quinta-feira, 24 de julho de 2014

BARRAGEM SUBTERRÂNEA

Fonte: Riacho noticia.com

    O Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS, executor do Projeto P1+2 (Uma Terra e Duas Água) da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, deverá construir ao longo do Projeto, uma barragem subterrânea em um dos três municípios de atuação (São João da Varjota, São José do Peixe e Cajazeiras). Sabendo que esta barragem faz parte dos 320 implementos disponibilizados pelo projeto P1+2.   Este implemento é uma solução simples que pode ajudar os agricultores do semiárido a segurar a umidade da água do período chuvoso. A barragem subterrânea é uma construção rápida e barata que mantém perfeitamente a umidade do solo favorecendo o plantio durante praticamente, o ano todo.
   Barragem subterrânea é uma tecnologia alternativa de captação e armazenamento da água das chuvas no interior do solo. Ela é instalada em locais estratégicos do terreno, onde escorre o maior volume de água no momento das chuvas. Sua construção é feita escavando-se uma vala perpendicular ao sentido da decida da água até a profundidade onde se encontre a camada impermeável do solo. Dentro da vala, estende-se um plástico com espessura de 200 micras por toda a expressão da parede, em geral, varia de 80 a 100 metros de comprimento. Após o plástico estendido, a vala volta a ser fechada com a terra.
Fonte: Riacho noticia.com
   Nesta parede, deve ser feito um sangradouro com 50 a 70 centímetros de altura. O plástico impermeável barra o escorrimento da água da chuva, provocando assim a sua infiltração no solo, o que reduz a evaporação. Desta forma, cria-se uma vazante artificial onde a umidade do solo se prolonga por longo tempo, chegando ate quase o final do período seco no semiárido. Assim, permite ou produtor cultivar com sucesso os plantios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário