terça-feira, 1 de julho de 2014

CEFAS COLABORANDO COM O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE



Uma comunidade de pessoas batalhadoras que está sempre de braços abertos para novas possibilidades de convivência com o semiárido: essa é a comunidade Jacús, localizada a 12(doze) km da cidade de São João da Varjota. Lá agricultores e agricultoras vêm afirmando sua criatividade na convivência com o semiárido, a exemplo do casal Francisco José da Silva e Cássia Marques de Lima

O Sr. Francisco José, conhecido como Diano, é presidente da Associação do Assentamento Sobrado, onde desempenha um importante papel de mobilização das famílias ao lado de sua esposa.
Desde o dia 02 de fevereiro de 2014, o Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS vem atuando na comunidade Jacús com o Projeto P1+2 (Uma Terra e Duas Água), para o qual Seu Francisco vem colaborando muito, tanto no processo de mobilização quanto na própria construção das cisternas.

Através do Projeto P1+2, o casal teve a oportunidade de ser contemplado com uma cisterna calçadão, que é uma tecnologia que guarda a água das chuvas e que tem ajudado a melhora a qualidade de vida de muitas famílias agricultoras no semiárido. D. Cássia nos conta que esse implemento é uma benção de Deus tanto para ela quanto para a comunidade: “nossa comunidade ter tido a oportunidade de ser beneficiada com o projeto de cisterna é uma benção, pois a falta de água aqui em nossa comunidade é muito grande”. Seu esposo ainda acrescenta; “só em vê-la posso imaginar como minha vida vai mudar para melhor depois que a cisterna estiver cheia”.
Seu Francisco nos conta que depois que o CEFAS começou a atuar na comunidade, a coisa começou a mudar para melhor e acredita que vai mudar ainda mais; “esse Projeto vai dar um grande avanço na vida de muitas famílias agriculturas aqui da Comunidade Jacús, pois agora temos como produzir em nossos quintais e dar de beber aos nossos animais”.
 Para o casal o semiárido é uma terra sofrida, mas de um povo feliz e realizado, que não tem medo de lutar e que tem sempre um sorriso no rosto e a certeza de vencer a batalha pela vida.  



 Postada:Graça Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário