quarta-feira, 1 de março de 2017

FOI LANÇADA OFICIALMENTE NESTA QUARTA FEIRA DURANTE A MISSA DAS CINZAS NA PAROQUIA DA SAGRADA FAMILIA, A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017!




Neste dia 01 de março do ano de 2017, especialmente quarta-feira de cinzas, iniciou-se o período quaresmal em todo o mundo, para nós Oeirenses, em especial os fiéis da paroquia da sagrada família, iniciamos o dia com a celebração.
Presidiu a Santa Missa, o Pe. Geraldo Gereon juntamente com o pároco desta paróquia o Pe. João de Deus, na ocasião foi realizada a abertura oficial da campanha da fraternidade que tem como tema este ano “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, e o lema: “cultivar e guardar a criação ”.


Na sua abordagem sobre o tema, o Pe. Geraldo chama atenção para fatores comuns em nosso meio, como exemplos concretos, citou desmatamento ilegal para fazer carvão, assoreamento de rios (em especial o Canindé), uso desenfreado de agrotóxicos, destaca ainda a falta de interesse das pessoas em desenvolverem ações concretas que venham a amenizar esses danos por nós mesmos provocados como por exemplo o reflorestamento, atividade em que poucas pessoas se envolvem.


 Em sua homilia ele fez uma comparação voltada para o evangelho de Marcos, na passagem que diz convertei – vos e credes no evangelho (cap. 1 v.s. 15), quando diz converter, ele chama a atenção para que nos preocupemos e tenhamos atitude de mudança em relação ao meio ambiente, que sejamos propagadores de soluções que preservem e não que destrua o meio em que vivemos. Em sua fala ele nos alerta que não devemos ser expectadores, pois esses só assistem, aplaudem e saem fora, devemos sim ser autores da construção da boa nova do reino que Deus assim deixou para nós.

Como de costume ao término da missa os fiéis receberam as cinzas na fronte como sinal de humildade e pedir perdão pelos seus pecados. Lembramos que neste dia após a liturgia da palavra se proclama o trecho do Evangelho em que Cristo recomenda a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão. 






Postagem: Lucileide Queiroz e Madalena Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário