terça-feira, 10 de outubro de 2017

BARRAGINHAS, UMA FORMA DE PLANTAR ÁGUA NO SUBSOLO!

Estivemos hoje, terça-feira 10 de outubro de 2017 apresentando o projeto barraginhas na comunidade Canadá Corrente município de Oeiras – Pi, este que tem por finalidade, construir micro bacias (pequenos açudes) para captação de água das chuvas bem como no aproveitamento da passagem de córregos existentes dentro das propriedades dos agricultores, visando fortalecer a produção agrícola tendo em vista que estes favorecem a permanência da umidade ao seu redor por um período mais extenso após o final das chuvas.
Os agricultores foram orientados também que dependendo da extensão da propriedade, pode ser feita mais de uma barraginhas dentro de uma mesma propriedade, favorecendo ainda mais essa umidade e sua permanência.
Com o projeto os agricultores terão boas vantagens em suas comunidades no que diz respeito principalmente aos benefícios ambientais como: Redução da degradação do solo pela erosão, diminuição do assoreamento, aumento da infiltração da água no solo, elevação do lençol freático e perenização de nascentes. 
O projeto que já foi realizado a 4 anos atrás em outras regiões, agora contemplará famílias e comunidades diferentes, este que inicia agora objetiva ainda o aproveitamento do período chuvoso que se aproxima.
O tipo de solo mais indicado é o areno-argiloso, este que não segura a água por muito tempo e também não seca muito rápido, precisa haver uma boa declividade para favorecer o acumulo da água.


Postagem:
José Oliveira e Madalena Vieira


Nenhum comentário:

Postar um comentário