sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Curso de Horticultura em Queiroz - Oeiras - PI

COMUNIDADE: QUEIROZ                           
MUNICÍPIO: OEIRAS – PI
GRUPO ACOMPANHADO: ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DE QUEIROZ
DATA: 14 E 15/09/2011
LOCAL: CLUB Sr ADILINO QUEIROZ BORGES
RESPONSÁVEIS: GILMAR FONTES, JANILSON PEREIRA



Iniciamos o Curso de horticultura na manhã do dia 14 de Setembro de 2011 com uma oração pedindo as forças de nosso Deus para o nosso Curso e logo após foi a apresentação do novo técnico do CEFAS o Sr Janilson Pereira na qual o mesmo fez uma breve apresentação da experiência profissional ao longo dos anos que o mesmo já trabalha como técnica, alem da sua apresentação os participantes fizeram uma rápida apresentação falando seu nome e ao mesmo tempo falando da sua expectativa para o curso

A comunidade esta organizada através de uma associação, que no momento conta com cerca de 30 sócios, na qual estão ativamente organizados, para as conquistas dos seus direitos, falou o presidente da associação o Sr Raimundo.

Antes de entrar nos assuntos específicos do curso fizemos o acordo dos horários. O curso contou com a participação de 25 moradores da comunidade, por vez quase todos os participantes são sócios da associação, outros do sindicato de trabalhadores rurais de Oeiras.

Na parte teórica falamos da escolha de um local para a horta, escavação de canteiros, adubação, plantio, irrigação, escarificação, tutoramento, tratos culturais, rotação de cultura, cobertura morta, raleamento, quebra vento, geminação, ciclo produtivo das culturas holericulas comercialização; entre outros.

Há comunidade já teve uma pequena horta comunitária, mas segundo informação dos próprios moradores a mesma não teve êxodo devido à falta de conhecimentos dos moradores no cultivo da mesma, alem da falta de água quando a bomba queimava muito.

Uma parte que chamou muito atenção dos participantes foi à apresentação de receitas defensiva naturais, no qual os próprios agricultores (as) podem esta fazendo na sua própria propriedade.  

Os fatores que dificultaram o curso foram: a ausência das pessoas na manhã do primeiro dia, ocupação das famílias nas atividades rurais, pois na região ainda há muitas famílias que trabalham de diárias. Mas em compensação teve vários fatores que contribuíram para que o nosso curso tivesse êxito, que, por exemplo: a boa vontade de quase toda a associação, que participou ativamente do curso, metodologia utilizada (data show), participação de muitos alunos e jovens no curso, entre outros.

Como contatamos que a comunidade esta com muita vontade de desenvolver no campo da horticultura, no segundo dia fomos marcar o local a ser implantado a horta no qual fizemos a demarcação do terreno, 70x32=2.240 m². o grupo por todo este mês fará a limpeza e cercamento do terreno, para depois voltar-mos para implantação de sistema de irrigação e implantação da horta.          

Realmente faltava o apoio do CEFAS com a parte assistência técnica para que se desperta-se em nós moradores o desejo de produzir de forma sustentável suas próprias hortaliças falou um dos moradores durante a prática da demarcação do terreno.

Ficou encaminhado para os próximos dias um mutirão para cercar e limpar o local da horta envolvendo toda comunidade.

Além de tudo isso é preciso se fizer um trabalho de ATER bem dinâmico na comunidade a fim de criar um modelo de geração de emprego e renda para as famílias, sobre tudo para as mulheres, pois a sua grande maioria são famílias carentes que precisa de uma ocupação que lhe gere renda e uma alimentação de boa qualidade.
___________________________________
Gilmar Rodrigues Fontes
___________________________________
Janilson Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário