terça-feira, 18 de setembro de 2018

COMUNIDADE BAIXAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DA VARJOTA RECEBE CAPACITAÇÃO DE AVICULTURA CAIPIRA DE CORTE E POSTURA.



O CEFAS realizou do dia 15 de setembro de 2018 na comunidade Baixas dos Dantas município de São João da Varjota um curso de galinha caipira.
O curso que contou com a participação de 21 pessoas da comunidade, teve como objetivo trabalhar a importância do resgate e o melhoramento da raça de galinhas caipira afim de aumentar a produção e produtividade da criação, possibilitando assim uma melhoria na alimentação e um aumento da renda familiar.
Na capacitação foram trabalhados os aspectos: econômicos, sociais, alimentar e ecológicos, bem como o planejamento da criação onde os mesmos pudessem identificar o objetivo da criação, estudo de mercado, volume a ser produzido e planejamento das instalações. 
No curso foi trabalhado também os sistemas de criação, intensivo, semi-intensivo e extensivo, com suas respectivas vantagens e desvantagens, além da seleção de raças de acordo com as aptidões, seleção de matrizes e reprodutores, ciclo reprodutivo, coleta e acondicionamento de ovos, incubação natural e artificial, bem como todos os manejos gerais, reprodutivos, alimentar, nutricional e sanitário.
Foi trabalhado também a importância de medidas profiláticas, identificação tratamento e cura das principais doenças que acometem os animais. 
Dando ênfase ao cultivo orgânico, foi orientado a fabricação de raçoes alternativas com ingredientes orgânicos e agroecológicos existentes na própria comunidade, utilização de plantas medicinais para o controle e tratamento de doenças.



Postagem: Joselito e Sandecleia Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário