segunda-feira, 20 de outubro de 2014

HISTÓRIA DE UM AGRICULTOR

  Localizada a 09 Km da sede do município de São João da Varjota, está a comunidade Baixas dos Pequenos, uma comunidade de agricultores(as) vencedores(as) dos desafios na convivência com o Semiárido.
  Nesta comunidade, mora o Sr. Valdimar Francisco de Moura, um agricultor de 72 anos, natural da cidade de Picos, mas que há aproximadamente 42 anos vive na comunidade Baixas dos Pequenos. Seu Valdimar é casado com D. Maria Raimunda de Araújo Moura, de 75 anos, com quem teve quatro filhas.
  O casal de agricultores atualmente mora sozinho, pois todas as suas filhas constituíram suas próprias famílias. Mas, mesmo com a idade avançada, eles nunca abandonaram o trabalho no campo.
  Em sua propriedade, o agricultor cria galinhas, porcos e algumas cabeças de gado, que é a sua grande paixão. Além disso, ele cultiva uma pequena área de capim para alimentação dos bovinos.
  Seu Valdimar conta que está muito feliz em morar e trabalhar em seu interiorzinho, pois relata que antes era muito difícil sobreviver naquela comunidade devido à falta de água; mas agora que sua comunidade foi beneficiada com o Projeto Uma Terra e Duas Águas - P1+2, a coisa mudou, e não existe lugar melhor para morar. “Minha filha, agora posso criar meus animais sossegado, pois tenho um grande reservatório de água trazido pelo Pe. João, junto com a equipe do CEFAS. Com a cisterna de enxurrada, agora posso dar de beber aos meus animais sem precisar ir pra longe, dou aqui mesmo no terreiro da minha casa”. O agricultor ainda acrescenta, com um sorriso radiante: “Sei que já estou um pouco velho, mas por dentro me sinto novo e agora com a chegada da cisterna vou continuar com minhas criações, pois sou apaixonado pelo meu trabalho”.

  Seu Valdimar, apesar da idade, ainda tem muitos planos para o futuro. Agora que tem água à disposição, vai aumentar a criação de galinha caipira, pois o que o casal cria ainda é pouco, segundo ele. Dona Raimunda diz que deseja aumentar a criação de galinhas porque quer produzir não somente para o consumo, mas também para vender o excedente.
  Isso é o que motiva toda a equipe do Centro Educacional São Francisco de Assis – CEFAS, a fazer o que faz: ajudar as famílias agricultoras a viver melhor, através do seu próprio trabalho, aqui no nosso Semiárido.


 Postagem; Graça Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário