segunda-feira, 9 de maio de 2022

Equipe do CEFAS Participa de Capacitação para Utilização de Aplicativo de ATER Digital Pelo PRS - Caatinga

 Projeto Rural Sustentável Caatinga moderniza a Assistência Técnica Rural através de tecnologias de baixo carbono e aplicativo de monitoramento



O PRS Caatinga promove nos próximos dias um treinamento presencial para 60 profissionais de Assistência Técnica Rural (ATER) em metodologias e instrumentos para a implementação de tecnologias agrícolas de baixo carbono (TecABC) junto a 5.500 agricultores familiares em cinco estados do Nordeste. O destaque da programação é a capacitação em um aplicativo de “ATER Digital” que moderniza a assistência rural e viabiliza o monitoramento de atividades de maneira mais eficiente e remota. O sistema de informação será utilizado pelas 20 organizações selecionadas pelo PRS Caatinga para fortalecer Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis (APL) no bioma.

Os encontros, que serão de dois dias em cada cidade, vão acontecer de 9 a 17 de maio, começando pelo município de Paulistana (PI), seguindo para Ouricuri (PE), Batalha (AL) e Monte Santo (BA). Paulistana será a primeira cidade a sediar o treinamento com a apresentação dos sistemas de informação do PRS Caatinga e a vivência de uso do aplicativo em um dia de campo. A Região do Médio Canindé conta com oito APLs (Carnaibas, Cefas, Comapi, Cootapi, Funded, Piauíflora, Cefas e Obra Kolping), apoiados pelo PRS Caatinga que beneficiam cerca de 2.200 agricultores e agricultoras familiares que trabalham com apicultura, extrativismo de frutos, ovinocaprinocultura, entre outros cultivos.

Para o diretor do PRS Caatinga, Pedro Leitão, essa rodada de treinamento das equipes de ATER, capacitadas anteriormente pelo Programa de Capacitação em Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono realizado em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) representa um marco. - Após dois anos de pandemia e diversas dificuldades para estabelecer um contato mais direto e regular com os agricultores, o Projeto vai à campo, levando assistência técnica qualificada em baixo carbono e em tecnologias de informação e comunicação. Será uma jornada intensa de três semanas, para a qual mobilizamos boa parte da nossa equipe - a Coordenação Regional, os Monitores Estaduais, a Coordenação Científica e outros especialistas - além dos profissionais de ATER que irão assessorar os APLs na transição para a agricultura de baixo carbono.” - afirmou o diretor.

Leitão ainda reforça o orgulho que esse momento representa para o projeto. “O PRS Caatinga não inova ao inserir o semiárido e a agricultura familiar na agenda climática global, mas por viabilizar uma assistência técnica antenada com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de baixo carbono e de informação. Nossas ações estão gerando muita expectativa e esperança. Vai dar certo. A Caatinga merece e precisa que esse projeto funcione”, completou.

Investimento em ATER presencial e digital para o desenvolvimento sustentável

O coordenador regional Francisco Campelo também comentou a nova fase do Projeto. “Essa nova etapa será muito importante, pois o trabalho da assistência técnica no campo é crucial para a implementação das TecABC na Caatinga. O investimento do PRS na qualificação dos profissionais, com novos conhecimentos e instrumentos de trabalho, só vem a agregar valor ao já essencial trabalho desenvolvido pela assistência técnica e pelos extensionistas”, afirmou Campello.

O uso de tecnologias digitais no aprendizado, execução e monitoramento de atividades de campo é uma tendência que foi acelerada com a pandemia de Covid-19 e novos investimentos pela inclusão digital no campo. O aplicativo utilizado pelo PRS Caatinga registra as informações quantitativas e qualitativas de cada visita realizada pelos assistentes técnicos, permitindo incluir sua geolocalização, fotos, vídeos e sem depender da existência de cobertura de internet local. Em locais sem conexão, os dados são armazenados e enviados posteriormente para uma nuvem. O conjunto de dados formam a base de relatórios gerenciais que facilitam o monitoramento das atividades a distância.

O chamado ATER digital é uma ferramenta importante, especialmente para garantir o registro de dados que serão utilizados posteriormente para quantificar o balanço de carbono da agricultura familiar e o alcance das metas do Projeto. No entanto, nada substitui a relação direta e a interação presencial entre o técnico e o agricultor. No PRS Caatinga, apostamos em uma visita às propriedades com qualidade. Elas serão visitadas, no mínimo, uma vez por mês, em encontros de pelo menos 4 horas. Tecnologias digitais ajudam a organizar e acompanhar o dia a dia no campo O engenheiro agrônomo Sérgio Viana, responsável técnico da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) fez questão de destacar a qualidade do Programa de Capacitação, e a sua expectativa em relação ao que será apresentado nos encontros. “Para nós, da coordenação de uma entidade que atenderá aproximadamente 120 famílias agricultoras, todo aprendizado oferecido pelo PRS Caatinga tem sido de relevante importância. A capacitação nas TecABC com a Univasf viabilizou uma especialização única para nós. Agora o aplicativo traz mais agilidade, organização e sistematização no acompanhamento dos profissionais de ATER ligados ao Projeto”, nos falou Viana.

Sobre o Projeto Rural Sustentável Caatinga

O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

A iniciativa visa disseminar as TecABC para aperfeiçoar atividades produtivas, reorientando-as para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa, a conservação de recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental, promovendo uma produção agropecuária sustentável. Entre seus investimentos recentes, destacam-se a promoção da qualificação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e a formação de redes de pesquisadores e implementadores de tecnologias de baixo carbono em Arranjos Produtivos Locais (APLs) na Caatinga. Entre as suas metas estão aumentar em 15% a renda dos agricultores e reduzir a emissão de gás carbônico (CO2) em 20 mil toneladas. 

Mais informações:

Site: www.prscaatinga.org.br

Instagram e Facebook: @prscaatinga 

FONTE: Patrícia Lyra - PRS Caatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário