quarta-feira, 21 de maio de 2014

ENTIDADES QUE ATUAM NO SEMIÁRIDO VISITAM EXPERIÊNCIAS DE CONVIVÊNCIA PARA DEFINIREM O CARÁTER PRODUTIVO.



       Na manhã do último dia 14, o Centro Educacional São Francisco de Assis-CEFAS reuniu-se com entidades parceiras no desenvolvimento do semiárido entre elas: a Obra Kolping, Escola Paulo de Tarso, CELTA, Caritas, CERAC. No primeiro horário do encontro, o grupo visitou uma experiência de convivência local, na comunidade Várzea da Cruz na propriedade do senhor Silvino mais conhecido como Tetê Bola e sua esposa Dona Francisca. O casal vem desenvolvendo, na sua propriedade, um projeto de horticultura através de uma associação fundada e acompanhada pelo CEFAS desde novembro de 2013.
       Na horta, a família produz; coentro, alface, tomate, cebola, beterraba, quiabo, abóbara, pimenta e uma grande quantidade de macaxeira todo tempo. O sistema de irrigação utilizado pela associação é o de gotejamento e micro aspersor, por tratar-se de um método de baixo custo além de ter um melhor aproveitamento da água e que se adaptou bem ou esquema da horta.

       Na parte da tarde, o grupo se deslocou para a Comunidade Jenipapeiro, Município de São João da Varjota para visitaro casal, Valdemar Mendes Vieira e sua esposa Francisca Marques Vieira, contemplado com uma cisterna enxurrada do projeto P1+2. Além da visita também definiu-se o caráter produtivo que será implantado em cada implemento; no final da tarde, o grupo fez uma breve socialização destacando os pontos positivos e alguns encaminhamentos a serem feitos para que se efetue um trabalho cada vez melhor no semiárido e a parceria entre as diversas entidades possa dar muitos frutos em vista no desenvolvimento local sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário