quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DOCUMENTO SOBRE PRIORIDADES DE DESENVOLVIMENTO PARA A MICRORREGIÃO DE OEIRAS É ENTREGUE À EQUIPE DE TRANSIÇÃO DO GOVERNADOR ELEITO WELLINGTON DIAS

Nesta terça-feira, dia 25 de novembro de 2014, foi entregue nas mãos do Deputado Merlong Solano, representante da Equipe de Transição do Governador Eleito Wellington Dias, o documento elaborado em três etapas por representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais de diversos municípios da Microrregião de Oeiras, contendo as Prioridades de Desenvolvimento para esta região.
O Encontro, realizado com a finalidade de formalizar e tornar pública a entrega do Documento, contou com a participação de várias entidades e organizações que contribuíram diretamente para a elaboração deste, sendo: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, 8ª Gerência Regional de Educação, Secretaria Municipal de Educação - Oeiras, Central de Assentamentos do Centro-Sul do Piauí, IFPI, Secretaria Municipal de Agricultura - Oeiras, UESPI, Prefeitura Municipal de São João da Varjota, Promotoria de Justiça de Oeiras, Banco do Nordeste, entre outras.

Além da oração inicial e da composição da mesa, foi realizada a leitura do documento na íntegra pelo Pe. João de Deus, que reafirmou a necessidade de se implementar ações para promover o desenvolvimento da nossa região. Após a leitura do documento, a palavra foi facultada aos presentes. O Sr. Francisco Sepúlvida, Presidente da Central de Assentamentos, destacou em sua fala a preocupação com a devastação do meio ambiente, que em sua opinião, deve ser uma questão a ser levada mais a sério pelos representantes políticos do nosso Estado.
O Deputado Merlong Solano, ao se pronunciar, agradeceu o convite feito pelo Pe. João de Deus e justificou a ausência do Governador Eleito Wellington Dias. Expressando sua opinião sobre o desenvolvimento do Brasil e do Piauí, destacou que “o nosso país descobriu que é capaz de crescer, gerando renda e emprego”. Acrescentou ainda que “o desafio é aumentar a produção no Piauí, para que o nosso Estado possa crescer economicamente e se equiparar a outros Estados do Brasil”.
Merlong Solano ainda declarou acreditar que as prioridades constantes no documento fazem parte do Programa de Governo do Senador Wellington Dias, programa este que foi escolhido pelo povo nas urnas, por meio do voto. Finalizou sua fala comprometendo-se a entregar o Documento de Prioridades ao futuro Governador do Estado do Piauí.

As Prioridades de Desenvolvimento apresentadas contemplam áreas como: Convivência com o Semiárido, Educação, Saúde, Infraestrutura, Programas Sociais, Segurança, Comunicação, Esporte e Lazer. 

Postagem: Graça Costa
Correção: Cristina Machado 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BAREIROS-TRINCHEIRAS CONSTRUIDOS PELO CEFAS JÁ ENCHEIRAM COM AS PRIMEIRAS CHUVAS

As chuvas que caíram na segunda quizena do mês de novembro de 2014 já foram capazes de encher os barreiros-trincheira construídos em Cajazeiras do Piauí, São José do Peixe e São João da Varjota, municípios nos quais o Centro Educacional São Francisco de Assis - CEFAS atua com o Projeto Uma Terra e Duas Águas - P1+2.
Os barreiros-trincheira construídos têm capacidade de armazenar mais de 500m³ de água. Este tipo de barreiro serve para armazenar a água das chuvas, matar a sede dos animais e, também, para que as famílias beneficiadas possam ampliar a sua área produtiva com verduras, legumes e frutas que ajudarão na alimentação e melhoria da saúde.
Desta maneira, o barreiro-trincheira ajuda a garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas. Caso haja sobra na produção, esses produtos podem ser comercializados. Quem possui um barreiro-trincheira consegue fazer o que antes era impossível para a maioria absoluta dos(as) agricultores(as) da região Semiárida: plantar e produzir não só quando chove, mas também nos períodos de estiagem.
 
Postagem: Graça Costa

terça-feira, 18 de novembro de 2014

COLOCAR OS TALENTOS A SERVIÇO DOS OUTROS, PEDE O PAPA FRANCISCO

No Angelus deste domingo, 16, o Papa Francisco falou sobre a parábola dos talentos, presente no Evangelho do dia. Ele explicou que os dons recebidos de Deus devem ser colocados a serviço dos outros, e não guardados em um cofre.
Francisco recordou que Deus confia ao homem seus patrimônios mais preciosos, como a Palavra, a Eucaristia, a fé no Pai Celeste e o perdão. Trata-se de dons que não devem ser apenas protegidos, mas precisam crescer. “Jesus não nos pede para conservar a sua graça em um cofre, mas quer que a usemos em vantagem dos outros. Todos os bens que recebemos são para dar aos outros e assim crescem”, disse.
 
Segundo o Santo Padre, a parábola dos talentos exorta os fiéis a não esconderem a sua fé e sua pertença a Cristo, a não enterrar a Palavra do Evangelho, mas, ao contrário, fazê-la circular nas situações concretas da vida. Da mesma forma deve ser feito com o perdão, que Deus dá, em especial, no sacramento da Reconciliação.
“Não o tenhamos fechado em nós mesmos, mas deixemos que desencadeie a sua força, que faça cair aqueles muros que o nosso egoísmo levantou, que nos faça dar o primeiro passo nas relações bloqueadas, retomar o diálogo onde não há mais comunicação”.
O Santo Padre pediu que os fiéis leiam em casa esse trecho do Evangelho de Mateus e pensem se estão fazendo seus talentos crescerem ou se os estão guardando em um cofre. Ele ressaltou que Deus não dá a mesma coisa a todos, mas conhece cada um e confia a cada pessoa aquilo que lhe é certo.
“Deus confia em nós, Deus tem esperança em nós. Não nos deixemos enganar pelo medo, mas vamos retribuir confiança com confiança!”, concluiu Francisco.
Fonte: Cristo Rei FM.com

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

ENTIDADES SE REÚNEM PARA DISCUTIR PRIORIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PIAUÍ

No último dia 12 de novembro de 2014, foi realizada no Centro de Formação ECC, uma reunião com representantes entidades do município de Oeiras, que têm em comum o objetivo de discutir prioridades para o desenvolvimento do Piauí.
Várias entidades e órgãos governamentais e não-governamentais se fizeram presentes, dentre elas: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Central de Assentamentos do Centro-Sul do Piauí, CEFAS, Secretaria Municipal de Agricultura, 8º Gerência Regional de Educação, Banco do Nordeste, EMATER, Polícia Militar, Banco do Brasil, Associação do Meio Ambiente de Oeiras, IFPI, CEFAS, Emplanta, Câmara de Vereadores de Oeiras, SINTE, entre outras.
Durante a reunião, foram debatidos vários problemas que o Estado do Piauí e, especialmente a Microrregião de Oeiras, vem enfrentando, como a iminência de mais um período de Seca, a falta de perspectiva de futuro para os jovens, os problemas da educação, a violência e a ameaça das drogas, o pouco-caso político administrativo.

Durante o debate, Pe. João de Deus de Carvalho Leal enfatizou o compromisso que os representantes políticos devem ter com a sociedade. Afirmou que os políticos do nosso Estado devem mostrar trabalhos concretos desde o início do seu mandato, pois há questões urgentes que não podem esperar para ser resolvidas.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras, Gilmar  Fontes, em uma de suas colocações, falou da importância de deixarmos o egoísmo de lado e unirmos forças em nome de um bem maior, que é o bem-estar de toda a população Oeirense.

Como encaminhamento, foi formada uma Comissão com representantes de algumas entidades presentes, para preparar um documento onde deverão constar as prioridades apontadas pelos participantes. Este documento, que deverá ser ampliado com as contribuições dos 17 municípios do Território Vale do Canindé, será encaminhado posteriormente aos representantes do Poder Executivo a nível Estadual e Federal.
Postado por; Graça Costa 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

FÓRUM PIAUIENSE DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO REALIZA MAIS UMA REUNIÃO AMPLIADA

  No último dia 10 de novembro de 2014, foi realizada em Teresina, na sede da Obra Kolping, mais uma Reunião Ampliada do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA.
  As entidades que compõem o FPCSA se reuniram para socializar os avanços e dificuldades no desenvolvimento de seus Projetos. Se fizeram presentes à reunião: FETAG, OBRA KOLPING, COOTAPI, CÁRITAS REGIONAL, MANDACARÚ, CELTA, CEFESA E CEFAS.
  Na reunião foram debatidas as seguintes pautas: Socialização da Gestão (FPCSA/ASA (AP1MC) /ORGANIZAÇÃO) - Avanços, Recuos e Perspectivas; Eleição da Nova Coordenação do FPCSA; Execução do Programas (BNDES, MDS, FBB e EMATER); Encontro Estadual de Comunicação; Flash Mob.
  O evento foi direcionado pelo Coordenador Executivo do Fórum e Vice - Presidente do P1MC, Carlos Humberto Campos. Em umas de suas falas, o mesmo enfatizou que o Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido não é uma entidade, mais sim uma articulação, e o que mantém esta articulação viva e ativa é a sua diversidade partidária...


 Postagem; Graça Costa.



quinta-feira, 6 de novembro de 2014

HISTÓRIA DE UM PEDREIRO TRABALHADOR



  A Comunidade Malhada Grande, que está localizada a 12 km da sede do município de São João da Varjota, é uma comunidade de pessoas unidas e que buscam encontrar a melhor forma de viver no Semiárido Nordestino, através do próprio trabalho.
  Na comunidade Malhada Grande mora o Sr. Antônio do Nascimento Dantas, popularmente conhecido como “Seu Antonio” ou “Toim de Nilo”. Com 67 anos, Seu Antônio é pedreiro e agricultor; e apesar da idade, batalha muito para dar o melhor para a sua família. Casado com D. Perpétua Maria de Jesus Dantas, ele tem dois filhos que ainda moram com o casal.
  Neste ano de 2014, a comunidade de Seu Antonio foi beneficiada através do projeto Uma Terra e Duas Águas - P1+2, que é desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, com o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social - BNDES, e executado pelo Centro Educacional São Francisco de Assis - CEFAS.

  Seu Antonio nos relata que ficou muito feliz com o “Projeto de Cisternas” em sua comunidade. “Quando soube que a minha região ia receber um programa que ia  construir cisternas para a produção de alimentos, fiquei muito feliz, pois vi a oportunidade de produzir alimentos o ano todo, pois com a minha cisterna que recebi do projeto já planto algumas coisinha como macaxeira, abóbora, pimenta, é pouquinho ainda, porque não tem muita água acumulada, mas a esperança é que ela encha para que minha família possa produzir cada vez mais. O projeto aqui na comunidade Malhada Grande também gerou forma de emprego pra mim e meu filho trabalhando como pedreiro, pois o projeto além de dar as cisternas, temos a oportunidade de aprender a construí-las”. Ele ainda acrescenta: “Fiquei mais grato ainda em ter tido a oportunidade de construir a minha própria cisterna, não somente a minha, mas a de muitas pessoas que assim como eu recebeu as cisternas do projeto P1+2”.
  O objetivo do Programa Uma Terra e Duas Águas - P1+2 é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido Brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para a produção de alimentos.


Postagem; Graça Costa

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

CEFAS FINALIZA A CONSTRUÇÃO DE 31 BARREIROS-TRINCHEIRA

  Neste ano de 2014, o Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS construiu através do Projeto Uma Terra e Duas Águas (P1+2), 31 barreiros- trincheira. Projeto este desenvolvido pela Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA e que tem apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social – BNDES.

  Estes 31 barreiros foram construídos nos quatro municípios em que o CEFAS atua com o Projeto P1+2, ficando assim distribuídos; São João da Varjota com 02, São José do Peixe =18, Cajazeiras do Piauí = 08 e Santa Rosa do Piauí = 03, totalizando assim a construção de 31 barreiros-trincheiras finalizados.
  Os barreiro-trincheiras são tanques longos, estreitos e fundos escavado no solo. Ele tem esse nome porque se parece muito com uma trincheira.
 
O barreiro-trincheira é uma tecnologia de baixo custo, simples de ser construída, sendo que esse barreiro evapora muito menos água em relação aos barreiros tradicionais.
  Ele serve para armazenar a água da chuva, matar a sede dos animais e também, para que as famílias possam ampliar a sua área produtiva com verduras, legumes e frutas que ajudarão na alimentação e melhoria da saúde.
  Dependendo do tipo de solo, o barreiro poderá ser mais profundo, diminuindo o seu comprimento. Entretanto é importante garantir que ele tenha sempre capacidade para armazenar no mínimo 500m³ ou 500 mil litros de água. A construção do barreiro-trincheira é uma ação socialmente mobilizadora e economicamente estruturante. Água é vida e onde tem água tem vida.


 Postagem: Graça Costa

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Em Oeiras professores das EFADES participam do 4ª Módulo de formação

 Professores das escolas Famílias Agrícolas, da Fundação Dom Edilberto, participam esta semana  do quarto módulo de formação inicial, que tem como objetivo capacitar os monitores no âmbito da pedagogia da alternância. Ao todo são 10 módulos e segundo João Emílio, secretário executivo das EFADES do Piauí "Essa pedagogia de alternância requer uma formação diferenciada capacitando o educador para que melhore cada vez mais seu trabalho junto aos alunos do semiárido”.   
Pela manhã os professores participaram de uma reunião com o presidente da Fundação Dom Edilberto,o Pe.João de Deus, oportunidade em que se fez  a avaliação sobre o funcionamento das escolas.
   O encontro teve início na tarde desta segunda-feira (03) com a celebração da santa missa no auditório do Ecc,  presidida pelo Pe.João de Deus. Em sua homilia, o padre João de Deus ressaltou a importância dessa formação para a qualificação do educador, uma vez que para ele, isso faz parte do compromisso do Cristão para com a vida.
   As escolas famílias agrícolas são escolas filantrópicas que atuam em parceria com o estado e  oferecem aos alunos do semi-árido  uma formação, não só técnica como também humanística, de forma que o prepare para a vida.




FONTE: Cristo Rei FM. com

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

ENTIDADES SE REUNEM PARA TRATAR PRIORIDADES DE DESENVOLVIMENTO DA MICRORREGIÃO DE OEIRAS


A reunião foi realizada no dia 31 de outubro de 2014, no Centro de Formação ECC, em Oeiras-PI, a partir da preocupação com o subdesenvolvimento do nosso Estado, com a seca “braba” em que se vive anos seguidos, com o pouco caso político-administrativo e com a ameaça às vidas desta gente; preocupação também com o futuro incerto e indecente para a juventude da região; preocupação com a violência e desocupação das famílias; preocupação com a migração forçada da juventude; preocupação com a educação do “faz de conta”, com o crescimento do uso de drogas, entre outras. A reunião foi convocada pelo Pe. João de Deus de Carvalho Leal, Pároco da Paróquia da Sagrada Família, com o objetivo de discutir as prioridades urgentíssimas de desenvolvimento para o Piauí, com destaque para a Microrregião de Oeiras.

A reunião foi iniciada com uma leitura bíblica (Rm 12, 3-8), que foi comentada  pelos participantes, destacando-se:
- a importância dos dons serem partilhados em comunidade;
- que cada um dê a sua contribuição a partir do que sabe fazer para promover uma reflexão que deve ser feita no momento de transição política em que vivemos;
- temos como missão colocar nossos talentos a serviço e incentivar que as pessoas desenvolvam seus talentos e os utilizem em favor de todos;
Pe. João de Deus se referiu ao sentido da reunião, afirmando se tratar de uma roda de conversa informal e inicial envolvendo os representantes de alguns segmentos sociais, interessados no desenvolvimento do Piauí, devendo esta primeira discussão servir como impulsionamento para a formação de grupos de trabalho, que envolvam os 17 municípios do Território Vale do Canindé. A idéia é que estes grupos definam prioridades de desenvolvimento, apontando caminhos para a ação do Poder Público.
Vários grupos e entidades foram convidados a participar. Fizeram-se presentes à reunião: Prof° Nilson (IFPI), Rejane (Secretaria de Assistência Social), Airton (EMATER), Remédio Santos (UESPI/Secretaria Municipal de Educação), José Inácio, Lucas, Cristina e Graça (CEFAS), Francisco Costa (EFADE II), Zildemar (EFADE IV), Claudevândio, Jeremias e Francisco Barbosa (FM Educativa Cristo Rei), Carlos (Central de Assentamentos - CACEP), Tadeu (Cáritas Diocesana), Diácono Chagas (Pastoral da Juventude), Francisca Felícia (FUNDED), Ir. Solí, Ir. Regina, Ir. Marta e Emerson Coelho (Paróquia Sagrada Família), Lúcia Araújo (COMRÁDIO), Inaldo, Francisca Joelma e Terezinha (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Oeiras).
Pe. João também deixou claro que esta discussão não é algo isolado. Relatou que os bispos do Piauí estiveram no dia 30 de outubro de 2014 discutindo, através do Skype, as preocupações com a vida e o futuro no Piauí.
Ainda enfatizou que é preciso apontar, com urgência e de uma maneira incisiva, um caminho através do qual o povo fale, se manifeste e apresente prioridades para apresentar ao Poder Público, no momento de transição que se apresenta. Isso porque, na situação atual, não se trata do governo dispor de 04 anos à frente para governar, trata-se de ter trabalhos imediatos a concretizar.
Abordou também as diferenças socioeconômicas existentes entre as várias regiões brasileiras e a grande divisão política existente no Brasil e no Piauí, expressa no resultado das últimas eleições.
Dentro deste contexto, lembrou que, olhando a realidade atual do nosso país, podemos apontar a existência de pelo menos 05 “brasis”: o Brasil do Sul, do Centro-Sul, do Norte, do Nordeste e o Brasil do Piauí e do Maranhão, que constitui um nordeste dentro do nordeste, um Brasil completamente diferente do restante do país.
Nesse sentido, foram informados alguns números e dados, dentre eles a estatística de que 80% das famílias do Piauí estão cadastradas no Programa Bolsa-Família. A Secretaria de Agricultura do nosso estado, no final de cada ano faz a devolução de milhões de reais aos cofres públicos, por não apresentar planos e projetos para utilização deste recurso. A CONAB, que deveria promover o acesso dos (as) agricultores(as) a políticas públicas como o PAA, engaveta hoje um sem-número de projetos por questões burocráticas e, termina devolvendo somas maiores ainda ao Ministério da Agricultura.
A partir deste questionamento, foram apresentados pelos participantes alguns pontos importantes que devem ser considerados no processo de eleição das prioridades de desenvolvimento para o Piauí, sendo estes:
- Trabalhar projetos concretos, que dêem resultados, como o incentivo à criação de pólos produtivos, que tenham assistência técnica e acompanhamento
- Investir no funcionamento de empresas como a EMATER, a fim de garantir a oferta de assistência técnica ao homem do campo;
- Incentivar projetos de formação junto às comunidades rurais, visando sensibilizar as pessoas quanto à importância de aprender a conviver em seu lugar
- Acompanhamento e fiscalização das políticas e programas para que possam beneficiar quem realmente deles precisa;
- Construção de pequenos reservatórios e política de melhoria do processo de aproveitamento da água.
Ao final da reunião, foram feitos alguns encaminhamentos:

- Realizar reunião ampliada no dia 12 de novembro, às 08:00hs, no Centro de Formação ECC, com participação de outras entidades representativas interessadas na discussão, buscando abrir o debate e construir o Plano de Prioridades para o Desenvolvimento do Piauí.
Postagem; Graça Costa