quinta-feira, 31 de julho de 2014

PROJETO P1+2: MAIS OPORTUNIDADE DE PRODUÇÃO NO SEMIÁRIDO

Região de muitos altos e baixos, sol desgastante, terra seca: esta é a comunidade Cepisa, localizada a 13 km da cidade de São João da Varjota. É neste cenário que um grupo de quatro mulheres agricultoras vem trabalhando para melhorar a sua realidade. Elas são: Maria Hortina da Conceição Santos, Marilene de Sousa Carvalho, Maria de Jesus de Sousa e a dona Maria das Graças Parreira de Oliveira.
As mulheres agricultoras desenvolvem na sua comunidade uma horta comunitária, de onde tiram uma alimentação saudável, para seus filhos e toda sua família. Em 2010,a horta foi implantada com a ajuda do SEBRAE – Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas e a partir de então a vida das agricultoras começou a mudar.
Dona Maria de Jesus conta que a maior dificuldade enfrentada pelo grupo é a falta de água, dificuldade esta que já estar sendo superado com a chegada das cisternas de 52 mil litros do Projeto P1+2, Projeto este executado pelo Centro Educacional São Francisco de Assis - CEFAS. “Agora sim vou produzir com água à vontade, pois graças a Deus recebi uma cisterna calçadão” conta a agricultora com um sorriso no rosto.
As agricultoras da comunidade Cepisa produzem varias hortaliças como; alface, coentro, abóbora, cenoura, beterraba, quiabo e batata – doce. Os produtos são destinados ao consumo das famílias envolvidas, e a venda quando sobram alguns excedentes.
                     Postagem: Graça Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário