terça-feira, 25 de setembro de 2018

COMUNIDADE SÃO JOÃO DE SENE NO MUNICÍPIO DE TANQUE DO PIAUÍ RECEBE ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO CEFAS PARA COMBATER DOENÇAS DA FUMAGINA E MOSCA NEGRA EM LARANJAIS.

Laranjais da comunidade sofrem com ataque de pragas diminui a produção, reduzindo a renda das famílias drasticamente!
Famílias agricultoras da comunidade São João de Sene receberam neste dia 25 de setembro a equipe do CEFAS “Projeto Vida e Dignidade”, para realização de uma prática de confecção e aplicação de defensivos naturais para o combate à fumagina e mosca negra nos laranjais.

Na comunidade a Laranja é uma das principais fontes de renda das famílias nesse período, ressaltando ainda que a cultura vem sendo repassada ao longo dos anos de Pai para Filho (tradicionalmente), sendo esta a primeira vez que apresentam estes sintomas, e que consequentemente interferiu na produção e comercialização dos frutos.

SINTOMAS APRESENTADOS:
Surgimento de manchas negras sobre e as folhas e frutos. No início o problema surgiu em apenas uma planta, depois evoluiu para todas as plantas do pomar e da região. Em 06/09/18 recebeu-se para análises e diagnóstico, uma amostra de folhas e frutos sintomáticos no laboratório de fitopatologia da Embrapa, o Material foi submetido a análises por microscopia direta, sendo feitos os registros de todas as estruturas observadas. Assim como previsto pelos técnicos, o resultado do Exame deu positivo para mosca negra dos citros, e revelou presença de pupários de insetos Hemiptera: Aleyrodidae e de fumagina em folhas e frutos amostrados,
RECOMENDAÇÕES:
Realizar poda de limpeza eliminando os ramos secos, apodrecidos e aqueles muito atacados. As partes podadas deverão ser queimadas ou enterradas a 60 cm de profundidade. Após esse trabalho fazer aplicação de inseticida a base de óleo, sabão e álcool aplicar o produto a planta, via pincelamento do caule (tronco), a partir da superfície do solo até 5 cm abaixo do início dos ramos laterais, Antes da aplicação, proceder a uma limpeza superficial do tronco, esfregando uma esponja dessas de uso em cozinha para a retirada de areia e outros resíduos e deve ser repetido no máximo três vezes no ano.

FONTE: Sandecleia Borges e Madalena Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário