sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O BRASIL TAMBÉM É QUILOMBOLA E NENHUM DIREITO A MENOS.


CEFAS fez participação especial no encontro das comunidades quilombola do município de OEIRAS do PIAUÍ. Evento este que aconteceu nesta quinta-feira 10/08/2017 na comunidade Canadá corrente, neste evento esteve presente as comunidades Canto Fazenda Frade, Queiroz, Cantinho Corrente e Canadá Corrente.

O encontro foi conduzido por Maria Rosalina dos Santos coordenadora Estadual e Nacional da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), e Edson Torres da cidade de Queimada Nova. A qual retratou sobre os direitos dos povos quilombolas e das dificuldades que enfrentaram e vem enfrentando até hoje. Mostrando que desde do inicio as comunidades quilombolas enfrentam uma constante luta para não perder seus direitos.

No primeiro momento as comunidades fizeram uma biografia de como eram suas vidas antes e depois de se auto assumirem quilombolas, relatos esse que mostra um passado sofrido, sem reconhecimento, de várias dificuldades como a falta de água, estrada de boas condições, escola e acompanhamento médico.

Embora tanto tempo sem serem vistas, as comunidades quilombolas se mostram hoje felizes por alcançar o tão sonhado e almejado reconhecimento e valorização da suas culturas. Juntamente com reconhecimento surgiram novas oportunidades de melhoras na qualidade de vida e parcerias que acreditam e valorizam sua cultura.

 Hoje o CEFAS juntamente com o Padre João de Deus Carvalho Leal, que acreditam no potencial dessas pessoas, vem atuando nessas comunidades quilombolas com o papel de fortalecer a valorização da vida. No qual levam e aprimoram os conhecimentos técnicos buscando melhorar a agricultura familiar, além de incentivar a preservação da cultura quilombola.

Como de costumes das crenças dos quilombolas o encontro foi finalizado com uma roda de oração para agradecer a Deus pelas conquistas e pela força que os dá para enfrentar as batalhas do dia-a-dia.












Texto: Yara Kariny Carvalho Soares e Samauro Vieira.


    

Nenhum comentário:

Postar um comentário