sexta-feira, 31 de outubro de 2014

HISTÓRIA DE UM JOVEM BATALHADOR


   Localizada a 10 km da cidade de São João da Varjota, está a comunidade Jenipapeiro, um lugar de gente batalhadora e que a cada dia vence muitos desafios. Nesta comunidade, mora a família do Sr. Adão Polidório da Silva, que é casado com D. Francisca de França Silva. O casal tem 02 filhos, dos quais apenas um mora com os pais: o jovem Poliano de França Silva.

Poliano é um jovem batalhador. Casado, mas ainda sem filhos, o mesmo trabalha na propriedade de seus pais com uma pequena horta que, segundo ele, já ajuda muito na alimentação da família e nas despesas da casa.
   O jovem conta que a sua horta não é maior devido à falta de água, mas que agora que sua família foi contemplada com uma cisterna-enxurrada, ele vai expandir a sua plantação.
  Quando questionado sobre o que o levou a trabalhar neste ramo, ele responde:  Primeiramente porque trabalhar com horta é uma vocação minha desde criança; e outra, o meu trabalho fez com que a alimentação da minha família mudasse para melhor. E também porque eu vendo uma quantidade razoável de produtos, ajudando assim na renda da minha família. Isso foi o que motivou a trabalhar nesta área”. 
   Na horta de Poliano, são produzidos: coentro, alface, cebola, batata-doce, macaxeira, maxixe e repolho. Além disso, a família produz mandioca, milho e acerola.

   O jovem agricultor afirma que está muito feliz com a oportunidade que sua família teve de receber a cisterna-enxurrada do Projeto P1+2. “Agora vou produzir ainda mais com a água desta cisterna que nós recebemos, pois aqui só não tem mais coisa porque a água era muito pouca, mas agora com fé em Deus a coisa vai melhorar aqui pra minha família, pois vou trabalhar incansavelmente para dar o melhor para minha família”.
Esse é o objetivo do Projeto Uma Terra e Duas Águas – P1+2: fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.

Postagem; Graça Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário