COMUNIDADE: MALHADA DO JUAZEIRO
MUNICÍPIO: SANTO INÁCIO DO PIAUÍ
PARÓQUIA:
GRUPO ACOMPANHADO: ASSOCIAÇÃO
DATA: 29 E 30 DE AGOSTO DE 2011
LOCAL: COLÉGIO
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO E VALDEMI
Iniciamos o Curso de Horticultura na manhã do dia 29 de agosto de 2011 com um momento de oração pedindo as forças de Deus para o nosso Curso, em seguida foi mostrado um slide sobre a musica Deus Está Aqui Nesse Momento e logo após fizemos a apresentação dos facilitadores e também dos participantes do curso e em seguida fizemos o acordo dos horários para realizarmos o curso na parte teórica no dia 29 e no final da tarde e no dia 30 ser realizado a parte prática.
A comunidade está organizada associativamente, mas até a nossa visita não tinha dado continuidade ao trabalho desenvolvido junto com o CEFAS no que diz respeito a produção de hortaliças, ou seja, o grupo de horticultores que é composto por 10 pessoas tinham desanimado e conseqüentemente abandonaram a horta comunitária, devido ser muito trabalhoso pegar água no olho d’água para irrigar os canteiros. Como nós técnicos do CEFAS não poderíamos deixá-los desanimar, sempre incentivamos a produção e a organização, desde antigas conversas com a dirigente da comunidade a Rosinha, eu José Inácio dei várias sugestões de reverter esse quadro como por exemplo o uso da irrigação e com isso a própria comunidade foi se organizando para isso. E o tempo foi passando e hoje já conseguiram uma caixa d’água com canos para que pudessem fazer a irrigação da horta.
O Engenheiro Agrônomo José Inácio iniciou o curso explicando o significado da palavra Horticultura e como se classificam as hortaliças e fazendo um levantamento das hortaliças anteriormente cultivadas pela comunidade e dando continuidade também vimos como devem ser construídos os canteiros e demarcação dos mesmos como também da área, tratos culturais a trabalhar diariamente na horta, tipos de irrigação, ferramentas utilizadas e comercialização.
A metodologia utilizada foram: data show, amostra concreta de algumas sementes de hortaliças e ferramentas como escarificador, pazinha de transplante linha de demarcação e trena.
No curso teve também a parte prática que foi iniciada no final da tarde do dia 29, onde fomos ao local da horta comunitária e fizemos o esquadrejamento da área e iniciamos a demarcação dos canteiros.
Como planejamento adotado foi feito a demarcação da área para a implantação de 50 canteiros de superfície, onde está situada em uma área de 7m por 45m e nele foi dividido em 10 lotes, um para cada família, ficando 5 canteiros para cada família.
No dia seguinte continuamos com a demarcação dos canteiros e posteriormente fizemos de início 5 canteiros e deixamos que as famílias continuassem com o trabalho. Na tarde fomos à cidade conversar com prefeito da Cidade de Santo Inácio o Sr. Inácio para novamente um possível ajuda na irrigação da horta, onde o mesmo contribuiu com os 45 metros de cano de 25mm. Com isso voltamos alegres para a comunidade e conversamos com as famílias para se organizarem financeiramente para comprar o restante do material que constitui nos micro aspersores, magueiras e registros.
Graças a Deus tudo contribui para o nosso curso.
José Inácio Madeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário