE!


A equipe do CEFAS esteve neste ultimo dia 16 de Agosto na comunidade São João de Sene município de Tanque do Piauí.
O objetivo da visita foi a realização de uma capacitação em Avicultura, com ênfase na Criação de galinha caipira/ manejo Alimentar e Sanitário das aves em vista da importância que estes representam durante todo o ciclo, tendo sido esta solicitada pelos próprios criadores mediante planejamento participativo realizado, levando em consideração também que a comunidade trabalha a atividade e sentem necessidade em aprimorar seus conhecimentos na área.
Ainda na oportunidade, observamos o resultado promissor em relação ao projeto de recuperação e perpetuação da galinha caipira canela preta este disseminado na comunidade pelo CEFAS através da parceria com a EMBRAPA Meio Norte na pessoa do Dr. Marcos Jacob que desenvolve este projeto, e nos doou os primeiros pintainhos para que a equipe distribuísse nas comunidades.
O relato dos criadores de São João de Sene é de muita satisfação com a raça em vista de que superou as expectativas, conta a criadora Eliete que houve aumento significativo na produção de ovos e de carne, também a qualidade muito maior. Faz a colocação ainda sobre o índice elevado de reprodução, consequentemente de eclosão dos ovos.
 
Redação e postagem: Madalena Vieira