quinta-feira, 3 de julho de 2014

BARREIRO-TRINCHEIRA

Fonte: Agronacc. com
Os barreiro-trincheiras são tanques longos, estreitos e fundos escavado no solo. Ele tem esse nome porque se parece muito com uma trincheira.
Ele serve para armazenar a água da chuva, matar a sede dos animais e também, para que as famílias possam ampliar a sua área produtiva com verduras, legumes e frutas que ajudarão na alimentação e melhoria da saúde.
O envolvimento da família é fundamental para que o barreiro-trincheira dê bons resultados, pois é necessário um junção  entre as condições por ele oferecidas e a participação da família na sua construção e no seu aproveitamento. Se a família acredita e deseja essa tecnologia integrada em seu dia a dia, esse recurso poderá ajudá-los a melhorar a sua qualidade de vida, pois um barreiro- trincheira como este disponibilizado pelo Projeto P1+2 (Uma Terra e Duas Água) da ASA executado pelo Centro Educacional São Francisco de Assis- CEFAS e apoiado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Social – BNDES tem uma utilidade muito grande para as famílias agricultoras de nosso semiárido, porque ele permite uma maior produção de forragem para os animais, permite a produção agroecologicos, democratiza o acesso á água, além de gerar renda para as famílias agricultoras.
Fonte: site Barriguda.
 O barreiro-trincheira é uma tecnologia de baixo custo, simples de ser construída, sendo que esse barreiro evapora muito menos água em relação aos barreiros tradicionais.
Nada acontece se não tiver o envolvimento da família, então o primeiro passo para a construção do barreiro-trincheira e a sensibilização e escolha da família.
Conhecendo o que é o barreiro-trincheira a família poderá se preparar para recebê-lo em sua área e se planejar para melhor utilização da água que ali será armazenada. Depois que a família conhece bem o que é o barreiro-trincheira e qual a sua utilidade, é à hora de escolher o terreno para a construção lembrado que o barreiro deve ser o mais próximo possível da área produtiva de preferência onde se criam animais ou se encontre o roçado.
O barreiro-trincheira é construído com 16 metros de comprimento, 05 de profundidade e 05 de largura. A partir de então, se marca a rampa com 08 metros de comprimentos e 05 de largura, iniciando com 05 de profundidade até se alcançar o nível do solo.  

Dependendo do tipo de solo, o barreiro poderá ser mais profundo, diminuindo o seu comprimento. Entretanto é importante garantir que ele tenha sempre capacidade para armazenar no mínimo 500m³ ou 500 mil litros de água. A construção do barreiro-trincheira é uma ação socialmente mobilizadora e economicamente estruturante. Água é vida e onde tem água tem vida.


Graça Costa

4 comentários:

  1. precisa avançar ainda mais com essas tecnologias, pois existe muitas demandas

    ResponderExcluir
  2. Importante para as famílias nordestinas, parabéns a todos pelos projetos

    ResponderExcluir
  3. Importante para as famílias nordestinas, parabéns a todos pelos projetos

    ResponderExcluir