sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comunidade Boca da Entrada - Floriano recebe acompanhamento técnico do CEFAS




COMUNIDADE: BOCA DA ENTRADA
MUNICÍPIO: FLORIANO
DATA: 18 E 19 DE OUTUBRO DE 2011
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO, JANILSON E VALDEMI

Iniciamos a visita técnica na manhã do dia 18 com uma reunião, onde a equipe técnica do CEFAS falou sobre o objetivo da visita e que a qual consistia primeiramente em saber como a comunidade estava multiplicando e praticando os ensinamentos repassados pelo CEFAS perante ao curso ministrado de ovinocaprinocultura, quais as suas dificuldades, seus avanços; e também outro objetivo foi a formulação de ração alternativa e assistência técnica principalmente ao manejo sanitário dos criatórios de ovinos e caprinos.


Ainda na parte da manhã realizamos um acompanhamento à família de seu Francisco das Chagas, onde realizamos castrações de alguns caprinos e também fizemos 03 cirurgias de linfadenite caseosa (mal do caroço) em apenas uma cabra, além também de avaliarmos a eficiência da castração que foi realizada há uns três meses atrás quando a equipe ministrou o curso; e o resultado foi satisfatório tanto nas castrações quanto nas cirurgias.

Na parte da tarde recolhemos a alimentação alternativa que a comunidade tinha preparado e reservado para esse dia, como por exemplo folhas de mamão, gergelim, feijão, milho, sal, cuinho de arroz e fomos passá-las na forrageira de seu Nonato e que também realizamos algumas castrações e fizemos cirurgia de linfadenite caseosa (mal do caroço) em dois caprinos.

Na manhã do dia 19 nos reunimos na sede da associação para ensinarmos como se formula a ração. Consistiu primeiramente na pesagem dos alimentos, em seguida a equipe explicou a função de cada um dos nutrientes e a dosagem a ser acrescentada na ração para logo em seguida serem misturados a fim de formar a ração balanceada.

Foi bastante proveitoso pois a ração é alternativa e a comunidade tem como formulá-la pois na mesma tem os ingredientes necessários para a mesma.

Ainda também na parte da manhã realizamos acompanhamento a uma horta familiar onde ensinamos como fazer um canteiro de superfície bem como também plantamos cheiro verde e ensinamos as práticas diárias e como fazer covas para plantio de tomate e pimentão. E para finalizar a nossa visita fomos à família de seu Zé Luiz onde realizamos castrações em 13 caprinos e também acompanhamos e avaliamos uma horta familiar de Dona Luiza irmã de seu Zé Luiz.

A única dificuldade que tivemos na realização da visita foi um período chuvoso que atrasou um pouco o horário.

Como conclusão a comunidade Boca da Entrada apesar de ser pequena tem muita vontade de evoluir juntamente com o CEFAS; é uma comunidade boa de ser trabalhada.

José Inácio Madeira












Nenhum comentário:

Postar um comentário