segunda-feira, 25 de abril de 2022

Domingo da Páscoa, Renova-se a Esperança! Por Dom Edilson Soares Nobre

 


Nós seres humanos temos necessidade de algo que vá além desta realidade da terra. Por natureza, sentimos a necessidade do transcendente. No curso dos séculos “os vendedores da felicidade e do paraíso” têm prometido uma solução. Têm dito: será a cultura a fazer o homem feliz! Mas não foi assim. Têm dito: Será o progresso que fará o homem feliz! Mas não foi assim. Têm dito: será a boa vida a fazer o homem feliz. Mas não foi assim. Têm dito: Será a liberdade de toda lei moral a fazer o homem feliz! Mas também não foi assim. O que precisamos é rejuvenescer o mundo e as pessoas. O Evangelho é o caminho, pois é sempre novo. Hoje anunciamos a juventude do Evangelho e pronunciamos o nome da esperança doada ao homem: se chama Cristo Ressuscitado.

“Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram” (Jo 20,2). O túmulo vazio. O que significa? Significa simbolicamente a vitória de Cristo. Vitória da vida sobre a morte. “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24, 5-6). A partir daquela experiência do túmulo vazio algumas mulheres e os discípulos se encorajaram, superaram todos os medos e assumiram decididamente a missão confiada pelo Mestre e Senhor. Também hoje a Igreja testemunha e anuncia como fez através dos séculos: Jesus Cristo, morto na cruz, ressuscitou, está vivo e presente no meio de nós! Por infinita condescendência para conosco, Deus tornou-se próximo de nós e manifestou-nos amor sem medida, iluminou e deu sentido novo à vida através da ressurreição de Jesus.

A Páscoa, passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura e na convivência humana. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão a última palavra sobre a existência.

Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição de seu Filho Jesus Cristo, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar da edificação da sociedade, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte e todos os males. Jesus Cristo, que passou da morte para a vida, fortifique nossa esperança. O Deus da vida abençoe a todos.

Feliz Páscoa! 

Dom Edilson Soares Nobre

Bispo Diocesano de Oeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário