quarta-feira, 23 de novembro de 2011

CEFAS participa do Lançamento da Campanha em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do Piauí


Aconteceu no dia 21 de novembro de 2011, na BR 343 na localidade Estaca Zero, o Lançamento da Campanha em Defesa das Terras, das Águas e dos Povos do Piauí.
Fizeram parte do lançamento vários manifestantes e representantes de entidades do Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido, estimando-se um total aproximado de 500 pessoas.
A Campanha visa diante das denúncias, que os poderes públicos e os devidos órgãos competentes, garantam direitos das famílias atingidas por meio de ações de:
1. Levantamento imediato, minucioso e real, de todas as comunidades e famílias atingidas pelos projetos de barragens, mineração, transnordestina, transcerrados e as monoculturas de soja, cana-de-açúcar e plantio de eucalipto;

2. Justa indenização dos reais valores correspondentes aos bens das famílias atingidas;

3. Áreas de terras apropriadas e em condições adequadas para assentamentos de moradias e para a produção da agricultura familiar;

4. Implantação de uma Política Ambiental, que preserve o meio ambiente, a cultura dos povos tradicionais e a biodiversidade. 

O Estado do Piauí vivencia um grande processo de transformação, pois, sob o discurso do desenvolvimento, Governo Estadual e Federal planejam várias obras – algumas delas já em curso – que trarão uma gama de prejuízos, que estão sendo propositalmente silenciados. A começar pela transparência desse processo: a esmagadora maioria do povo não tem conhecimento do que está acontecendo no Piauí e sobre os projetos de infraestrutura, como as 05 barragens previstas para o Rio Parnaíba, rodovias, ferrovias; isenções fiscais; vendas de terras públicas por preços baixos; tudo isto com o objetivo de favorecer e beneficiar empreendimentos privados, principalmente o agronegócio, e não a população através de incalculáveis danos ambientais e violações aos direitos humanos, como remoções forçadas de populações tradicionais, indenizações irrisórias ou inexistentes, dentre outras.
Assim, conclamamos a população piauiense, brasileira e internacional como também o apoio da mídia piauiense para engrossar na luta em defesa das terras, das águas e da vida dos povos piauienses, entendendo que só é possível o desenvolvimento do Piauí a partir do respeito às suas populações.
José Inácio Madeira
Ascom da Campanha














Nenhum comentário:

Postar um comentário