sábado, 29 de setembro de 2018

CEFAS REALIZOU OFICINA SOBRE GESTÃO RURAL PARA AGRICULTORES FAMILIARES!


CEFAS juntamente com representantes de comunidades rurais, entidades parceiras, Alunos e Monitores de EFADES, participaram de uma oficina sobre gestão rural, ministrada pelo Eng° Agrônomo o Sr. João Emílio, este que é um grande parceiro e está sempre a nos auxiliar.
A Oficina ministrada pelo Eng° Agrônomo o Sr. João Emílio aconteceu nos dias 27 e 28 de Setembro no Centro de Formação ECC, Um dos principais objetivos de uma propriedade familiar é a maximização dos benefícios ou lucros da atividade para dar sustento econômico e socialmente a todos os seus participantes.
O esforço necessário para dirigir uma empresa agropecuária familiar é hoje muito mais complexo, exigindo mais dedicação do produtor em quantidade e qualidade do trabalho a ser realizado para o sucesso de seu empreendimento.
Este trabalho apresenta uma descrição global das principais variáveis a serem consideradas na atividade agropecuária para condução de um processo de gerenciamento eficiente.
Gestão Agropecuária: é um processo de tomada de decisão e ação, focada no mercado, sobre a alocação, organização e a utilização dos recursos produtivos e da informação, para a obtenção de determinados resultados que, por sua vez, são esperados em função dos objetivos do agricultor e de sua família, incentivar sobre a importância da gestão também dentro da agricultura familiar, tendo em vista que muitas vezes é uma prática considerada tão pouco relevante pelo (a) pequeno (a) agricultor (a), mas que faz toda diferença no alcance do resultado final levando em consideração a produção, produtividade e rentabilidade das atividades que são desenvolvidas dentro da propriedade.
O resultado foi um muito objetivo esclarecedor com repasse de dentro das comunidades pelos participantes, para que os demais que não puderem tomar parte possam absorver dos conhecimentos que forem repassados, bem como que se torne hábito a gestão das atividades produtivas pelo (a) Pequeno (a)  Agricultor (a)  Familiar.



Postagem: Sandecleia Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário