terça-feira, 18 de setembro de 2018

12ª Primavera dos Museus tem abertura com Bate-Papo sobre a Educação Museal com Professores e Alunos da EFADE - IV Caldeirões!


Conhecer a história é também compreender a complexidade dos fatos, e, assim se tornar um bom formador de opinião!


Nesta segunda-feira 17 de setembro os estudantes da escola família agrícola Dom Edilberto Dinkelborg da Comunidade Caldeirões, participaram de um bate-papo sobre Educação Museau como parte da programação da 12ª Primavera dos Museus, celebrada pelo Conselho Municipal de Cultura, o Centro Cultural Sobrado Major Selemérico e o Museu de Arte Sacra de Oeiras que tem como tema “Celebrando a Educação em Museus”.
O evento contou com a participação dos historiadores Pedro Junior, Socorro Barros e Rita Barbosa, ambos integram a coordenação do MAS mediando as visitas ao Museu. Também se fez presente o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Oeiras Herbert Vinícius que também coordena a Escola de Música do Centro Cultural Major Selemérico.
Durante duas horas os alunos da EFADE IV tiveram a oportunidade de conhecer melhor a temática da 12ª Primavera dos Museus acontecendo de 17 a 23 de setembro de modo a fazer com que se compreenda o sentimento de pertencimento que envolve as instituições museais do país. 
Durante entrevista a rádio Cristo Rei, o historiador Pedro Junior fez questão de ressaltar “o museu tem um caráter comunitário, o museu é uma casa de memória, mas é também uma casa pedagógica onde o conhecimento flui, onde a educação acontece”. Ainda de acordo com ele “os museus são gestores do patrimônio, são fatores do desenvolvimento local. Precisamos fazer com que os museus cheguem mais próximos das pessoas e as pessoas mais próximas dos museus para que se tornem mecanismos vivos de transformação social" afirmou, Pedro Junior. 
Este ano o Museu de Arte Sacra de Oeiras faz 35 anos onde as comemorações começaram no dia 15 de agosto e segue até 26 de outubro é o jubileu celebrativo  de propagação da história de Oeiras.
Nesta terça feira (18) os alunos da escola família agrícola farão uma visita as três casas museais de Oeiras (Solar das doze janelas, Major Selemérico e Museu de Arte Sacra) como forma de compreensão para consolidação dos conteúdos abordados no bate-papo sobre educação museal ocorrido na segunda-feira (17) no auditório da escola Família Agrícola Dom Edilberto – EFADE IV na localidade Caldeirões.
FONTE: http://www.cristoreifm.com/
O conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário