quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

CEFAS realiza visita técnica para implantação de sistema Bioágua Familiar (SBF) na comunidade Quilombola Queiros Município de Oeiras-PI

CEFAS esteve na manhã desse dia 09 de dezembro de 2019 na Comunidade Quilombola Queiroz município de Oeiras-PI, realizando uma visita técnica para a implantação de um sistema Bioágua familiar (SBF). 
O Sistema Bioágua Familiar (SBF) é uma tecnologia que torna a água da lavagem de roupa e louça e do banho pronta para uso na irrigação de fruteiras e hortaliças. A água já servida, como costuma ser chamada pelas famílias agricultoras do Semiárido, é conhecida como água cinza pela sua aparência turva devido à presença de resíduos de alimentos e produtos de limpeza. Estima-se que a água cinza corresponda de 50% a 80% do volume que seria desprezado para o esgoto residencial.
Devido à diminuição das reservas de água doce no mundo, a reutilização da água cinza – tanto para uso doméstico como para sistema de irrigação – é uma ação de cuidado com o meio ambiente. Nas regiões áridas ou semiáridas, o reaproveitamento da água cinza é uma prática bastante comum. No semiárido brasileiro não é diferente.
O SBF foi desenvolvido para retirar toda a gordura da água e não produzir novos resíduos. Tudo o que resulta do processo de filtragem da água – a gordura e a serragem do filtro – são incorporadas na compostagem para servir de adubo nos canteiros.
Na sua estrutura, há um filtro biológico, composto por várias camadas de diferentes materiais filtrantes. Na parte superior deste filtro, estão as minhocas e o húmus produzido por elas a partir da ingestão do material orgânico presente na água cinza. Esse húmus é direcionado para enriquecimento do solo nas áreas de plantio. Dessa forma, o SBF tanto torna a água reutilizável para a irrigação do quintal das famílias quanto produz bio fertilizantes para tornar a terra mais forte.
O Sistema Bioágua é abastecido com a água cinza que chega por gravidade e cai no filtro de forma distribuída como em um chuveiro.
Inicialmente será implantado um sistema na residência do jovem Marcos Faustino presidente da associação de Jovens da comunidade e recém-formado na escola agrícola onde água filtrada será reutilizada para cultivo de hortaliças do Projeto Profissional do Jovem elaborado por ele para conclusão do curso técnico.

 Ilustração Bioágua_Catarse Limoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário