domingo, 4 de setembro de 2011

Curso de Ovinocaprinocultura - Comunidade Belo Monte




COMUNIDADE: BELO MONTE
MUNICÍPIO: OEIRAS
PARÓQUIA: SAGRADA FAMÍLIA
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE
DATA: 08 E 09 DE AGOSTO DE 2011
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL 
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO E JOSELITO

Iniciamos o curso de ovinocaprinocultura na tarde do dia 08 com uma oração complementada de slide que refletia sobre a musica DEUS ESTÁ AQUI NESTE MOMENTO e logo em seguida fizemos a apresentação dos facilitadores e o acordo dos horários.
No curso  foram abordados diversos temas como: a importância de se criar e qual o objetivo da criação de bode, as raças adaptadas para a nossa região, foi visto também como deve ser as instalações, manejo reprodutivo e manejo sanitário. O curso foi planejado para se ter aula prática e teórica. A parte teórica foi ministrada na tarde e na noite do dia 08 de agosto e a parte prática foi realizada na manhã do dia 09 de agosto. A aula prática constou na visita de alguns chiqueiro realizando práticas nas propriedades de seu Junior que realizamos vermifugação de aproximadamente 100 animais e também um assepsia no testículo de um cabrito. Na propriedade de seu Zé realizamos vermifugação em aproximadamente 40 animais e também realizamos uma cirurgia do mal do caroço em uma cabra. Na propriedade de seu Ronaldo realizamos vermifugação em aproximadamente 15 animais e realizados duas castrações.
Como parecer técnico observamos que na comunidade eles realizam a prática da vermifugação mais não estratégica, ou seja, apenas de uma a duas vezes por ano e não realizam a prática de limpeza dos chiqueiros com freqüência ocasionando ainda um maior nível de infestação de vermes. Um fator que preocupa também é a dificuldade da criação de ovinocaprinos na região pois na mesma existe onças, e as mesmas matam os animais deixando assim os produtores desanimados. 
Um dos fatores que dificultou o nosso curso foi o tempo corrido para se ter um curso completo de ovino caprinos a ausência de aula prática pois não tivemos como fazer vermifugação, castração e alguma possível cirurgia do mal do caroço, devido os animais serem criados soltos e a comunidade não tiverem como conter os animais. E como não foi possível, passamos um vídeo de ovinocaprinocultura e falamos e ensilagem, feno e das plantas adpatadas a nossa região e aproveitadas pelos ovinocaprinos.

José Inácio Madeira





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário