quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Joãozinho do Paraguai deixa história de luta junto aos pobres!

Joãozinho do Paraguai, homem de força e de Fé. 
Joãozinho do Paraguai era um homem da roça e assumia esta condição com orgulho e, por isso, representou, com autenticidade, a sua classe cujas lutas, sofrimentos e necessidades tornaram-se sua bandeira.
A luta de Joãozinho não era uma luta ideológica, mas uma luta alicerçada na fé, no seu desejo de ver realizar-se o projeto de Jesus: “... Vida para todos." Isto ele aprendeu com outro João de quem era grande amigo. Embora o nome de sua comunidade vinha agregado ao seu nome, ele era Joãozinho do Povo. 
Foi animador de comunidade, catequista, dirigente da Celebração da Palavra... Simples, despojado, discípulo de Jesus sem bolsa nem alforge. Joãozinho do sindicato. 
Foi presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Colônia do Piauí, mas não precisava ser presidente para assumir as lutas sindicais. Aonde havia uma reivindicação, uma luta, uma causa justa ele estava corajoso, incansável, destemido. 

Foi agente do Projeto de Educação Popular instalado pelo PE: João de Deus na década de oitenta. Integrou e ajudou a organizar a ATR (Associação dos Trabalhadores Rurais) que representava as inúmeras associações criadas na época. Aliás, ele ajudou a formar estas associações. Presença ativa nos Congressos de Lavradores e Jovens dá Roça. Quem não se lembra dele cantando: Eita espinheira danada e outros cantos que manifestavam a luta do povo trabalhador? Por exemplo, “A classe roceira e a classe operária ansiosa espera a reforma agrária...". Quando surgiu a primeira Escola-Familia-Agrícola na Colônia, Joãozinho estava presente. Se fosse algo que ia beneficiar o trabalhador rural, Joãozinho ia à luta, Que mais ajudou na organização dos assentamentos, das Romarias da Terra, participou da política embora nunca tenha exercido nenhum cargo político, nunca foi eleito talvez porque não fizesse o jogo de interesses, as disputas de poder. 
A doença o levou cedo. Os pobres perderam um companheiro, nós perdemos um parceiro. Ele deixou sua marca no mundo. Jesus certamente abriu a porta do céu para ele e o acolheu dizendo: Vem, companheiro Joãozinho, venha descansar das lutas, venha ocupar seu lugar no meu Reino que você ajudou a construir no mundo - Reino de amor, de solidariedade, de justiça e partilha. Certamente, Joãozinho dirá a Jesus que ainda havia tanta luta a assumir na terra e Jesus lhe dirá: Companheiro, você deu o exemplo é, nos seus passos, muitos caminharão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário