quinta-feira, 8 de março de 2018

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia 8 de março, comemora-se no Brasil o Dia Internacional da Mulher. Atualmente, é comum ver um clima festivo em torno da data, com a oferta de flores às mulheres. Entretanto, o objetivo central desse dia é convidar a sociedade a refletir sobre a condição feminina no mundo e a debater a questão da igualdade de direitos entre mulheres e homens. Assim, a ocasião busca firmar a equidade de direitos entre os gêneros, sem que as diferenças biológicas entre os sexos sejam utilizadas como pretexto para diminuir o valor da mulher.
Resultado de imagem para fotos  de manifestações de mulheres
A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu aquele período também como Década da Mulher. Diversas versões justificam a escolha da data, e todas elas constroem uma imagem das mulheres como combativas, revolucionárias e de esquerda.
Resultado de imagem para fotos  de manifestações de mulheres
Os primeiros relatos de um dia dedicado à causa das mulheres aconteceram em Chicago, em 1908, quando foi celebrado o primeiro Woman’s Day (Dia da Mulher). O evento socialista, noticiado pelo jornal mensal The Socialist Woman, aconteceu num teatro e reuniu 1500 mulheres que saudaram as reivindicações por igualdade econômica e política entre homens e mulheres. O encontro também denunciou a exploração das operárias, defendeu especialmente o direito ao voto e a igualdade de direitos. No ano seguinte, em 28 de fevereiro de 1909, foi realizado o primeiro Dia da Mulher, como movimento nacional, assumido pelo Partido Socialista. O objetivo era obter o direto de voto e o fim da escravidão sexual. Muitas mulheres, socialistas ou não, aderiram ao Dia da Mulher.
Resultado de imagem para fotos  de manifestações de mulheres
O Centro Educacional São Francisco de Assis parabeniza a todas as mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário