terça-feira, 17 de junho de 2014

CISTERNA - CALÇADÃO




 Cisterna- calçadão é uma tecnologia que guarda a água da chuva e tem ajudado a melhorar a qualidade de vida de muitas famílias agricultoras no semiárido brasileiro.
O próprio nome já diz: é uma cisterna com capacidade de estocar até 52 mil litros de água, ligada a um calçadão de 200 metros quadrados que serve com área de captação da água das chuvas. Essa água escorre do calçadão até a cisterna através de um cano que liga um ao outro.
 Cisterna calçadão tem uma grande utilidade para as famílias agricultoras do semiárido que sofrem com a falta de água no período de estiagem,  pois este implemento potencializa o quintal produtivo, no cultivo de alimentos diversificados para consumo das famílias através do plantio de hortas, plantas medicinais, criação de animais, além de utilizar o calçadão para secagem de produtos como feijão, milho, goma e a casca e a maniva da mandioca que, passadas na forrageira, servem de alimento para os animais e para outros usos.
As cisternas-calçadão aumenta a disponibilidade de água para as famílias, possibilitando a diversificação da produção. Com isso, os agricultores e as agricultoras podem garantir sua soberania e segurança alimentar e nutricional.
É importante também difundir a viabilidade da cisterna- calçadão, no sentido de que ela se tornar uma ação de políticas publica de convivência com o Semiárido brasileiro.
Para conservar um beneficio como este da cisterna calçadão, é necessário que construa uma cerca de proteção, que evite a entrada de animais. A família deve assumir a responsabilidade de sempre fazer algum reparo sempre que necessário, além de outros cuidados como: manter a cisterna sempre fechada, tirar a água com a bomba de repuxo-manual, pintar a cisterna com cal branca sempre antes de iniciar o período chuvoso, fazer, de imediato reparo na cisterna e no calçadão sempre que aparecerem fissuras e rachaduras.
A cisterna – calçadão, assim como diversas experiências implementadas pela Articulação do Semiárido Brasileiro -ASA junto ao Centro Educacional São Francisco de Assis -CEFAS e o BNDES - Banco Nacional do Desenvolvimento Social, é resultado do conhecimento e de experiência acumulada dos agricultores e das agricultoras familiar do semiárido brasileiro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário