sexta-feira, 29 de novembro de 2013

CEFAS participa de manifesto para a implantação do Campus da UFPI em Oeiras



   Em reunião realizada na tarde desta sexta feira, 29, entidades debateram sobre a instalação do Campus da Universidade Federal do Piauí em Oeiras. A reunião foi convocada pela Fundação Dom Edilberto.

   Na reunião foi discutida a instalação do Campus da Universidade Federal em Oeiras e, a existência de uma possível articulação política para que o campus fosse instalado na cidade de Esperantina e, não em Oeiras.

   De acordo com o padre João de Deus, há uma preocupação em que a cidade de Oeiras não seja contemplada com o Campus, por isso, solicitou a reunião com várias instituições da cidade. “Devemos sensibilizar a sociedade e, os políticos para que possamos juntar forças e não perder mais essa oportunidade, haja vista a quantidade de jovens que diariamente viajam para outras cidades pelo fato da cidade não possuir um campus de uma Universidade Federal.
   O prefeito de Oeiras Lukano Sá descartou totalmente a hipótese de Oeiras perder o Campus da UFPI para Esperantina e afirmou que as duas cidades serão beneficiadas. Lukano informou que esteve reunido com o reitor da Universidade Federal do Piauí, Arimatéia Dantas, e, o mesmo fez garantias reiterando a construção do Campus de Oeiras com inicio das obras previstas para o final de 2014 e inicio de 2015.

   “A instalação do Campus de Oeiras está em uma situação bem avançada, pois todos os trâmites exigidos foram cumpridos. Não há disputa entre as cidades de Oeiras e Esperantina sendo que as verbas dos campus estão garantidos por emenda de bancada dos deputados Assis Carvalho e Marllos Sampaio, confirmou.
   O promotor de justiça de Oeiras, Carlos Rubem, disse ter sido comunicado da articulação em favor de Esperantina e tão logo chamou o prefeito e a câmara de vereadores para debaterem o assunto.


   Ao final da reunião ficou acertado que um manifesto seguido de abaixo assinado será entregue ao governador do estado do Piauí Wilson Martins, ao ministro da educação Aluisio Mercadante e o líder da bancada federal do Piauí em Brasília, deputado Jesus Rodrigues. O manisfesto servirá como uma representação da sociedade oeirense em favor da instalação da UFPI em Oeiras.

Fonte da Notícia: folhadeoeiras.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário