terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comunidade Caraíbas recebe acompanhamento técnico do CEFAS


COMUNIDADE: CARAÍBAS             
MUNICÍPIO: OEIRAS PIAUÍ
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE E GRUPO DE JOVEM
DATA: 29 E 30 /11/2011
LOCAL: CARAÍBAS
PARÓQUIA: NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES E JOSELITO SANTOS
 

Iniciamos a visita na manhã do dia 29, de novembro de 2011. Às 09:00 horas, com visita a área que será implantada a horta, onde discutimos com os jovens as culturas a serem cultivadas, bem como a área total do terreno, sendo cerca 900m² para a implantação de 20 canteiros,para o cultivo de hortaliças, coentro,cebolinha,beterraba, cenoura, alface e couve. Na área ao lado será plantada 75 covas de banana e 20 covas de acerola, usando um espaçamento de 2,5x3,0m, consorciada com batata biofortificada, pimentão, tomate,pepino e melancia.

Na parte da tarde, com ajuda de nossos estagiários; Railson Alves (EFADE-IV Oeiras),Janis Cleiton e Renê Ferreira (EFADE-III Cajazeiras) foi feito a colocação de piquetes fazendo toda as marcações das covas e canteiros.

A noite houve momento de oração e apresentações culturais para comemorar os trabalhos do CEFAS na comunidade, dentre as apresentações teve aboios, feito Erisval e Cicero Santos, história de marginal, cantado pela Jacira Meneses; benditos de Bom Jesus, Santa Luzia e Nossa Senhora da Conceição, cantado pelas as senhoras Elisa e Benedita, mensagens, grupo de jovem; José Augusto, Diêgo Murilo, Janaína, Maria do Carmo, Carmem Maria e Márcia Carvalho; versos em ritmo de humor pelo jovem de 15 anos o Lucas Moura o qual fez todos participantes sorrir pela forma a qual apresentou, além resgates de danças tradicionais, pelos moradores da comunidade.

Após as apresentações teve jantar para toda a comunidade, com comidas tradicionais de anos anteriores, bem como: baião de dois, pirão, sarapatel e chá de burro ´´esse é um momento em que recordamos nossa vida de criança aqui na roça`` falou dona Elisa de Carvalho, dirigente da comunidade.

   Segundo dia 30, de novembro de 2011 às 07:00h marcamos o local da caixa d’água em seguida deslocamos para a comunidade Capivara para instalar um kit de irrigação para a família de seu Silvestre, onde o mesmo vai desenvolver uma pequena horta e uma fruticultura, com banana e melancia.

As áreas de irrigações que estão sendo implantada é uma parceria da SEMA (Secretaria Municipal de Agricultura de Oeiras), e o CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis).

Ao visitarmos as famílias percebe um grande interesse que as mesmas têm em desenvolverem atividades que melhore a vida dos mesmos, nas comunidades, dando assim uma melhor condição de vida.

___________________________________
Gilmar Rodrigues Fontes
Téc. CEFAS

___________________________________
joselito da Silva Santos
Téc. CEFAS


Oeiras-PI, 30 de Novembro de 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário