domingo, 4 de setembro de 2011

Curso de Horticultura - Comunidade Uruqué




COMUNIDADE: URUQUÉ
MUNICÍPIO: SANTO INÁCIO DO PIAUÍ
PARÓQUIA:
GRUPO ACOMPANHADO: ASSOCIAÇÃO
DATA: 31 DE  AGOSTO E 01 DE SETEMBRO DE 2011
LOCAL: COLÉGIO DA COMUNIDADE MÃE D’ÁGUA
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO E VALDEMI


Iniciamos o Curso de Horticultura na manhã do dia 31 de agosto de 2011 com um momento de oração pedindo as forças de Deus para o nosso Curso, em seguida foi mostrado um slide sobre a musica Deus Está Aqui Nesse Momento e logo após fizemos a apresentação dos facilitadores e também dos participantes do curso e em seguida fizemos o acordo dos horários para realizarmos o curso na parte teórica e também na prática.
A comunidade está bastante desorganizada, pois a mesma não tem liderança comunitária e nem associação. Coisa que me indignou a realização do curso de horticultura pois primeiramente necessitaria da presença do CEFAS para uma organização comunitária.
O Engenheiro Agrônomo José Inácio iniciou o curso explicando o significado da palavra Horticultura e como se classificam as hortaliças e fazendo um levantamento das hortaliças anteriormente cultivadas pela comunidade e dando continuidade também vimos como devem ser construídos os canteiros e demarcação dos mesmos como também da área, tratos culturais a trabalhar diariamente na horta, tipos de irrigação, ferramentas utilizadas e comercialização.
A metodologia utilizada foram: data show, amostra concreta de algumas sementes de hortaliças e ferramentas como escarificador, pazinha de transplante linha de demarcação e trena.
O curso foi bom pois estivemos reunidos com 04 comunidades: Mãe D’água, Araçá, Tapera e Uruqué.
No curso teve também a parte prática que foi iniciada na manhã do dia 01 de setembro onde realizamos na comunidade Uruqué, mas que teve participação de demais comunidades vizinhas e realizamos esquadrejamento da área, demarcação dos canteiros, construção de um canteiro de superfície, ensinamos como também fizemos, as técnicas de fazer covas para futuramente plantarem o tomate e o pimentão, preparamos também substrato com barro e esterco para o plantio das mudas de tomate e pimentão e ensinamos como também fizemos plantio do cheiro verde, beterraba e cenoura. 
O fator que dificultou o nosso curso foi o conflito de data, local e horário, pois foi também realizado o cadastro do Programa Garantia Safra, mas mesmo assim realizamos nosso curso, mas não com tanta motivação.

José Inácio Madeira

 













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário