quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

CEFAS implanta área de Beldroega na sua sede

   
   A beldroegaPortulaca oleracea, é uma daquelas plantas que a maioria chama de “mato”. Dá em qualquer canto, em sol ou sombra, em solo ruim, pedra, areia, tanto faz, em qualquer canto de muro, fundo de quintal, esquina de baldio essa planta dá. 

   beldroega é uma rica fonte de ômega-3, tem reconhecido uso no tratamento de problemas cardiovasculares já que atua na manutenção do equilíbrio do colesterol total. Em 100 g de beldroega encontramos até 350 mg de ácido linoleico (omega-3).

    Esta planta também é rica em vitaminas A, B e C e sais minerais, apresentando propriedades diuréticaspurificantesanalgésicasanti-glicêmicas e anti-hemorrágicas.

    Na medicina popular, a beldroegatambém é usada para tratamento de casos de vômitosdiarreia e no combate às hemorroidas. O seu emplastro de folhas frescas é muito útil para aliviar as picadas de insetose também contra a acne, por sua ação antiinflamatória e purificante tópica.


   Na cozinha pode-se usar todas as partes aéreas da beldroega, cozidas ou cruas. As folhas, ricas em mucilagem, tem sabor levemente ácido e salgado e podem ser usadas em saladas variadas, combinada com tomate cereja e pepino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário