domingo, 4 de setembro de 2011

Curso de Ovinocaprinocultura - Comunidade Canto da Vereda



COMUNIDADE: CANTO DA VEREDA
MUNICÍPIO: OEIRAS
PARÓQUIA: SAGRADA FAMÍLIA
GRUPO ACOMPANHADO: COMUNIDADE
DATA: 10 E 11 DE AGOSTO DE 2011
LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL
RESPONSÁVEIS: JOSÉ INÁCIO E RAFAEL


Iniciamos o curso de ovinocaprinocultura na tarde do dia 10 com uma oração complementada de slide que refletia sobre a música DEUS ESTÁ AQUI NESTE MOMENTO e logo em seguida fizemos a apresentação dos facilitadores e o acordo dos horários.
No curso foram abordados diversos temas como: a importância de se criar e qual o objetivo da criação de bode, as raças adaptadas para a nossa região, foi visto também como deve ser as instalações, manejo reprodutivo e manejo sanitário. O curso foi planejado para se ter aula prática e teórica. A parte teórica foi ministrada na tarde e na noite do dia 10 de agosto e a parte prática foi realizada na manhã do dia 11 de agosto. A aula prática constou na visita de alguns chiqueiro realizando práticas nas propriedades de seu Francisco pai de Seba Delo que realizamos vermifugação em aproximadamente 25 animais, castração em 05 animais e também uma cirurgia do mal do caroço. Na propriedade de seu Neto realizamos vermifugação em aproximadamente 35 animais, castração em 04 animais e também realizamos prática de corte e cura do umbigo de um cabrito que tinha nascido à poucos minutos naquela manhã e também ensinamos e colocamos o cabrito para mamar o colostro, ou seja, o primeiro leite. Na propriedade de seu Alciomar realizamos vermifugação em aproximadamente 25 animais. Na propriedade e Samauro realizamos três cirurgias do mal do caroço e o que mais chamou a atenção é que uma cabra tinha um caroço enorme na região da pá e que foi um sucesso a realização da cirurgia.
Como parecer técnico observamos que na comunidade eles realizam a prática da vermifugação mais não estratégica, ou seja, apenas de uma a duas vezes por ano e não realizam a prática de limpeza dos chiqueiros com freqüência ocasionando ainda um maior nível de infestação de vermes. Mas em compensação tem um aluno da  comunidade que se chama Samauro que estuda na EFADE-IV e que realiza práticas de manejo sanitário; ele limpa toda semana o chiqueiro vermífuga umas quatro vezes ao ano, faz cirurgia do mal do caroço e realiza a castração do animais além de contribuir e ensinar para os demais produtores da comunidade. 
Um dos fatores que dificultou o nosso curso foi o tempo corrido para se ter um curso completo de ovino caprinos, mas em compensação foi passado na noite do dia 10 um vídeo de ovinocaprinocultura que incentivou à um melhor manejo dos animais.

José Inácio Madeira








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário