quinta-feira, 2 de outubro de 2014

33º CONGRESSO DE LAVRADORES E JOVENS DA ROÇA DISCUTE A VIDA NO SERTÃO DO PIAUÍ

  A Fundação D. Edilberto Dinkelborg – FUNDED e a Paróquia da Sagrada Família realizaram nos dias 25 a 27 de setembro de 2014 o 33º Congresso de Lavradores(as) e Jovens da Roça, que este ano propôs discutir o tema: “A vida no sertão do Piauí”.
  O momento de abertura foi com a Santa Missa, na qual o celebrante, Pe. João de Deus, pediu as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre todos(as) os(as) agricultores(as) e agradeceu a Deus por mais um Congresso.
  O evento contou com um público de mais de 400 participantes, sendo a maioria constituída de agricultores(as) de comunidades rurais de diversos municípios da microrregião de Oeiras e de jovens de Escolas-Família-Agrícolas. Além disso, estiveram presentes representantes de várias entidades governamentais e não-governamentais, como: BNB, MDA, CODEVASF, EMATER, CONAB, SEMAS, STR e CEFAS.
 
Durante todo o Congresso, foram discutidas as políticas públicas e projetos voltados para o Semiárido e como os(as) agricultores(as) podem fazer para acessá-los. Também foram apresentadas experiências exitosas, como a de D. Maria de Jesus Gomes de Sá, agricultora do Assentamento Pinga, localizado no município de São João da Varjota, que aprendeu a conviver com o Semiárido usando muita criatividade e força de vontade. D. Maria aproveita do potencial de sua região em produzir frutas para fabricar doces e vendê-los, aumentando assim a sua renda.

  O Congresso de Lavradores(as) e Jovens da Roça foi encerrado com a tradicional distribuição de brindes aos(às) agricultores(as), que se mostraram mais uma vez satisfeitos pela oportunidade de discutir seus problemas e construir soluções na busca de uma vida digna no nosso Semiárido. 

Postagem; Graça Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário