terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comunidade Queiroz - Oeiras - PI, recebe acompanhamento técnico do CEFAS


COMUNIDADE: QUEIROZ                           
MUNICÍPIO: OEIRAS – PI
PARÓQUIA: NOSSA SENHORA DA VITÓRIA
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE E ASSOCIAÇÃO
DATA: 01 E 02/12/2011
LOCAL: QUEIROZ
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES, JANILSON PEREIRA E JOSELITO SANTOS


Iniciamos a visita na tarde do dia 01, de Dezembro de 2011. Às 13:30 horas, com visita a  área da horta onde está sendo implantada a mesma.

 O objetivo principal da visita foi montar todo o sistema de irrigação, colocar uma outra caixa d’água que irá fazer a distribuição da irrigação em toda a área; além de vermífugar todo o rebanho caprino e ovino da comunidade afim de controlar a verminose presente, conforme diagnóstico feito em uma visita anterior à comunidade.

 Na parte da tarde foi marcado e abertas as valas onde será feito a canalização da rede de abastecimento d’água para o local da horta; além da implantação da segunda caixa d’água, de onde será feito a distribuição para a parte das demais olericulas a serem implantadas conforme planejamento anterior.

No segundo dia, sexta-feira, 02 de dezembro, foi feito parte da vermifugação, não concluindo por conta de uma forte chuva que caiu em toda a região, o que dificultou até mesmo o nosso retorno para Oeiras, mas mesmo assim foi feito vermifugação e castração em chiqueiro de três famílias da comunidade, onde ficou acertado com as famílias a continuação da prática afim controlar toda a infestação de verminose ali constada.

A visita beneficiou cerca de (dez) 10 famílias, de forma direta, além das demais que seria visitada no segundo dia.

Após a visita, ficou definido que no próximo sábado a associação irá reunir todo o grupo para divisão de canteiros entre as famílias; e o CEFAS (Centro Educacional São Francisco de Assis) fará todo um acompanhamento técnico com a finalidade de orientar as mesmas na produção e comercialização, já que temos como meta uma produção escalonada, a fim de manter as exigências do mercado local da região de Contentamento e Oeiras.

Já é percebível uma grande confiabilidade nos trabalhos do CEFAS, como principal parceiro daquela comunidade, como também uma grande alegria das famílias que um dia sonhavam em produzir suas hortaliças, na própria comunidade.

___________________________________
Gilmar Rodrigues Fontes
Téc. CEFAS
___________________________________
Janilson Pereira da Silva
Téc. CEFAS
__________________________________
Joselito da Silva Santos
Téc. CEFAS









Nenhum comentário:

Postar um comentário